Post original: https://www.boardseyeview.net/post/scharz-part-1
Pegamos uma cópia de
Scharz: Part I na Spiel (Essen) 2021, onde o designer estava demonstrando cópias prévias lindamente produzidas deste jogo de guerra de aparência impressionante que incorpora elementos mais vistos em 'jogos euro'. O designer, Jakub Kuncik, descreveu Scharz como tendo se originado como uma combinação de
A Guerra dos Tronos: Board Game e
Agricola, onde os jogadores precisam construir sua economia agrária enquanto também reforçam suas defesas e se preparam para conflitos. Podemos ver as sementes desses jogos neste design, mas ao sintetizar elementos de um jogo de guerra de controle de área com um jogo euro de desenvolvimento econômico, Jakub Kuncik surgiu com um jogo distinto e profundamente satisfatório que certamente recompensa o investimento de tempo para aprendizado. Scharz nos foi descrito como 'complexo, mas não complicado', e esse é um resumo muito justo.

Apenas para esclarecer, a designação de 'Parte 1' não significa que você está recebendo apenas uma parte do jogo: Scharz foi projetado como essencialmente três jogos independentes, mas conectáveis, cada um com seus próprios mapas geográficos e peças de jogadores de cores diferentes. Individualmente, cada 'Parte' pode ser jogada por até quatro jogadores, mas combinando as diferentes partes você pode encaixar os tabuleiros do mapa para uma área de combate ainda maior e você pode aumentar a contagem de jogadores para oito ou (eventualmente com todas as três partes) até 12 jogadores.
A parte 1 incorpora mapas da Britannia em 410AD e (no verso) Italia 290BC. As peças de madeira são blocos cuidadosamente produzidos - não os pequenos cubos padrão comuns encontrados em jogos. As regras são bem compactadas, embora bem ilustradas, mas podem ser inicialmente assustadoras para os jogadores que vêm para Scharz de um fundo puramente de jogo de tabuleiro. Por outro lado, os
wargamers criados nos jogos de guerra da Avalon Hill e SPI os considerarão refrescantemente leve, claro e direto! Existem algumas estranhezas de terminologia que podem inicialmente chocar. A geração de renda é chamada de 'impostos' porque você está coletando um dízimo das aldeias e terras que você controla, mas você ficará tranquilo ao saber que os 'impostos' aumentam seus recursos, eles não são desviados para nenhum tesouro central! As regras também se referem a novas crias de porcos, ovelhas, bovinos e cavalos como 'filhotes' (
em inglês: cubs); um termo que geralmente reservamos em inglês para a prole de mamíferos carnívoros.
Para evitar a sobrecarga de regras,
Scharz foi projetado para facilitar a entrada dos jogadores, oferecendo um cenário introdutório. As regras são estruturadas para que você possa aumentar a complexidade à medida que se familiariza com o jogo básico, adicionando mais tipos de unidades e até uma segunda moeda (prestígio) para ser usada ao lado do dinheiro usado para comércio (venda de produtos agrícolas) e aquisições (recrutamento e construção de edifícios) no jogo básico. É louvável que o livro de regras incorpora um código de cores para que, por exemplo, as regras e condições aplicáveis apenas no 'modo avançado' sejam sombreadas em amarelo. O sombreado em vermelho é reservado para as regras do 'modo complexo' que opcionalmente adicionam condições para clima, moral e resolução de batalha mais complexa.
Há muita coisa acontecendo em
Scharz, mas os jogos são razoavelmente rápidos: as primeiras partidas devem demorar mais, mas é possível completar um jogo em pouco mais de uma hora. Isso porque não há rodadas individuais. O jogo é dividido em fases dentro de rodadas que correspondem às quatro estações do ano, mas os jogadores realizam suas ações dentro de cada fase simultaneamente. Em última análise, Scharz é um jogo de controle de área, então você vencerá por expansão e/ou conquista de assentamentos. Embora obviamente não seja uma proposta prática com apenas dois jogadores, mas à medida que você aumenta a contagem de jogadores, você introduz a perspectiva de negociação e diplomacia, uma vez que os jogadores tenham seus motores econômicos em andamento. Para nós, foi assim que Scharz realmente brilhou - embora fazer acordos inevitavelmente estendesse o tempo de jogo. Tivemos alguns jogos memoravelmente épicos para quatro jogadores - tanto que ficamos ansiosos para experimentar o jogo com a adição do tabuleiro da Parte 2 (
Scharz: Part II) para que pudéssemos experimentá-lo com até oito jogadores!
Clique aqui para visitar o site de Scharz, onde você ainda poderá comprar uma das cópias limitadas de pré-produção que Jakub está oferecendo para venda por € 60.
https://www.boardseyeview.net/
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Traduzido*** por
Vania Telles
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