Bora falar de Endless Winter, um dos primeiros lançamentos da Galápagos em 2023 e um grande sucesso de financiamento coletivo lá fora!
Em Endless Winter, você é um chefe que quer evoluir sua tribo de nômades caçadores para uma sociedade tribal. Ele é um jogo para 1 a 4 jogadores, logo, atende quem curte um modo solo.
Primeiro ponto: é um jogo lindo! Tem uma caixa grande, de altíssima qualidade, tudo cabe dentro perfeitamente. Ele já vem com um insert plástico que as cartas cabem sleevadas, um insert para separar cada kit de jogador e todos os tabuleiros de jogador tem overlay.
Na mesa, é um jogo grande e que exige um bom espaço e digo isso só tendo jogado em 2 jogadores, porque em 4 precisará de mais espaço ainda.


(clica que aumenta
)
O jogo é de complexidade média, então para quem está acostumado com alguns jogos mais pesados, é tranquilo. Para quem não está, não é super difícil, mas pode dar uma sofrida. A iconografia é ótima e intuitiva. O manual pode assustar por ter muitas coisas para fazer, mas jogando uma vez você já pega tudo!
Ele tem uma mistura de mecânicas como: alocação de trabalhadores, gerenciamento de recursos, deck building, set collection, controle/influência de área e uma corridinha numa trilha.
Ao todo são 4 rodadas e todas tem uma fase de pontuação.
As partidas que joguei foram em 2 jogadores e a média de tempo foi 1h40 (mas demoramos muito na primeira partida. Depois de acostumar, provavelmente, dá pra baixar pra 1h10).

Por aqui, gostamos bastante do jogo, porque não tem muita interação, pouco block (tem 4 locais de alocação de trabalhadores e quem faz primeiro cada ação tem um bônus, mas isso não impede o outro jogador de ir lá. E no controle/influência de área também não atrapalha muito), otimização de ações e contagem de pontos. Sim, adoramos jogar cada um na sua.
As 3 partidas que joguei foram em 2 jogadores e todas foram diferentes, porque o jogo te oferece várias possibilidades de estratégia. Você pode focar no controle de área, nos megálitos ou em animais, vai de cada um e do chefe de tribo que você tiver, pois cada um tem uma característica que te dá um bônus ao fazer uma alocação específica. Imagino que em 4 jogadores a interação será maior por haver uma briga maior no controle de área e nos megálitos.
Provavelmente, alguém está se perguntando: É parecido com Duna: Imperium e As Ruínas Perdidas de Arnak?
Bom, os 3 se comparam pelas mecânicas de deck building e alocação de trabalhadores. Infelizmente, eu joguei Arnak 1x e faz uns 2 anos, mas acho que Endless Winter e Arnak são mais parecidos do que Duna.
Duna é muito apertado, muito punitivo, é um jogo que você tem que planejar muito bem suas ações e seu baralho, caso contrário pode perder uma rodada facilmente. Já em Endless, uma rodada não é perdida tão facilmente, o deck building é mais fácil, você não tem limite de cartas na mão - com algumas ações você pode ter uma rodada com o dobro de cartas em relação aos outros jogadores.
Duna é uma corrida, se alguém disparar na frente, pode ser difícil alcançar, além de ter interação mais direta, já que você pode ultrapassar os outros jogadores e tirar pontos na corrida.
Outro ponto comparável é que as cartas de Duna e Endless tem 2 “funcionalidades”: podem ser utilizadas na hora de realizar a alocação de trabalhadores ou na fase de Revelar (eu acho que era esse nome) em Duna e em Endless, para a fase do Eclipse.
O que eu lembro de Arnak é que tinham muitas ações que aumentavam conforme a partida ia para frente e você poderia se perder um pouco. Em Endless, são sempre 4 (ou 5 se contar o “descansar”) locais de ação possíveis. Em Arnak, a nossa percepção é que você era obrigado a subir na trilha, sem isso você não teria chance de ganhar. Já em Endless, não tem algo que você seja obrigado a fazer para pontuar bem.
Por fim, gostamos do jogo, achamos divertido, qualidade impecável, mas um pouquinho demorado e grande demais para mesa. Precisamos jogar mais vezes para saber se vai ficar repetitivo ou não, mas aparentemente não.
Temos Endless e Duna na coleção e não acredito que eles se substituem, mas não vejo lugar para Arnak pelo que lembro dele.
Já jogou Endless Winter? Comenta aí o que achou!
Aproveita e segue a gente lá no Instagram para mais conteúdos! @ticket.toboard