Como jogamos (quase) sempre em dois, Twilight Imperium sempre esteve longe do nosso radar: jogo complexo, de partidas longas e que exige uma mesa cheia. Mas quando soubemos do lançamento de Twilight Inscription, roll and write dentro do mesmo universo, ficamos empolgados, até que… o preço nos assustou, em especial por ter poucos componentes!
Preço de jogos é um assunto polêmico, mas entendo que muitas miniaturas e componentes madeira encarecem a produção. No entanto, Twilight Inscription possui apenas 29 folhas laminadas (de boa qualidade, claro) e cartas, não justificando os 60 dólares ou quase 500 reais cobrados pelo jogo. Sem dúvidas o fator encarecedor é a "marca" Twilight Imperium.
Por sorte encontramos uma cópia usada aqui na Ludopedia a um preço acessível e, tão logo chegou, já foi pra mesa!
Twilight Inscription é um jogo para 1 a 8 jogadores, todavia de 1p ou 2p ele exige um automa (Inteligência Artificial) fácil de comandar, apenas preenchendo trilhas relacionadas aos dados rolados na rodada. Nossas primeiras partidas foram usando essa IA.
A primeira vez na mesa assusta um pouco: cada jogador usa quatro folhas grandes, bastante coloridas e cheias de ícones, além dos 6 dados enormes e muito bonitos.
Twilight Inscription vem com um manual de "Aprenda jogando" com um modo tutorial de 6 páginas. Trata-se de ideia boa, já bem aplicada em outros jogos, mas que aqui não funcionou. Esse manual reduzido apresenta os tabuleiros separadamente, em rodadas guiadas, mas acabou nos deixando confusos, pois as ações parecem soltas, quase sem contexto.
Em compensação, o manual completo, de 20 páginas, é excelente, bem ilustrado e muito didático.
Mesmo assim, a iconografia bastante abstrata e muito extensa é um desafio: por vezes é difícil diferenciar os ícones pelo formato (que parecem arbitrários e sem contexto) e vários deles possuem cores parecidas. Imagino que tenham reproduzido os recursos do Twilight Imperium, mas para um jogo abstrato (como costumam ser os Roll and writes), ajudaria muito se fossem mais fáceis de associar e gravar.
O jogo vem com oito canetas laranjas, que criam um contraste bonito com o tabuleiro escuro. Mas incomodou que os apagadores não funcionam bem, e a limpeza dos tabuleiros devem ser feitas com pano úmido, conforme recomendado no manual. Isso acaba fazendo um pouco de sujeira ou deixando resíduos.
Superado isso, após 3 partidas, podemos afirmar que Twilight Inscription é um ótimo jogo, um dos melhores jogos de escrever que já jogamos!
São muitas opções de combos e de ações, mas a regra de só poder utilizar um dos quatro tabuleiros a cada rodada evita que haja sobrecarga de informações.
Ainda assim, por vezes ficamos um pouco perdidos com os chamados Ativos, que são desbloqueados em trilhas nos tabuleiros, não existindo uma trilha para armazená-los, de modo que esqueciamos de usá-los.
A quantidade de trilhas e ações disponíveis é um fator positivo e, junto com as 24 facções, permite estratégias diferentes a cada jogo.
Trata-se de um jogo complexo, talvez um pouco mais que Muralha de Adriano, principal referência dos euros médios de escrever.
Mas, ao contrário da maioria dos jogos de escrever, Twilight Inscription tem elementos interessantes de interação, como as mecânicas de guerra e de votação, que sem dúvida ficam melhores em contagens maiores de jogadores.
Todavia, em partidas de 1 ou 2 jogadores, a IA faz um bom trabalho em compensar essa falta de jogadores, mantendo essas ações interessantes.
Assim, ressalvado o preço alto de lançamento e a dificuldade inicial que a iconografia pode causar, Twilight Inscription nos parece uma ótima pedida para aqueles que amam jogos de escrever!
É você? Ficou com dúvidas sobre o jogo? Deixa seu comentário!
Se gostou das fotos e da análise, aproveita para seguir nosso instagram:
https://instagram.com/boardgame_photographers