Paladinos do Reino Ocidental é o segundo jogo da trilogia ambientada na Idade Média do Império Carolíngio. Trata-se de um jogo lançado em 2019 pelos designers S.J. Macdonald e Shem Phillips (também famoso pelo excelente Invasores do Mar do Norte).

A mecânica principal do jogo é a alocação de trabalhadores, que é feita de forma bastante original. A maioria das ações não é executada no tabuleiro central, mas sim nos tabuleiros individuais dos jogadores.
Os jogadores não possuem meeples de suas próprias cores: o jogo apresenta meeples de seis cores diferentes, as quais estão associadas às diferentes ações (por exemplo, o meeple vermelho se refere às ações de combate, o preto às da igreja, o azul aos mercadores etc.).


Além disso, há os meeples roxos de criminosos, que funcionam como coringas, mas que, quando comprados, forçam o jogador a obter uma carta de suspeita, o que pode gerar uma dívida. Trata-se de um tipo de mecânica de bônus/prejuízo bastante característica dos jogos da trilogia do Reino Ocidental, que sempre geram uma interessante análise de custo-benefício pelos jogadores (no Arquitetos há o poderoso mercado negro/prisão e no Viscondes a corrupção e as cartas de criminosos).

Cada ação exige um número de meeples (que pode variar de 1 a 3), sendo que algumas ações exigem trabalhadores de cores específicas para serem realizadas. Atacar, por exemplo, sempre exigirá meeples vermelhos, enquanto as ações da igreja (nomear ou converter) exigem meeples pretos.
O objetivo do jogo é (como sempre) ganhar pontos de vitória, que serão obtidos principalmente nas trilhas de força, fé e influência, completando objetivos comuns e progredindo em determinadas ações.

Os jogadores possuem um deck idêntico de cartas de paladinos. No início de cada rodada os jogadores olham as três primeiras cartas do deck, colocando a primeira em jogo, uma no topo do baralho e a outra no fim do baralho. Cada uma possui uma habilidade, um bônus temporário nas trilhas e dois meeples. Além disso, será escolhida uma carta que fornecerá outros 4 meeples, garantindo que, a cada rodada, cada jogador tenha ao menos 6 meeples para realizar suas ações.
A dinâmica de escolher um paladino e meeples de cores diferentes a cada rodada é o ponto alto do jogo, vez que exige que os jogadores quebrem a cabeça para aproveitar da melhor maneira as vantagens exclusivas que terá naquela rodada e que utilizem os meeples disponíveis da forma mais eficiente possível, tentando fazer combos entre as ações.

Paladinos é um euro de baixa interação, em que cada jogador acaba focando muito mais em fazer seu próprio jogo. Ainda assim, as poucas interações que o jogo proporciona podem ser interessantes, principalmente os espaços de ações extras que se tornam disponíveis no tabuleiro central a partir do meio do jogo.
O jogo tem pouca influência da sorte em suas ações, em que pese ela possa aparecer (e incomodar) em dois elementos. Primeiro, na ação de Fortificar, a única das ações principais que depende da sorte na compra de cartas, de modo que o benefício a ser recebido fica oculto. Segundo, no fato de que as três cartas de objetivos são reveladas ao longo das três primeiras rodadas de jogo, de modo que, sem querer, um dos jogadores possa estar mais próximo de cumprir do que o outro quando revelado.

A arte e a iconografia são excelentes, em mais um impecável trabalho do The Mico, parceiro do Shem Phillips desde a trilogia do Mar do Norte. Em que pese alguns critiquem uma suposta “falta de criatividade” na repetição de elementos e de personagens, a arte faz a função de dar uma unidade temática à trilogia do Reino Ocidental, de modo que os jogos pareçam conectados, ainda que sejam mecanicamente muito diferentes entre si.
Por fim, importante destacar a duração do jogo: por aqui jogamos sempre em dois jogadores e as partidas sempre variaram entre 90 e 120 minutos, por ser um jogo com muito downtime. Com mais jogadores esse tempo aumentará proporcionalmente, de modo que as partidas serão longas em 3 e proibitivamente longas em 4 jogadores, não sendo muito recomendado jogar em mesa cheia.

Assim, se você procura um excelente jogo de dois jogadores e gosta de alocação de trabalhadores, principalmente, de quebrar a cabeça em busca dos combos de ações mais eficientes, Paladinos do Reino Ocidental é perfeito para você.
Para quem curtir fotos de jogos de tabuleiro, nos sigam no Instagram: https://www.instagram.com/boardgame_photographers/
Um abraço e até a próxima!