Post original: https://www.boardseyeview.net/post/ave-leo
Em
Ave, Leo! de Alex Pchelintsev, os jogadores são gladiadores competindo na arena uns contra os outros e contra um leão. Isso provavelmente evoca imagens de Spartacus - o filme de 1960 ou a série de TV de 2010-2013 - mas se você espera sangue e tripas, ficará desapontado.
Ave, Léo! é na verdade um jogo de seleção de ação quase totalmente abstrato onde, em vez de entrar em combate com outros jogadores ou com um leão faminto, você procura coletar ouro colocando seu peão nos dados de ouro.
Ave, Léo! foi projetado para 2 a 6 jogadores e, embora não invoque o espírito de Spartacus, é um bom jogo tático. O jogo é preparado com a peça do leão no hexágono do centro do tabuleiro, cercada por seis dados de ouro. Para a primeira rodada, vários dados de movimento verdes são lançados, dependendo do número de jogadores, mais o dado vermelho do leão. Estes são todos dados personalizados de seis lados (verde: 1, 2, 2, 3, 3, 3 e vermelho: 1, 1, 2, 2, 3, 3). Na sua vez, você seleciona um dado e move em uma única linha reta o número exato de hexágonos indicados. Se você parar exatamente em um dado de ouro, você o remove e ganha um ouro (registrado nas trilhas individuais dos jogadores). Parece fácil, exceto que custa um passo extra para se mover para um hexágono adjacente ao leão ou outro jogador. Se você pegar o dado do leão vermelho, você move o leão o número indicado de hexágonos, novamente em uma única linha reta, removendo qualquer dado de ouro pelo qual o leão passe no caminho. Quando os dados de ouro são removidos, eles são adicionados ao conjunto de dados para serem rolados e escolhidos na próxima rodada. Escolha um dado de ouro (1, 1, 1, 2, 2, 3) e posicione-o no número indicado de hexágonos da posição atual do leão.

Você pode ver, portanto, que
Ave, Leo! trata-se de manipular posições no tabuleiro para otimizar suas próprias opções para pegar ouro e negar opções aos seus oponentes. Você, o leão e os peões gladiadores de outros jogadores são realmente apenas obstáculos que tornam mais difícil para o oponente coletar ouro. E se um dado de ouro estiver adjacente ao leão e dois peões de gladiadores, será impossível pegá-lo mesmo com um dado de movimento de três passos...
Com suas regras simples,
Ave, Leo! é um jogo abstrato fácil de jogar que atrairá crianças mais velhas e adultos. Ele se adapta bem a diferentes contagens de jogadores, embora em nossas partidas tenhamos gostado mais das manobras táticas com quatro ou mais jogadores. Com dois jogadores, pode ser uma espécie de dança para vantagem posicional - talvez um tema de tourada pareça mais apropriado. Como costuma acontecer com jogos de três jogadores, um erro ou jogo fraco de um jogador tendia a dar uma vantagem ao jogador que o seguia na ordem da mesa. Independentemente da contagem de jogadores, nossas partidas duravam de 20 a 30 minutos.
Embora use dados,
Ave, Leo! não é um jogo de sorte com dados. Se você gosta de jogos de estratégia abstrata, então
Ave, Leo! pode ser exatamente o que você está procurando.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.