Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Análises
  3. CATAN: Soccer Fever Scenario
  4. Bloqueios Criativos Voluntários Devido ao Sucesso nos BG

Bloqueios Criativos Voluntários Devido ao Sucesso nos BG

CATAN: Soccer Fever Scenario
  • avatar
    iuribuscacio20/03/23 01:44
    avatar
    iuribuscacio
    20/03/23 01:44
    3106 mensagens MD

    Bloqueios Criativos Voluntários Devido ao Sucesso nos BG  

     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/5ec47_wgzm1u.jpg

    Imagem Ludopedia: Catan Soccer Fever Scenario



    Bloqueios criativos são um verdadeiro “bicho-papão”, para escritores, músicos, pintores, cineastas, artistas em geral ou qualquer pessoa que trabalhe com criação. Isso inclui os designers de board games. Ele acontece quando a pessoa simplesmente não consegue criar algo novo, nem que seja para finalizar uma obra inacabada. Alguns fãs, ou ex-fãs, defendem que foi isso o que aconteceu com George R. R. Martin e Patrick Rothfuss, por conta da interminável demora na finalização das séries de livros “Crônicas de Gelo e Fogo” e “Crônicas do Matador do Rei”. Esse atraso que já chega a incríveis 12 anos, em ambos os casos (os últimos lançamentos de ambas as séries foi de 2011 nos EUA). Isso fez com que muitas pessoas simplesmente desistissem dessas séries.

    Nesse aspecto o mercado editorial e dos board games são bem parecidos. Isso porque em ambos há uma quantidade enorme de lançamentos a cada ano. Assim sendo, se não for possível ler um livro, porque ele ainda foi lançado, existem sempre boas opções. No caso dos fãs de livros de fantasia uma boa opção é a série dos dragões de Dragonlance de Margaret Weis e Tracy Hickman, bem como a excelente série de livros do elfo negro Drizzt Do’Urden de R. A. Salvatore. Isso para não falar no melhor de todos que é sem dúvida o Tolkien.



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/aa5eb_wgzm1u.jpg

    Imagem Amazon: Trilogia Clássica de Margaret Weis e Tracy Hickman

     

    O mesmo se aplica aos jogos de tabuleiro. A menos que uma pessoa seja simplesmente fanática por um determinado jogo, a ponto de não enxergar nenhum outro, não tem nenhum sentido ficar caçando um jogo esgotado no mercado de usados. Tampouco não há nenhuma necessidade de aguardar um lançamento nacional (se inglês for um problema), nem de se contentar com jogos defeituosos em alguns casos. Basta comprar outro jogo similar, em perfeitas condições, e ser feliz. Porém, é bom lembrar que essa questão, se existem board games insubstituíveis ou não, é amplamente discutível e não cabe no escopo desse texto.       

     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/001fa_wgzm1u.jpg

    Imagem Amazon: Livros de Martin, Rothfuss e Rowling

     

    Outro tipo de bloqueio criativo ocorre com alguns autores, que após atingirem um sucesso gigantesco com uma obra, simplesmente não conseguem criar uma nova obra original com algum sucesso pelo menos próximo. Os novos livros podem ser até bons, mas sofrem muito na comparação com o “best seller” anterior. Não é à toa que J. K. Rowling, escreveu “O Chamado do Cuco” sob o pseudônimo de Robert Galbraith. Em defesa da britânica, vale lembrar que pelo menos ela finalizou uma obra, ao contrário dos outros dois autores. Com os board games não é diferente.



    Criar um jogo de tabuleiro realmente bom, e que ao mesmo tempo faça sucesso, não é nada fácil. Qualquer um, que já tenha tentado isso, sabe a dificuldade que é. Isso porque não basta apenas criar um jogo bom equilibrado e divertido. Também é preciso conseguir vendê-lo, e vendê-lo muito bem.



    Alguns designers são verdadeiros “One Hit Wonders”, termo aplicado aos artistas e bandas que lançam uma única música de muito sucesso, mas nunca mais conseguem repetir o feito. Basta lembrar de músicas como “She’s a Maniac” (Michael Sembello), “Macarena” (Los Del Rio), “Groove is in The Heart” (Dee-Lite). Isso também é bastante comum entre os designers de board games. Klaus-Jurgen Wrede lançou o Carcassonne e nenhum outro jogo de sucesso. O mesmo se pode dizer de Jean-Louis Rubira do Dixit, e de Dirk Henn do Alhambra. Todos os três jogos vencedores do Spiel de Jahres de 2001, 2003 e de 2010, respectivamente.

     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/acfc8_wgzm1u.jpg 

    Imagem BGG: Carcassonne, Alhambra e Dixit

     

    Claro que esses designers lançaram outros jogos, mas nenhum que tivesse sequer uma fração considerável do mesmo sucesso de suas principais criações. Alan R. Moon por sua vez criou um dos maiores sucessos da história dos board games, que é o Ticket to Ride. Ele também criou o Elfenland, outro jogo ganhador do Spiel de Jahres. Mas esse segundo jogo, apesar do prestigiado prêmio, é praticamente um ilustre desconhecido entre os boardgamers mais novos. Fora isso, Alan R. Moon, não criou mais nenhum outro jogo de sucesso. 



    No outro extremo da escala estão os designers com diversos jogos de sucesso. Porém, quando se consegue essa façanha, o que é para poucos, surge um novo problema. Com o sucesso, naturalmente, aumentam cada vez mais, as expectativas em cima do próximo jogo desse designer.

     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/3494d_wgzm1u.jpg

    Imagem BGG: Ticket to Ride

     

    E aí surge o dilema, focar seus esforços criativos para ampliar o sucesso de suas obras-primas, investindo em expansões, ou criar um jogo totalmente novo?



    Um exemplo disso é Vlaada Chvátil, um dos melhores designers de todos os tempos. Ele é o autor de jogos de muito prestígio como Mage Knight, Through the Ages, Space Alert, Galaxy Truker, e Codenames. Só que, depois do lançamento de Codenames em 2015, Vlaada nunca mais lançou nenhum outro jogo original de sucesso, mas apenas expansões de suas criações.  

     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/311a5_wgzm1u.jpg

    Imagem BGG: Catan

     

    Outro caso emblemático é Klaus Teuber, que depois do Catan, nunca mais criou nenhum outro jogo de destaque no nível mundial. Depois do enorme sucesso que foi o Catan, Klaus Teuber só lançou expansões e as mais variadas edições temáticas do jogo. E olhe que esse designer conquistou quatro prêmios Spiel de Jahres, o que é muita coisa.



    Só para se ter um parâmetro de comparação, basta analisar o desempenho de outros designers consagrados, nas três categorias do Spiel de Jahres. Antoine Bauza (7 Wonders e Hanabi), Bruno Cathala (Kingdomino e Dragomino) e Alexander Pfister (Broom Service e Isle of Skye) têm apenas dois títulos cada um. Uwe Rosemberg (Agricola) e Matt Leacock (Pandemic Legacy Season 2) têm apenas um prêmio cada, e concedidos de forma especial. Já outros designers do naipe de Eric Lang, Stefan Feld, Vital Lacerda, Simone Luciani, Daniele Tascini, Jamey Stegmaier, Corey Konieczka e Bruno Faidutti, até já foram indicados, mas nunca ganharam o Spiel des Jahres, apesar de terem vencido outros prêmios de board games, com menor destaque.



    E no caso de Klaus Teuber (1952), nem é uma questão de idade. Isso porque Wolfgang Kramer (1942) é dez anos mais velho, e Michael Kiesling (1957) apenas cinco anos mais novo. No entanto ambos ainda criam jogos de muito sucesso até hoje, e continuam figurando nas listas de top designers de todos os tempos do BGG.

     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e52c0_wgzm1u.jpg

    Imagem BGG: Azul (um dos BG de maior sucesso, lançado em 2017)

     

    Evidentemente, quando um designer lança um jogo de sucesso, é natural que ele queira explorar essa fórmula vencedora à exaustão. Renner Knizia, outro grande vencedor do Spiel de Jahres e um dos “top designers” em qualquer lista, possui incontestavelmente a maior quantidade de jogos lançados. Mas quando se analisa de perto os inúmeros jogos do Mestre Knizia, fica claro que muito deles são bem parecidos. Em alguns casos, praticamente o que muda são apenas o nome e o cenário do jogo, como acontece com o Keltis e o Lost Cities.  

     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/17735_wgzm1u.jpg

    Imagem BGG: Keltis e Lost Cities Jogos Parecidos do Knizia

     

    A impressão que dá é que enquanto alguns designers continuam produzindo jogos originais, mesmo depois de grandes sucessos, outros designers passam por um bloqueio criativo, intencional ou não.



    Jogos como Catan, Carcassonne, Codenames e Ticket to Ride possuem uma quantidade absurda de expansões e versões temáticas. É muito compreensível que o designer, e principalmente a editora, de um jogo de muito sucesso queiram ganhar ainda mais dinheiro, com seu jogo. Não há absolutamente nada de errado nisso, e qualquer pessoa no mesmo lugar, talvez fizesse exatamente o mesmo. Por isso é natural que após o sucesso do board game se siga a sua versão de franquias de igual sucesso (Star Wars, Marvel, Disney, Game of Thrones, Harry Potter, Star Trek, etc). Essas franquias têm uma gigantesca base de fãs, que compram qualquer produto relacionado a elas, independente de gostarem desses produtos ou não.  



    Todavia, apesar dessa estratégia obviamente render muito dinheiro para o designer, ela também pode acabar deixando-o preso a um único jogo, acarretando uma espécie de “bloqueio criativo lúdico”. A expansão Catan Soccer Fever Cenário é um exemplo claro disso. O Catan é um jogo que se passa originalmente em um cenário que lembra superficialmente a Europa medieval, e que por isso não tem nada a ver com futebol. É possível argumentar que o universo de Catan é fictício, e por isso, seu criador teria em tese a liberdade de incluir qualquer elemento que achasse interessante, inclusive o futebol. Mas só para manter o tema “esportes”, outra forma de encarar essa “liberdade criativa” foi o que J. K. Rowland fez ao criar o Quadribol, como o principal esporte do universo Harry Potter.

     

    No caso do Quadribol, o elemento desportivo foi utilizado de forma muito mais temática e que faz todo o sentido, dentro da proposta da série de livros. A comparação entre o Quadribol, no caso do Harry Potter, e o Futebol, no caso do Catan, torna gritante a diferença no uso desses dois elementos, em cada um dos respectivos universos.    



    Isso sem falar na incompatibilidade na quantidade de jogadores. O Catan é um jogo que pode ser jogado por duas pessoas, mas é muito mais indicado para um número maior de jogadores. Já os jogos envolvendo futebol e a maioria dos outros esportes, normalmente são pensados para apenas duas pessoas. Acresce ainda, que justamente pelo fato do Catan original não ser indicado para duas pessoas que foi criado o Catan Duel, com esse fim específico.    



    Por fim, não dá para saber se o caso do Klaus Teuber é um bloqueio criativo genuíno, ou apenas uma questão de focar naquilo que dá mais dinheiro, e de forma garantida. Isso porque seu retrospecto, e grande sucesso, na criação de jogos demonstram que seu talento é indiscutível. Justamente por isso, não apenas Klaus Teuber, mas todos os outros designers fenomenais, que conseguiram vencer, nesse meio tão competitivo que são os board games, merecem todo o respeito e admiração.



    Mas para qualquer boardgamer com um pouco mais de conhecimento, fica bem claro, que essa nova “expansão” juntando Catan e Futebol, não passa de uma tentativa de espremer mais alguns trocados, dos fãs desse famoso board game.



    Um forte abraço e boas jogatinas!


    Iuri Buscácio

    4
    0
    18

  • Canal

    Veja Também

    iuribuscacio

    Veja Também

    Por um Prêmio Ludopedia Mais Justo...
    Jogos com Preços Muito Baixos, Só Que Não...
    100º Artigo no Ludopedia
    Todo dia, um bobo e um esperto saem de casa
    Pequena "Enciclopédia" Sobre Board Games De Horror Parte 1

    Comentários:

  • JeanMagri
    22 mensagens MD
    avatar
    JeanMagri20/03/23 07:31
    JeanMagri » 20/03/23 07:31

    Excelente texto! Esses bloqueios criativos são muito comuns, seja na literatura, música e BGs. É muito difícil reproduzir sucesso e atender a expectativa dos fãs.
    OBS: acho que abaixo da imagem do Catan tu colocou Klaus Jurgen ao invés de Klaus Tauber

    1
  • Raitz
    755 mensagens MD
    avatar
    Raitz20/03/23 10:05
    Raitz » 20/03/23 10:05

    Oi, Iuri.

    No caso do Sr. Teuber, ele já tem essa franquia de jogos chamada de Catan e precisa a manter. Ele pode fazer qualquer coisa, no sentido de que ele já tem renome para tal? Sim, ele pode. E está fazendo.

    Só acredito que ele esteja enveredando para um lado fácil (e duvidoso), que é manter o Catan com sua pegada família. Se faz tantas versões para crianças de jogos médios ou pesados, por que não converter o tranquilo Catan numa opção para jogadores exigentes?

    Por exemplo, o Mauricio de Sousa que, além dos gibis da Turma do Limoeiro (e do Penadinho, e da Mata, e do Piteco etc.), já tem as versões para jovens (Turma da Mônica Jovem e Chico Bento Moço) e para adultos (Graphics MSP). Ele ampliou o seu público. Muitos começaram com Mônico e Cebolinha e hoje estão lendo Watchmen (Alan Moore), Gideon Falls (Jeff Lemire) e Maus (Art Spiegelman)... ou Bando de Dois (Danilo Beyruth) e Angola Janga (Marcelo D'Salete) para citar os nacionais.

    Do mesmo modo, muitos foram iniciados com Catan e hoje estão nos TI4 e Gloomhavens da vida. Aí, aquela singela caixa vermelha ou está pegando poeira, ou já foi vendida.

    No caso do Catan-FIFA, eu suponho que o brainstorm foi daquele jeito e, apesar dos pesares, o burburinho está feito e a galera do marketing agradece.

    Agora, colocar futebol na famosa ilha é criativo pra dedéu! Não teve bloqueio aí, não... :D

    4
  • Pes Soberbos
    1045 mensagens MD
    avatar
    Pes Soberbos20/03/23 10:55
    Pes Soberbos » 20/03/23 10:55

    Raitz::

    Agora, colocar futebol na famosa ilha é criativo pra dedéu! Não teve bloqueio aí, não... :D


    Eu ia comentar a mesma coisa!
    Parece ter sido o oposto, o cara foi longe demais na criatividade, kkkkk!

    5
  • iuribuscacio
    3106 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio20/03/23 12:06
    iuribuscacio » 20/03/23 12:06

    JeanMagri::Excelente texto! Esses bloqueios criativos são muito comuns, seja na literatura, música e BGs. É muito difícil reproduzir sucesso e atender a expectativa dos fãs.
    OBS: acho que abaixo da imagem do Catan tu colocou Klaus Jurgen ao invés de Klaus Tauber


    Caro JeanMagri

    Muito obrigado e fico feliz que você tenha gostado. No mais, já corrigi o equívoco no nome do criado Catan, e te agradeço mais uma vez por isso.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    1
  • iuribuscacio
    3106 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio20/03/23 12:27
    iuribuscacio » 20/03/23 12:27

    Raitz::Oi, Iuri.

    No caso do Sr. Teuber, ele já tem essa franquia de jogos chamada de Catan e precisa a manter. Ele pode fazer qualquer coisa, no sentido de que ele já tem renome para tal? Sim, ele pode. E está fazendo.

    Só acredito que ele esteja enveredando para um lado fácil (e duvidoso), que é manter o Catan com sua pegada família. Se faz tantas versões para crianças de jogos médios ou pesados, por que não converter o tranquilo Catan numa opção para jogadores exigentes?

    Por exemplo, o Mauricio de Sousa que, além dos gibis da Turma do Limoeiro (e do Penadinho, e da Mata, e do Piteco etc.), já tem as versões para jovens (Turma da Mônica Jovem e Chico Bento Moço) e para adultos (Graphics MSP). Ele ampliou o seu público. Muitos começaram com Mônico e Cebolinha e hoje estão lendo Watchmen (Alan Moore), Gideon Falls (Jeff Lemire) e Maus (Art Spiegelman)... ou Bando de Dois (Danilo Beyruth) e Angola Janga (Marcelo D'Salete) para citar os nacionais.

    Do mesmo modo, muitos foram iniciados com Catan e hoje estão nos TI4 e Gloomhavens da vida. Aí, aquela singela caixa vermelha ou está pegando poeira, ou já foi vendida.

    No caso do Catan-FIFA, eu suponho que o brainstorm foi daquele jeito e, apesar dos pesares, o burburinho está feito e a galera do marketing agradece.

    Agora, colocar futebol na famosa ilha é criativo pra dedéu! Não teve bloqueio aí, não... :D

    Pes Soberbos::
    Raitz:::

    Agora, colocar futebol na famosa ilha é criativo pra dedéu! Não teve bloqueio aí, não... https://ludopedia.com.br/images/emoticons/grin.png



    Eu ia comentar a mesma coisa!
    Parece ter sido o oposto, o cara foi longe demais na criatividade, kkkkk!


    Caros Raitz e Pes Soberbos

    Meus amigos, no caso do "Catan Futebol Clube", eu não diria criativo, mas sim diferente, e na minha opinião pessoal não combina. Mas, evidentemente,  o que não combina para mim, pode ser um casamento perfeito para outras pessoas, eu sou o primeiro a reconhecer isso.

    Porém, quando eu falei de "bloqueios criativos" no texto, eu tive o cuidado de incluir o "voluntário". Ninguém tem como dizer que o Klaus Teuber não é criativo. O enorme sucesso de seus jogos anteriores ao Catan, estão aí para provar. Além disso, a ideia do Catan de focar na coisa da negociação, quando quase nenhum outro designer pensava nisso, eu acho simplesmente fenomenal. Justamente por isso, eu defendo que esse excelente designer passa por um bloqueio criativo voluntário porque ele não usa essa "criatividade" de incluir o futebol no Catan, para criar novos jogos que não tenham nada a ver com a franquia.  

    Ao invés de ver um Catan Soccer Fever, ou um Catan qualquer coisa, acredito que os fãs do Teuber prefeririam ver um novo jogo "XYZ" dele, ambientado em um cenário totalmente diferente, ou até mesmo em um universo totalmente original, explorando outras mecânicas e elementos novos.

    Quanto à questão de dar um novo viés mais pesado ao Catan, não sei se isso seria uma boa ideia, porque ele é o jogo família por excelencia. Assim sendo, eu temo que ele fique bastante descaracterizado, mais ou menos como aconteceu com o Queendomino, em relação ao Kingdomino. Não que o Queendomino seja ruim, mas para aumentar o quesito estratégia ele acabou perdendo a simplicidade e elegância que fez do Kingdomino o enorme sucesso que ele é.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio     
      
      

    2
  • caiom88
    402 mensagens MD
    avatar
    caiom8820/03/23 13:25
    caiom88 » 20/03/23 13:25

    Excelente texto Iuri, mais uma vez! Obrigado por compartilha-lo conosco!

    Eu, apesar de ter pouco tempo no hobby, acredito que já ter atingido uma certa maturidade para discernir o que realmente torna um jogo especial, inesquecível e o que “pega” as pessoas para sempre o jogarem: a(s) mecânica(s). (E obviamente se são bem implementadas no jogo).

    Considerando que os jogos de tabuleiro não tem tido inovações significativas em mecânicas, mas somente tem sido lançados com releituras de mecânicas previas e sem muitas emoções (acredito que a última grande “invenção “ de mecânica foi o deck building com o jogo dominion), o mercado de board game entendeu que deveria competir cada vez mais com uma lista crescente de jogos semelhantes… e então a solução das editoras é naturalmente se reinventarem em certos aspectos: 1. Atrair consumidores para as temáticas mais famosas; 2. Aproveitar o hype prévio de jogos bem comercializados para lançar mais packs e expansões. 3. Melhorar cada vez mais a qualidade de componentes e aumentar a comercialização de jogos em versões deluxe. 4. Criar o hype na mídia social do jogo imperdível e inovador, assim como manter esse hype por mais tempo… dentre muitas estratégias, lógico. O negócio é espremer até não dar mais. E elas tem tido êxito até certo ponto.

    É por isso que concordo com o Iuri: Nenhum jogo é tão incrível a ponto de me fazer esquecer determinados problemas como erros grosseiros de produção, me fazer pagar valores exorbitantes por usados só porque é uma temática específica …Fanatismo tem limite. E tem muito jogo igual por aí. As editoras sabem disso e vão jogar conosco.

    Abraços fraternos no hobby

    1
  • Júlio Ferreira
    1033 mensagens MD
    avatar
    Júlio Ferreira20/03/23 14:21
    Júlio Ferreira » 20/03/23 14:21

    Muito bom o texto!

    Eu acho que na maioria dos casos não é bloqueio não, é estacionar naquilo de que rende mais mesmo, afinal de contas é uma profissão e paga o leite das crianças. No caso do Vadla, que já fez de tudo, ele poderia fazer o mais novo top#1 bgg pq ele realmente é um cara incrível. Mas com Codenames lucrando tanto e dando 1/10 do trabalho de um MK, eu dúvido que lugar dele eu ia querer perder o sono balanceando um jogo pesado hehehe

    No caso dos escritores, acho que o dinheiro entra ainda mais na equação, no caso do Martim, pra mim, é a união de dois fatores: Ele é perfeccionista (algo que compreendo 100%, infelizmente) e hoje ele não precisa mais ter pressa, ele já pagou o leite das crianças para 40 vidas. Mas aqui estou só viajando sobre algo que não é nem o foco do texto hehehehe

    Agora, pra ser bastante justo, eu estou muito curioso com a expansão de futebol de catan hahhahahahahahaha

    Abraços e boas jogatinas

    2
  • iuribuscacio
    3106 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio20/03/23 14:52
    iuribuscacio » 20/03/23 14:52

    caiom88::Excelente texto Iuri, mais uma vez! Obrigado por compartilha-lo conosco!

    Eu, apesar de ter pouco tempo no hobby, acredito que já ter atingido uma certa maturidade para discernir o que realmente torna um jogo especial, inesquecível e o que “pega” as pessoas para sempre o jogarem: a(s) mecânica(s). (E obviamente se são bem implementadas no jogo).

    Considerando que os jogos de tabuleiro não tem tido inovações significativas em mecânicas, mas somente tem sido lançados com releituras de mecânicas previas e sem muitas emoções (acredito que a última grande “invenção “ de mecânica foi o deck building com o jogo dominion), o mercado de board game entendeu que deveria competir cada vez mais com uma lista crescente de jogos semelhantes… e então a solução das editoras é naturalmente se reinventarem em certos aspectos: 1. Atrair consumidores para as temáticas mais famosas; 2. Aproveitar o hype prévio de jogos bem comercializados para lançar mais packs e expansões. 3. Melhorar cada vez mais a qualidade de componentes e aumentar a comercialização de jogos em versões deluxe. 4. Criar o hype na mídia social do jogo imperdível e inovador, assim como manter esse hype por mais tempo… dentre muitas estratégias, lógico. O negócio é espremer até não dar mais. E elas tem tido êxito até certo ponto.

    É por isso que concordo com o Iuri: Nenhum jogo é tão incrível a ponto de me fazer esquecer determinados problemas como erros grosseiros de produção, me fazer pagar valores exorbitantes por usados só porque é uma temática específica …Fanatismo tem limite. E tem muito jogo igual por aí. As editoras sabem disso e vão jogar conosco.

    Abraços fraternos no hobby


    Caro caiom88

    Meu amigo, muito obrigado pelas palavras elogiosas. Eu acredito firmemente que o Ludopedia, sendo o principal frum nacional de board games, deve ser um espaço que vá muito além da mera divulgação e das resenhas e comparativos entre os jogos. Não que isso não seja importante, muito pelo contrário, mas eu acho que tem muito mais a ser dito e discutido sobre jogos do que isso. Particularmente, eu gosto tanto do board game como fenômeno cultural, quanto eu gosto de jogar os jogos. É por isso que eu acho importante propor essas reflexões, em tópicos com temas que não sejam tão usuais.

    Quanto à questão da inovação nas mecânicas, atualmente, o board game, no nível mundial, atingiu um patamar em que cada vez deve ficar mais difícil surgir algo novo em termos de mecânicas. Só para se ter uma ideia, no dia de hoje, o BGG lista impressionantes 191 mecânicas diferentes. Só que esse número tem de ser visto com certa cautela, porque para atingir uma soma tão alta, algumas mecânicas são tão subdivididas, a ponto de não fazer sentido algum essa subdivisão. Um exemplo disso é a mecânica leilão. Na lista do BGG a mecânica "Leilão" é subdividida em leilão com a carta aberta, leilão com carta fechada, leilão com lances consecutivos cada vez mais altos, leilão com lance único, e por aí vai. Apesar de existirem algumas pequenas variações, na verdade, todas elas fazem parte de uma mesma mecânica que é o "Leilão". Mas independente subdivisões descabidas, ainda assim a quantidade de mecâncias existente ainda é bem alta.

    Aliado a isso existe o fato de que não dá para prever o exato momento em que alguém vai criar algo inédito e inovador, em nenhuma área, inclusive nos board games. Basta pensar na "mecânica do momento", a "Alocação de Trabalhadores". O Caylus certamente não foi o primeiro jogo a fazer uso dessa mecânica, mas como eu gosto de dizer, foi esse jogo que colocou a mecânica no mapa, e definiu a forma como ela seria utilizada dali para frente. Depois do Caylus, diversos jogos anteriores começaram a ser analisados de forma diferente, de modo a identificar nesses jogos a "Alocação de Trabalhadores". No BGG, até algum tempo atrás o jogo mais antigo listado com essa mecânica era o Valley of Mammoths de 1991, mas esse jogo jão não apresenta mais essa mecânica. Com isso acredito que o jogo mais antigo com Alocação de Trabalhadores seja o Keydom de 1998. Outro exemplo, muito citado é o jogo Bus de 1999. Fora isso, tem gente que defende que o próprio Xadrez utiliza uma forma rudimentar dessa mecânica.   
       
    Mas mesmo sendo posterior, foi o Caylus de 2005 que, digamos assim, apresentou a "Alocação de Trabalhadores" para o mundo. Quando as pessoas viram essa mecânica pela primeira vez, elas ficaram muito empolgadas com ela, porque era algo novo e muito interessante. Só que quanto mais o tempo passa, e mias mecânicas são criadas, mas difícil fica surgir algo que ainda ninguém pensou ou já tenha feito. E mesmo que algo assim surja, ainda temo problema de conseguir divulgar isso par ao mundo, porque as empresas naturalmente são muito mais propensas a investir em produtos já testados e consagrados, do que apostar em algo novo. Por isso, pode ser que em algum lugar, alguém já tenha inventado uma mecânica nova, mas que talvez ninguém fique sabendo nunca, porque o criador não conseguiu lançar o jogo, ou não teve a paciência de ficar levando sua criação a diversos eventos de board game, para mostrar às pessoas. Dessa forma, eu acho que daqui para frente, a inovação nos board games será muito mais no sentido de misturar mecânicas já existentes, mas de uma forma inédita, do que na criação de mecânicas novas.   

    Por fim, na questão da recusa em aceitar jogos com erros, eu assino em baixo de tudo o que você escreveu.  

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    1
  • iuribuscacio
    3106 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio20/03/23 15:12
    iuribuscacio » 20/03/23 15:12

    Júlio Ferreira::Muito bom o texto!

    Eu acho que na maioria dos casos não é bloqueio não, é estacionar naquilo de que rende mais mesmo, afinal de contas é uma profissão e paga o leite das crianças. No caso do Vadla, que já fez de tudo, ele poderia fazer o mais novo top#1 bgg pq ele realmente é um cara incrível. Mas com Codenames lucrando tanto e dando 1/10 do trabalho de um MK, eu dúvido que lugar dele eu ia querer perder o sono balanceando um jogo pesado hehehe

    No caso dos escritores, acho que o dinheiro entra ainda mais na equação, no caso do Martim, pra mim, é a união de dois fatores: Ele é perfeccionista (algo que compreendo 100%, infelizmente) e hoje ele não precisa mais ter pressa, ele já pagou o leite das crianças para 40 vidas. Mas aqui estou só viajando sobre algo que não é nem o foco do texto hehehehe

    Agora, pra ser bastante justo, eu estou muito curioso com a expansão de futebol de catan hahhahahahahahaha

    Abraços e boas jogatinas


    Caro Júlio Ferreira

    Meu amigo, concordo totalmente consigo, e acho que é por aí mesmo.

    Mantendo o "tema futebolístico", no meio empresarial funciona a máxima "em time que está ganhando não se mexe", pelo menos enquanto não houver necessidade disso. A coisa funciona mais ou menos da seguinte forma: se uma empresa descobriu uma mina de ouro, que gera muito dinheiro e que os sinais demonstram que ela não se esgotará tão cedo, não faz o menor sentido a empresa gastar dinheiro procurando outras minas, enquanto o lucro da primeira segue firme e forte. Isso pelo menos no curto e médio prazo, porque no longo prazo a conversa é outra, e a empresa precisa se preparar para o momento em que a primeira mina lucrativa começar a fraquejar.

    No caso do George R. R. Martin também acho que a questão não é dinheiro, porque ele já está multimilionário. Nesse caso a escolha é entre esquentar a cabeça para terminar a joça do livro e colocar meu nome na história, ao lado dos grandes autores de fantasia ao invés de um sujeito que frustrou tanta gente, ou curtir todo esse dinheiro que eu ganhei, nos pouco anos que me restam. 

    Não podemos esquecer que George R. R. Martin já é um senhor de 75 anos, que conviveu com o sobrepeso e o sedentarismo por toda a sua vida adulta e não é adepto de hábitos muito saudáveis. Na pior das hipótese ele deixa rascunhadas as ideias sobre o final dos livros para que outro autor faça o serviço, com aconteceu exatamente com o Robert Jordan da Roda do Tempo, quando descobriu ser portador de um câncer em estágio avançado. O Martin já declarou que deixará por escrito instruções para que a obra permaneça inacabada se ele falecer, antes de completá-la. Mas isso me soa muito mais como uma jogada de marketing do que qualquer outra coisa, bem como uma estratégia para manter os fãs interessados, na esperança desse  compromisso de que ele realmente terminará sua bora.          

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    P.S. Pelo visto, eu acho que estou me minoria, quanto a achar que Catan e futebol não combinam! :D   
      

    2
Responder
  • 1(current)
  • 2
CATAN: Soccer Fever Scenario - Bloqueios Criativos Voluntários Devido ao Sucesso nos BG
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.