Jogos com Preços Muito Baixos, Só Que Não...
Imagem Google: O Famoso "Gato por Lebre"
Ser enganado efetivamente, ou até mesmo se sentir enganado, é algo que incomoda bastante qualquer pessoa. Absolutamente ninguém gosta de uma coisa dessas. Por isso, é um verdadeiro desserviço para si mesmos, que os canais de vídeos sobre board games continuem postando vídeos disfarçados de textos escritos, ou tópicos. Isso só atrai a má vontade das pessoas. Por isso, há muito tempo o site já deveria ter criado um seção específica para vídeos, que não os deixasse misturados com os textos, em um grande e único balaio chamado "Fórum".
Até onde se sabe, um fórum é um espaço para debates, onde quem postou um tópico pode trocar ideias e debater, a respeito daquilo que escreveu e as próprias pessoas que ingressarem no tópico podem debater entre si. Só que não é isso que acontece com os tópicos que, na verdade, são vídeos disfarçados. Quase sempre, quem posta um vídeo, nunca entra nos comentários para debater, e quase nunca escreve algo além de um breve apresentação do vídeo, porque no fundo o sujeito só quer mesmo é divulgar o vídeo e o canal dele, e para isso debater o conteúdo é totalmente irrelevante.
Talvez por isso pouquíssimas pessoas se dão ao trabalho de escrever o que quer seja nos tópicos que são vídeos disfarçados. Só que se não há debate, o fórum perde totalmente o seu fim precípuo e a sua própria razão de ser. Por isso não faz sentido que vídeos não tenham sua seção própria. E nem dá para alegar que existe uma seção chamada "vídeos mais vistos", porque justamente isso não resolve a situação, na medida em que os vídeos continuam tendo de ser postados no fórum, e sem nenhuma subseção, como ocorre com os podcasts.
Claro que quem adota essa prática pode alegar que só o faz, pela ausência de um espaço específico para vídeos, e por quererem a grande visibilidade que o Ludopedia dá, e que de outra forma não seria conseguida unicamente no Youtube. Assim sendo, ao menos dá para entender essa postura, embora isso não deixe as pessoas nem um pouco, menos irritadas em abrir um tópico, achando que é um texto, para descobrir que é um vídeo.
De todo o modo, essa questão já foi muito bem tratada em outro texto aqui do canal, entoa quem se interessar basta acessar o link:
(
https://ludopedia.com.br/topico/78031/textos-que-na-verdade-sao-videos-ou-levando-gato-por-lebre)
Mas a discussão proposta aqui é outra.
Uma coisa que também causa muita irritação é quando uma pessoa anuncia um apetrecho em um jogo, muito abaixo do jogo base, mas isso não aparece logo de cara na ficha do jogo. ou quando esse preço baixo é apenas o lance mínimo de um leilão. Isso faz com que a pessoa interessada no jogo vá com toda a sede ao pote, só para ver que aquele preço tão interessante é apenas para um playmat, para uma miniatura única, ou para os famosos kits de moedas de metal.
E isso é muito chato e frustrante, especialmente para aqueles que costumam fazer comparações de preços entre jogos similares, até para indicar a quem tem menos experiência no hobby. Com certeza todo mundo aqui no Ludopedia já passou por essa experiência e tem uma história desagradável para relatar, a esse respeito.
Do mesmo modo, seria muito interessante que o sistema de mercado organizasse primeiro, e por ordem decrescente de preço, apenas os jogos base, sejam lacrados ou usados, e depois começasse a colocar as ofertas com expansões, os leilões e os apetrechos separados. Do jeito que as coisas funcionam atualmente. a pessoa que quiser apenas o jogo base, tem de ficar procurando o melhor preço entre diversas opções, especialmente quando o jogo tem muitas ofertas.
Isso além de organizar o Mercado de Usados ainda traria o benefício de alguns vendedores considerarem baixar um pouco o preços de suas ofertas, para conseguirem um lugar de destaque no topo da lista. Quem quiser continuar anunciando seu jogo por um preço muito acima do preço médio, continuaria podendo fazê-lo sem problema, mas ficaria relegado às partes mais baixas da lista, e dificilmente apareceria logo de cara na ficha do jogo.
Certamente essas duas inovações (uma seção específica para vídeos, sem a opção de postá-los no fórum comum e a otimização dos preços do mercado) ajudariam muito a tornar esse site mais ágil e amigável, e não devem ser muito difíceis de implementar.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio