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É hora de outro jogo festivo com tema de pirata! Em
Lying Pirates: The Race for the Pirate Throne, da Nordic Pirate Games, os 2-6 jogadores estão competindo com seus galeões em torno de um tabuleiro modular composto por 16 peças - cada uma com seus próprios efeitos especiais - mas a mecânica principal que inicia cada rodada é um jogo similar ao
Liar's Dice.

Cada jogador começa com um copo de cinco dados convencionais de seis lados, representando sua tripulação. Os membros da tripulação também são uma espécie de moeda no jogo e podem ser ganhos e perdidos durante a partida. Os jogadores também podem coletar dados personalizados especiais de seis lados para adicionar à sua reserva: portanto, você precisará ter isso em mente... Todos os jogadores rolam simultaneamente todos os seus dados, mas mantêm o resultado em segredo sob seus copos. Eles então fazem um leilão de lances que prevê o número de dados mostrando um determinado número totalizado em todos os jogadores. 1s são sempre coringas. Você pode aumentar o lance feito por um jogador anterior, de modo que, por exemplo, se eu der um lance de 'seis cincos', você poderá aumentá-lo apostando sete de qualquer número. Você pode encerrar o lance bloqueando o lance anterior como um número exato. Você então ganha esta rodada de apostas se o total do número que você previu estiver exatamente correto. Você também pode encerrar a rodada de apostas chamando o jogador anterior de mentiroso (ou seja: discordando do número que ele especificou). Você ganha a rodada de apostas se houver menos desse número do que o lance do jogador anterior.

O jogador que vencer a fase de apostas ganha uma moeda e consegue navegar com seu navio para a frente 1 ou 2 espaços indicados em um dado de vela. O perdedor não se mexe. Outros jogadores são designados como 'sobreviventes'. Seus navios se movem com o vencedor.

Como mencionamos, cada uma das peças que formam o tabuleiro em torno do qual você está navegando tem seu próprio efeito especial: algumas positivas, outras negativas e algumas que podem ir para qualquer um dos lados. Navios que compartilham o mesmo local batalham usando seus dados de oito lados personalizados. Qual ícone ganha depende de quais ícones os oponentes rolaram... Não há iconografia explicativa no tabuleiro para mostrar o que cada peça faz, então este é um jogo onde você precisa manter aberto o livro de regras (ou Codex como é chamado neste jogo). Felizmente, os designers Lucas Vagner e Mikaela Hård forneceram descrições claras no Codex para que você não tenha problemas para descobrir o que cada peça faz, embora gostaríamos de ter visto mais claramente as distinções dos vários dados especiais.

Existem cartas que são sorteadas no início do jogo e que podem ser usadas para influenciar batalhas, afetar movimentos e, por exemplo, roubar tripulantes. Existem também algumas regras de jogo de grupo que penalizam os jogadores por jogarem dados. Tudo contribui para um jogo leve, mas potencialmente estridente, no seu melhor quando abastecido com viradas de rum! Yo ho ho! E os valores de produção são altos. Além dos dados lindamente trabalhados, os importantes copos de dados são sólidos e satisfatórios para jogar. Existem moedas de metal e nossa cópia de visualização ainda veio com meeples de madeira e galeões de plástico.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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