Jogos de papéis ocultos/dedução social não são novidade; foram popularizados inicialmente com jogos de Lobisomem – dos quais já houve muitos – e apareceram em diversas versões, desde Cidades Sombrias: Salem 1692 (Facade Games), com temática de caça às bruxas, até SSecret Hitler , Battlestar Galactica: The Board Game(FFG), com temática de ficção científica, e Feed the Kraken(Funtails), com temática de piratas. Esse gênero de jogos teve um recente ressurgimento de interesse graças à série de TV The Traitors, que popularizou a mecânica central do jogo e chamou a atenção de um público muito mais amplo. Com Traitor's Tide do Professor Puzzle, estamos de volta ao mar. Os 3 a 6 jogadores são a tripulação de um navio. Cada um deles tem uma carta de função oculta que indica se é um companheiro de bordo ou um traidor. Com três ou quatro jogadores, haverá apenas um traidor; com cinco ou seis jogadores, haverão dois traidores. Um breve interlúdio de "olhos fechados" no início do jogo garante que, quando houverem dois traidores, ambos reconheçam o seu companheiro conspirador.
O objetivo deste jogo é fazer parte da equipe que terminar com o maior tesouro. Os jogadores estão todos no mesmo navio pirata, composto por seis cartas enfrentando outros piratas. Todos os tesouros (moedas de ouro) começam no baú do tesouro do seu navio. Assim como no jogo de dados com funções ocultas Bang!: The Dice Game, da DV Games, cada jogador rolará cinco dados personalizados de seis lados, com até duas repetições. Os dados mostram ondas (2 lados), moedas (2 lados), bandeiras e espadas. As ondas não podem ser repetidas e, se rolar três ondas, seu navio será danificado (vire uma das cartas do navio para o lado danificado). As bandeiras piratas representam o ataque do navio rival e as espadas representam sua defesa: se terminar com mais bandeiras do que espadas, perde moedas para o navio pirata (uma moeda retirada do baú do tesouro do seu navio para cada bandeira excedente). Se terminar seu turno sem danificar seu navio, quaisquer moedas que rolar permitirão que leve esse número de moedas do baú do tesouro para seu estoque pessoal ou as roube de outro jogador.
O jogo termina quando o baú do tesouro estiver vazio ou o navio naufragar (ou seja, todas as seis cartas de navio forem viradas para o lado danificado). É nesse momento que os jogadores votam (apontando simultaneamente) em quem acham que são os traidores. Os jogadores que adivinharem/deduzirem corretamente ganham uma moeda, retirada do navio pirata; os jogadores que errarem perdem uma moeda para o navio rival. Os jogadores então comparam o tesouro total dos companheiros de navio com o tesouro combinado do(s) traidor(es) e do navio pirata, e a equipe com o maior total vence. Ao contrário da maioria dos outros jogos de dedução social com papéis ocultos, não há habilidades especiais individuais nem eliminação de jogadores, tornando Traitor's Tide uma ótima opção fácil de jogar como uma incursão inicial no gênero. Provavelmente, o jogo atingirá seu melhor equilíbrio com cinco jogadores, é um jogo rápido e divertido jogado em no máximo 20 minutos. Quem não jogou e se sentiu motivado a jogar depois de assistir The Traitors na TV pode então ser apresentado a jogos com uma mecânica básica semelhante, mas com, por exemplo, a adição de poderes para os personagens; talvez, por exemplo, Feed the Kraken (Funtails).
Traduzido*** por Marcelo GS ***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto • Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.