Post original: https://www.boardseyeview.net/post/the-guild-of-merchant-explorers
Os jogos de rolar e escrever provaram ser excepcionalmente populares e, como você pode esperar, eles geraram inúmeras variações sobre o estilo - principalmente jogos como
Welcome to the Moon que substituem cartas por dados. Com
The Guild of Merchant Explorers, no entanto, Matthew Dunstan e Brett J Gilbert foram um passo além: não apenas não há dados, mas também não há escrita! Em vez de marcadores, quadros de limpeza a seco ou blocos grossos de folhas descartáveis, o jogo substitui com cubos de madeira e fichas de papelão. Então, o que isso tem a ver com rolar e escrever?
Embora você não esteja rolando nem escrevendo,
The Guild of Merchant Explorers joga exatamente como um rolar e escrever. Cada um dos 2-4 jogadores tem um tabuleiro de mapa correspondente; o jogo vem com quatro conjuntos diferentes de mapas - alguns introduzindo pequenos ajustes nas regras e desafios extras. Se fosse um rolar e escrever tradicional, você estaria marcando os hexágonos nos mapas conforme os explorasse, mas, em vez disso, você coloca um cubo em cada hexágono explorado. Você coloca os cubos de acordo com o terreno indicado nas cartas viradas - para que todos os jogadores vejam e usem as mesmas cartas de ação. Assim, por exemplo, uma carta permite que todos os jogadores coloquem dois cubos em espaços desertos: cabe a cada jogador escolher quais espaços desertos escolher em seu tabuleiro, desde que cada colocação seja adjacente à capital central ou cubos já colocados ou para uma aldeia. Você pode colocar uma aldeia sempre que completar uma área em seu tabuleiro, e no final de cada rodada você remove todos os cubos que você colocou, mas mantém todas as aldeias que você descobriu (construiu).

A pontuação é com as moedas que você coleta. Alguns hexágonos lhe darão uma moeda quando você colocar um cubo neles, mas você coletará principalmente moedas ao descobrir aldeias e torres, conectar espaços da cidade para criar rotas comerciais, completar objetivos e para as cartas de tesouro que você pegar. Algumas das cartas de tesouro oferecem bônus de coleção de conjunto.
Como na maioria dos jogos "rolar e escrever" mais convencionais, os jogadores começam em pé de igualdade, mas seus caminhos divergem cada vez mais ao longo da partida. Essa divergência é acelerada em
The Guild of Merchant Explorers porque os jogadores também podem comprar cartas de investigação a cada rodada, escolhendo uma e descartando a outra. Essas cartas oferecem formas adicionais de pontuar e são acionadas quando a carta do marcador de rodada é comprada.
Tudo isso contribui para um ótimo jogo que é jogado rapidamente, independentemente do número de jogadores, porque todos têm sua vez simultaneamente em resposta à mesma carta. Você sabe quais cartas estão chegando, mas não a ordem em que elas aparecerão a cada rodada, então você pode planejar sua exploração de acordo. Claro, você está efetivamente jogando solo em multijogadores porque não há interação direta além da corrida para ser o primeiro a completar as cartas de objetivo exibidas. Não é nenhuma surpresa que o jogo também incorpore um modo solo onde a única diferença do jogo de 2 a 4 jogadores são as regras especiais para marcar as cartas de objetivos.

Como você pode esperar, colocar cubos em um mapa não é isento de armadilhas: mova a mesa e seus cubos podem ser facilmente espalhados - arruinando a partida. Se você acha isso exasperante, achamos que você poderia rebaixar o Guild para um jogo de estilo rolar e escrever convencional plastificando os tabuleiros e usando um conjunto de canetas de limpeza a seco. Há mais satisfação em colocar cubos em um mapa, justificando a produção extra envolvida da AEG em transformar um jogo estilo 'rolar e escrever' em um jogo de tabuleiro completo. A arte de Gerralt Landman é descompromissada - na medida em que alguns jogadores lutaram com pouca luz para distinguir os diferentes tipos de terreno; e preferimos que nossos mares sejam azuis em vez de cinza. Você gostará de descobrir as diferenças sutis que cada um dos mapas traz para a mesa e, sem dúvida, há um amplo espaço para expansões...
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.