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É difícil escapar da suspeita de que este é um daqueles jogos em que um designer surgiu com o título de trocadilhos antes de desenvolver o jogo real. Nesse caso, o design de Richard Nguyen-Marshall é um jogo econômico com tema de cartéis de drogas rivais, mas que se baseia na mecânica central do clássico jogo de estratégia chinês
Go. Não importa. Pode ser uma combinação estranha, mas funciona, e funciona notavelmente bem!
Em
GoCaine, cada um dos 2-6 jogadores é um senhor das drogas construindo uma rede para comprar cocaína na América do Sul e transportá-la para o norte para vender com lucro. Você usará os lucros de seus ganhos ilícitos para comprar mais produtos para vender, mas também poderá gastar seu dinheiro para ampliar sua infraestrutura, aumentar a distância que pode percorrer em uma ação de transporte e comprar influência política em qualquer uma das áreas geográficas regiões indicadas no tabuleiro.
Na sua vez, você pode comprar, movimentar ou vender produtos. O preço de compra e venda depende da região; então você terá o maior lucro se puder comprar cocaína na Bolívia a US$ 2,5 milhões por tonelada e enviá-la para o centro-norte dos EUA, onde poderá vendê-la por £ 30 milhões por tonelada. Esse é um lucro muito bom, mas você só pode realizar uma ação de compra, movimentação ou venda por turno, então levará vários turnos para realizar essa transação.
O aspecto Go do jogo vem com as células que você coloca em uma região para representar seus agentes e infraestrutura. Você só pode comprar, vender ou mover-se através de uma região na qual você tenha uma célula, e você pode colocar uma célula no seu turno, além de qualquer ação de compra/mover/venda que você realizar. As células estão sujeitas às regras do Go convencional, onde uma célula que está completamente cercada é capturada - neste caso, retirada do tabuleiro. Há a dimensão adicional no
GoCaine de que este é um Go para vários jogadores, em que o entorno de uma célula pode ser alcançado por dois ou mais jogadores trabalhando juntos. Na prática, você descobrirá que, inicialmente, os jogadores se ocupam construindo suas próprias redes com pouca consideração aberta pela competição, mas no meio do jogo, os jogadores são mais propensos a se juntar para dar cotoveladas a outro jogador, especialmente se esse jogador estiver na liderança... E com vários jogadores, sua célula pode ser facilmente cercada por oponentes trabalhando em conjunto antes que seu próximo turno chegue para lhe dar a chance de tomar qualquer ação defensiva. Isso significa que você precisa planejar vários movimentos à frente ou se envolver em negociações no estilo
Diplomacia com jogadores rivais; provavelmente ambos.
E não é apenas o Go para vários jogadores que oferece espaço para a interação do jogador: os jogadores também tentarão sabotar as operações rivais avisando as autoridades federais. Cada jogador começa com uma ficha de interdição que pode ser jogada em uma zona a qualquer momento para ameaçar remessas através dessa zona. A interdição força o jogador que tenta a remessa a fazer um teste de resistência usando 2d6, cujo tamanho depende do tamanho da remessa: quanto maior a remessa, maior a chance de falhar na jogada de interdição. Por exemplo, uma remessa de 4 toneladas só seria capturada e confiscada pelos federais em uma rolagem de 6 ou menos, enquanto um carregamento de 12 toneladas ou mais só seria seguro se você rolar 12! Ter influência política em uma região adiciona 1 à sua jogada de dados. Se uma remessa for perdida, não há nenhum benefício para o jogador que jogou a ficha de interdição, além da satisfação de ver um oponente sofrer.

O tema provou ser controverso com algumas pessoas. Embora os jogadores assumam o papel de barões da droga, este não é um jogo que incentiva o uso indevido de drogas nem glorifica o comércio de narcóticos. É difícil ver por que
GoCaine deve ser considerado mais controverso do que qualquer um dos inúmeros títulos temáticos da Máfia ou do Poderoso Chefão; muitos dos quais são mais gráficos e menos abstratos do que este. Em última análise,
GoCaine é um jogo de construção de rede econômica inteligentemente projetado. Há um elemento de forçar sua sorte sobre a extensão em que você aumenta suas remessas e corre o risco de confisco, e há algumas decisões importantes a serem tomadas quando investir seus lucros para aumentar sua rede, e isso é antes do Go entrar em jogo.
A editora Kharitago Games fez um bom trabalho na produção de GoCaine. Gostamos dos cubos interligados, cada um representando uma tonelada de produto, embora o nosso exigisse um pouco de força para fazer uma conexão sólida. Também apreciamos o fato de que todas as informações necessárias para jogar o jogo estavam lá no tabuleiro. A única coisa que realmente não gostamos foi o papel-moeda.
GoCaine é um ótimo jogo. Nós gostamos especialmente com quatro ou mais jogadores, pois achamos notavelmente menos interativo em contagens de jogadores mais baixas. É um jogo que muda de marcha à medida que os jogadores constroem e fortalecem suas redes, então há uma abertura notável, dinâmica no meio e no final do jogo. Apenas esteja avisado que jogar para ser o primeiro a acumular US $ 1 bilhão torna este jogo longo (+3 horas). Você pode tentar governar a casa com uma condição de vitória mais baixa; afinal, US$ 750 milhões devem lhe dar o suficiente para viver. Mais que isso é apenas ganância!
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Traduzido*** por
Vania Telles
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