Post original: https://www.boardseyeview.net/post/bangarang
Bangarang
Criado por Ellie Dix e publicado pela Ginger Fox, Bangarang venceu o prêmio de Melhor Party Game na UK Games Expo de 2024. As regras descrevem o jogo como “caos cooperativo”, e essa é realmente uma descrição bem precisa.

Neste animado party game para 4–8 jogadores, um jogador (dois em partidas com oito pessoas) assume o papel de adivinhador, enquanto os outros pegam uma carta que indica como devem comunicar uma pista. O participante com a carta “Desenhe” precisa comunicar a pista por meio de um desenho no quadro apagável fornecido; não pode usar palavras, letras ou números. “Mime” significa realizar uma mímica silenciosa, claro. “Diga 1 palavra” significa dar uma pista composta por uma única palavra — e você deve repetir a mesma palavra o tempo todo. Da mesma forma, “Faça um som”; ótimo para cartas com palavras como zumbi ou coruja, mas boa sorte para produzir sons úteis para comunicar dodô ou bote. “Soletrar com o corpo” significa usar a mão ou o corpo para formar a primeira letra da palavra.

O jogo acompanha 72 cartas dupla face, cada uma com cinco palavras ou frases, e uma carta é colocada no suporte para que todos os jogadores, exceto o(s) adivinhador(es), possam vê-la. Os jogadores então dão suas pistas simultaneamente para a primeira palavra da carta. Assim que o adivinhador acerta a palavra, os participantes gritam “Bangarang!” e passam para a próxima. A equipe marca um ponto para cada palavra adivinhada em 60 segundos, com um ponto bônus se conseguir acertar todas as cinco palavras. Não pense muito nisso — se suas partidas forem como as nossas no Board’s Eye View, isso nunca vai acontecer — você já estará indo muito bem se conseguir três ou, no máximo, quatro palavras no meio da cacofonia de pistas dentro do limite de tempo.

As regras sugerem reduzir o limite de tempo ao jogar com sete jogadores, ou seja, seis participantes dando pistas. Isso nos deixou intrigados, porque mais pistas na verdade aumentam o caos e podem tornar tudo mais difícil para o adivinhador — embora, se houver dois adivinhadores, seja razoável esperar um progresso mais rápido.
A beleza dos party games como este é que são infinitamente modificáveis. Se os jogadores estiverem com dificuldade, é fácil aumentar o limite de 60 segundos por carta. E embora Bangarang seja projetado explicitamente como um jogo totalmente cooperativo, é simples adaptá-lo para transformá-lo em um jogo por equipes, como Reverse Charades (The Op), com o qual Bangarang tem claras semelhanças. E, caso algum dia você se canse do jogo, aquelas 72 cartas dupla face com cinco palavras cada são um excelente recurso adicional para Just One (Repos Production).
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Marcelo Gama
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.