Post original: https://www.boardseyeview.net/post/wombat-kombat
A editora NeoTroy descrevem
Wombat Kombat como um jogo festivo, mas isso é apenas porque é um jogo alegre que faz uso de humor escatológico: tanto a moeda do jogo quanto seus pontos de vitória são representados como cocô de vombate. Isso provavelmente dará origem a muita hilaridade entre os pré-adolescentes risonhos, mas a piada pode se esgotar entre os jogadores mais velhos.
Humor de banheiro à parte,
Wombat Kombat é na verdade um jogo de cartas de coleção de conjuntos bastante interessante. Os 2-6 jogadores compram cartas a cada turno e, em seguida, realizam uma segunda ação para jogar um conjunto de cartas de vombate em sua mesa, jogam uma carta de comida para adicionar a um conjunto que já jogaram ou uma carta de predador para diminuir a coleção de um oponente. Ou eles podem lutar contra outro jogador usando cartas de sua mão e os dados personalizados de seis faces.

Isso pode parecer bastante rotineiro, mas o designer Arif Nezih Savi construiu alguns elementos novos. Para começar, os jogadores não compram apenas uma carta em seu turno, eles compram três. Isso não apenas acelera o jogo; também resulta em um desenvolvimento mais dinâmico das mãos. Existem nove tipos diferentes de vombate para coletar. Cada um é identificado por um número que representa tanto o valor do conjunto na pontuação final do jogo quanto o número de cartas no baralho; então, por exemplo, há apenas quatro cartas de valor 4 e vinte cartas de valor 20. A coleção de conjuntos é mais 'Toma Essa' do que você poderia esperar, porque apenas um de cada tipo de vombate pode estar em jogo a qualquer momento. Se um jogador já jogou um conjunto de três vombates de valor 18 em sua mesa, outros jogadores não podem colocar conjuntos de vombates de valor 18 a menos que haja mais deles no conjunto do que já na mesa: então você precisa colocar um conjunto de quatro dos vombates de valor 18. Faça isso, e aqueles que já estão em jogo são virados para baixo e colocados na toca de seu dono, onde geralmente valerão pontos negativos no final do jogo.

Dizemos geralmente porque também existem outras cartas de evento que agitam o jogo, e isso pode incluir uma mudança na maneira como as cartas na toca são pontuadas - transformando-as de pontos negativos em positivos... Existem três tipos de cartas de evento (Imediato, Contínuo e Fim de Jogo), revelado de acordo com o lançamento de um dado especial de seis lados após o combate ser resolvido. Quando você entrega um novo evento Contínuo ou de Fim de Jogo, ele substitui o que foi aplicado anteriormente. Teríamos preferido que o vencedor do combate recebesse mais poder de escolha sobre qual carta de Evento virar, de modo que, por exemplo, se você estiver a caminho de se beneficiar da atual condição de Fim de Jogo, escolha um dos outros Eventos e mantenha-o em jogo. Em nossas jogadas do protótipo de
Wombat Kombat mostrado aqui no Board's Eye View, experimentamos dispensar o dado do Evento e permitir aos vencedores do combate uma escolha livre, mas nossa regra da casa preferida era usar o dado, mas, se sair uma carta de fim de jogo ou continua, demos ao jogador que a comprou a opção de substituir ou não a carta que já estava em jogo. Descobrimos que isso funcionou muito bem, então é uma variante que você pode tentar se jogar Wombat Kombat no futuro.

Depois de comprar suas três cartas, você só pode fazer uma ação de acompanhamento no seu turno, então essa se torna sua decisão-chave. Você não pode adicionar cartas correspondentes a um conjunto que já possui em seu tabuleiro, mas uma carta de comida tem o mesmo efeito de aumentar o número de cartas que um rival terá que ter em seu conjunto antes de substituir as dele pelas suas. Você pode usar seu turno para jogar uma carta de predador que pode destruir a carta de comida de um oponente ou exigir que ele descarte uma ou mais cartas do conjunto, facilitando a substituição no próximo turno. E, claro, há o combate... Para iniciar uma luta, você escolhe outro jogador que tenha pelo menos sete cartas na mão (ter menos cartas protege você do combate) e seleciona três cartas de vombate da sua mão, viradas para baixo. O jogador defensor também escolhe três cartas de vombate. As cartas são todas reveladas, os dados de ataque e defesa são rolados, e o total de cartas de ataque + dados é comparado com o total de defesa. Se os jogadores tiverem cartas de ação em suas mãos que possam afetar o combate, elas poderão ser jogadas.

Wombat Kombat é o nome do jogo, então, como você pode esperar, o combate pode ser uma ação lucrativa. O vencedor imediatamente ganha três pontos de vitória. Ele devolve duas de suas três cartas de vombate para a mão, mas coloca a outra em uma pilha separada de vombate glorioso, onde marcará pontos no final do jogo. O vencedor também pode escolher uma das cartas do perdedor para adicionar à sua própria mão e virar uma para colocar na toca do perdedor. O perdedor fica com apenas a carta restante. O combate pode ser especialmente útil para extrair o valor dos pontos de cartas que você provavelmente não conseguirá jogar em sua mesa porque um oponente já tem um conjunto grande delas na mesa.

Com dois ou três jogadores, o jogo termina quando um jogador tem cinco conjuntos em sua mesa (quatro conjuntos com quatro jogadores; três conjuntos com cinco ou seis jogadores). Também termina quando o baralho (grande) de compra estiver esgotado. Tendemos a achar que o vaivém da jogabilidade significava que os jogos com 2-4 jogadores tendiam apenas a terminar com o baralho de compra. Ainda assim, nossas jogadas de Wombat Kombat não duraram mais de 30 minutos.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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