O metrô de Londres, mais conhecido como Underground ou "The Tube", foi criado no Séc XIX e é um símbolo da cidade.
Seu mapa esquemático de rotas coloridas se tornou o padrão mundial para os metrôs de todo o mundo.
Em Next Station: London os jogadores serão responsáveis por criar rotas ligando as diversas estações e distritos da cidade, desenhando um mapa esquemático do metrô.
Arte e componentes
O esquema de cores é muito agradável, com tons de alto contraste. Cada carta de estação possui um desenho próprio e há várias referências a pontos turísticos de Londres.
O jogo acompanha lápis de 4 cores diferentes, que possuem uma função mecânica. Destaque para a caixa, que possui uma elegante tampa com fecho magnético.
Mecânicas
Next Station: London é um "flip and write" elegante, cujo objetivo é formar rotas e conexões.
As folhas são divididas entre mapa (dividido em 13 distritos) e um espaço para cálculo da pontuação na parte de baixo.
A rota a ser desenhada na rodada é definida pela cor do lápis do jogador. No começo de cada rodada os lápis são passados em sentido horário, alterando a cor e a rota a ser desenhada.
Os jogadores devem desenhar conexões que liguem uma das extremidades de sua rota a uma estação do mesmo símbolo da carta virada naquele turno.
Ao final de cada rodada calcula-se a pontuação da rota de acordo com o número de distritos percorridos, o maior número de estações visitadas em um único distrito e quantas vezes a rota cruza o Rio Tâmisa.
Ao final da partida ainda são pontuados os números de de pontos turísticos visitados, os objetivos cumpridos e as estações onde passam mais de uma rota.
Conclusão
Next Station: London é uma agradável surpresa, um jogo pequeno, ótimo, bonito e muito barato!
Depois de 5 partidas, já está entre os nossos favoritos fillers e jogos de escrever!
Ainda que seja um flip and write bastante tradicional, o fato da cor do lápis utilizado definir a rota a ser desenhada é bem criativa e ainda deixa o mapa desenhado muito bonito!
Por mais simples que sejam as mecânicas, a variedade e equilíbrio entre as formas de pontuar tornam o jogo desafiador.
Com partidas rápidas, caixa pequena e poucos componentes, é um excelente filler e jogo para levar em viagens.
A ressalva fica pela baixa interação (o que não nos incomoda) e pela pouca quantidade de cartas, o que pode acabar comprometendo a rejogabilidade depois de muitas partidas.
Para quem quem se interessou, além da versão física bem baratinha, Next Station: London está disponível na BGA para jogar online.
Se gostou das fotos e da análise, aproveita para seguir nosso instagram: