Carnegie é um euro estratégico do designer Xavier Georges, lançado pela Mosaico Jogos em 2022 simultaneamente com o resto do mundo e que vem chamando à atenção, tanto aqui, quanto lá fora.
Quem foi Carnegie?
A imagem que ilustra a capa do jogo não é inspirada no meme do “chorrindo”, mas sim no industrial e filantropo estadunidense Andrew Carnegie. Entre os sécs. XIX e XX Carnegie foi um dos homens mais ricos do país, fazendo fortuna com a produção de aço, principalmente com a expansão ferroviária dos EUA para o oeste. Em seus últimos anos, Carnegie passou a se dedicar à filantropia, tendo doado cerca de 350 milhões de dólares, com destaque à construção de cerca de 2800 bibliotecas públicas e para instituições de educação.
Tema
Conhecendo sua história, vê-se que o designer buscou fazer um jogo que emulasse de certa forma as atividades de Carnegie: obter dinheiro expandindo suas atividades pelo país, mas tendo como um dos principais objetivos fazer doações, que garantem pontos de vitória.
No entanto, o tema é apenas um pano de fundo, havendo pouco reflexo nas mecânicas. É possível vencer o jogo construindo poucas indústrias e as doações nada mais são do que uma forma de converter dinheiro em pontos de vitória e somente a arte e o manual indicam o tema filantrópico da mecânica.
Mecânicas
Carnegie é um jogo de informações abertas, inexistindo sorte. Desde o começo da partida está revelado tudo o que pode ser construído e, em contagens menores, já estão bloqueados espaços no mapa e nas doações.
O jogo possui 20 turnos, tendo como um dos destaques é a forma de seleção de ações, num tabuleiro à parte aleatorizado no início da partida. Ali o jogador da vez escolherá uma das 04 ações disponíveis, que deverá ser executada por todos os jogadores. O tabuleiro de ações também indica em qual local do mapa os jogadores poderão recolher um meeple para obter renda ou se poderão fazer doações.
Após selecionada, os jogadores ativarão departamentos em seu tabuleiro pessoal, utilizando meeples previamente alocados. Inicialmente os departamentos são iguais para todos, mas poderão ser construídos outros (melhores ou mais especializados) ao longo da partida.
Há ainda uma mecânica de construção no tabuleiro, que além de dar pontos conforme a cidade posicionada, também pontua conforme a conexão entre as grandes cidades. Essas construções são ainda a principal forma de colocar trabalhadores no mapa e de melhorar o motor de renda do jogador.
O jogo é extremamente estratégico, exigindo muito planejamento: como as ações são comuns é necessário marcar o adversário, para se preparar para a ação que ele irá ativar ou para fazer uma ação que não o beneficie. Além disso, é necessário ter alocado e ativado trabalhadores nos departamentos previamente para executar ações; prever qual local do mapa será ativado, para ter um meeple lá para coletar renda; ter dinheiro no momento que for ativada a doação; ter avançado a pesquisa no momento de construir etc.
Conclusão
Xavier Georges conseguiu unir esse grande número de mecânicas num jogo extremamente coeso e elegante, formando um euro denso, complexo, com várias formas de pontuar que se conversam, sendo difícil escolher uma única estratégia vencedora.
Carnegie por vezes passa a sensação de jogo do Vital Lacerda, pelas várias formas de pontuar e pela excelente integração entre ações, ou do Brass, pela necessidade constante de planejamento de olho em como o adversário vai se posicionar no tabuleiro.
Se você gosta de euros complexos e muito estratégicos, Carnegie é para você.
Para nós, é até esse momento o melhor jogo lançado em 2022.
E aí, já jogou ou quer conhecer o Carnegie? Deixa seu comentário!
Se gostou das fotos e da análise, aproveita para seguir nosso instagram: