Os jogos da editora japonesa Oink Games se caracterizam por regras simples, poucos componentes e caixas muito pequenas. Um desses jogos é o SCOUT, que concorre ao prêmio Spiel de Jahres 2022.
Mecânicas
SCOUT é um jogo de escalada, em que a cada rodada deve ser superada a combinação de cartas presente na mesa, com uma sequência maior de cartas ou com um conjunto de cartas de números iguais.
Recebidas as cartas, essas NÃO podem mais ser reorganizadas na mão. Os jogadores apenas poderão decidir qual conjunto de números usarão durante toda a rodada, virando ou não sua de ponta cabeça.
Caso o jogador não possa vencer o conjunto jogado, poderá fazer um "scout": comprar uma das cartas das extremidades do conjunto jogado, escolhendo um de seus números, e colocá-la em qualquer lugar de sua mão.
Uma vez por rodada cada jogador tem a oportunidade de fazer um "scout and show", ou seja, pegar uma carta e imediatamente vencer a mão.
Variante 2p
SCOUT é feito para ser jogado de 3-5 jogadores, mas possui uma variante para 2p. Não é a contagem ideal, mas funciona muito bem e é bastante divertida.
No entanto, não recomendamos o SCOUT para jogar apenas nessa contagem, mas se você já possui ou pretende comprá-lo, vale a pena experimentar em 2p.
Conclusão
Assim que jogamos SCOUT pela primeira vez (em 3p), não conseguimos parar de jogar! Foram várias partidas seguidas, se mostrando um jogo rápido, muito divertido e mais estratégico do que aparenta!
A limitação de não mover as cartas exige enxergar a mão como um todo, antecipando quais conjuntos podem surgir ao longo da rodada.
Às vezes fazer a ação de scout no lugar de vencer a rodada pode ser o diferencial para formar uma mão vencedora no futuro. E usar o "scout and show" no momento certo é essencial para manter a rodada viva, especialmente jogando em apenas 3p.
SCOUT é impecável no que se propõe e é exemplo de que grandes jogos podem vir das menores caixas!
Pena que não deve ser lançado no Brasil, já que a editora é bastante restrita em seus licenciamentos.
E você, já conhecia o SCOUT? Deixe seu comentário!