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Quoridor é um título de uma série de jogos de estratégia abstrata lindamente produzidos, publicados pela Gigamic e distribuídos no Reino Unido pela Hachette Games. Todos vêm em caixas brancas correspondentes e os jogos da linha se distinguem por seus componentes de madeira satisfatoriamente robustos.
O jogo foi originalmente projetado em 1997 por Mirko Marchesi. Foi publicado ao longo dos anos em muitas edições diferentes, incluindo versões de viagem, mas a edição da Gigamic tem talvez a presença de mesa mais marcante - principalmente devido ao design limpo e descomplicado e aos componentes de madeira sólida.

O jogo em si é super simples. Cada jogador tem um peão que deve avançar de um lado de uma grade de 9 x 9 para o outro. O vencedor é o jogador que levar seu peão para o outro lado primeiro. Na sua vez, você pode mover seu peão uma casa em qualquer direção ortogonalmente ou pode colocar uma cerca em qualquer lugar do tabuleiro. Em um jogo de dois jogadores, cada jogador começa com 10 cercas; cada um de vocês tem cinco cercas se houver quatro jogadores. A limitação de colocar cercas é que você não pode bloquear completamente o caminho de um jogador. Isso significa que você está desviando seu oponente e fazendo-o seguir um caminho mais longo; idealmente, um caminho que os force a voltar para trás.

Então vocês dois acabam se colocando em labirintos. Claro, você só pode colocar cercas quando as tiver disponíveis para colocar - quando seu oponente as tiver usado, não há nada que impeça você de avançar seu peão para o outro lado... Exceto que o labirinto que você erigiu para atrasar seu oponente pode agora fazer sua própria passagem mais difícil.
Se o peão do seu oponente acabar ao lado do seu, você pode pular por cima dele, e atraí-lo para ganhar terreno extra é frequentemente utilizado pelo vencedor.
Quoridor joga rapidamente em 15 minutos. Parece um jogo que você poderia calcular matematicamente e, sem dúvida, há programadores por aí que poderiam e provavelmente já programaram um jogo perfeito. Jogadores experientes podem fazer uso tático do fato de que os caminhos não podem ser completamente bloqueados; por exemplo, usando uma cerca para fechar a rota de retorno duplo de seu próprio peão para que um oponente desperdice algumas de suas cercas.
O jogo fica no seu melhor como uma disputa de dois jogadores, mas também há a opção de quatro jogadores. Embora as regras sejam as mesmas, ter jogadores indo para leste/oeste, bem como norte/sul, pode tornar o jogo caótico. Há também mais oportunidades de lucrar com o movimento de salto potencialmente vencedor dos jogos.
Quoridor - Versão da Galápagos Jogos, lançado no Brasil
Se você gosta de jogos abstratos curtos e fáceis de jogar, certamente deve conferir o
Quoridor. E, com esta edição, saiba que você está comprando um jogo que funciona como uma peça de exibição quase escultural.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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