Post original: https://spellenplank.nl/en/review-four-gardens/
Instagram: https://www.instagram.com/spellenplank/
Há muito tempo, em um belo reino oriental, uma rainha construiu um misterioso pagode para satisfazer os deuses. No entanto, a rainha adoeceu e iniciou uma competição para encontrar sua sucessora. Os deuses escolherão o herdeiro do trono que construiu o mais belo jardim ao redor do pagode.
Você prepara o jogo montando o pagode e colocando o tabuleiro ao lado dele. Em seguida, você recebe 5 cartas de paisagem. A pilha de cartas de paisagem restantes é colocada ao lado do pagode junto com 3 cartas de paisagem abertas. Quando isso for feito, já pode começar!
Em
Four Gardens, você acumulará pontos coletando conjuntos de cartas de paisagem e construindo-as. Cada conjunto completo forma um panorama de um jardim. Você deve realizar 3 ações no seu turno e, portanto, jogar 3 cartas. Você sempre pode escolher uma combinação de 4 ações diferentes que são explicadas abaixo.
Estabelecendo as fundações: Para fazer panoramas, você deve primeiro estabelecer as fundações. Você faz isso colocando uma carta na sua frente. Agora você pode começar a coletar os recursos descritos nela, mas precisa jogar outras cartas para isso. Depois de coletar todos esses recursos, você pode virar a carta. Você pode ter apenas 3 cartas de fundações ativas e nunca pode jogar a mesma carta.
Girando o pagode: Para coletar mercadorias, você pode começar a virar o pagode um quarto de volta. O pagode consiste em 4 camadas rotativas. Se você girar a camada inferior, o resto gira com ela. No entanto, se você girar a camada superior, essa também será a única camada que gira. Você pode jogar uma carta para virar o pagode. A carta indica qual camada do pagode você pode virar e se você pode começar a coletar de cima para baixo ou de baixo para cima. Você só tem espaço para 4 recursos em seu estoque no início. Isso significa que você pode pegar os primeiros quatro recursos de cima ou de baixo.
Pegando um recurso à sua escolha: Este símbolo pode estar em uma carta ao invés do pagode. Se você descartar esta carta, você pode pegar 1 recurso à sua escolha.
Movendo recursos: Para mover recursos de seu suprimento para sua carta de fundação, você deve realizar esta ação. Você pode descartar qualquer carta para realizar esta ação. Em vez de colocar recursos em sua carta, você também pode descartá-los, quando não precisar mais deles, por exemplo.
O jogo é basicamente fazer os panoramas, pois cada carta faz parte de um panorama. Há um símbolo de deus de uma determinada cor em cada carta. Se você virar uma carta e construir aquela parte do jardim, você pode mover seu marcador de pontuação 1 para frente na trilha de pontuação dessa cor. Se você estiver no espaço mais à direita (10) da trilha, outros jogadores se moverão para trás 1 espaço. Se você completar um panorama, você recebe novamente todos os bônus divinos para as cartas incluídas. Você também recebe um bônus separado; você pode escolher entre suprimentos adicionais, pegar recursos ou pontos de vitória.
O jogo termina quando 1 dos jogadores completar 10 cartas de fundação. Você então soma o número de pontos nas trilhas de pontuação, juntamente com quaisquer pontos de bônus. Aquele com mais pontos causou a melhor impressão nos deuses e será o sucessor da rainha.
Nossas Considerações
Four Gardens nos surpreendeu várias vezes, desde a abertura da caixa até o final da primeira partida. A caixa de Four Gardens é preenchida com um insert prático e belos componentes. O grande pagode, as cartas com artes incrivelmente bonitas e as fichas de madeira nos surpreenderam. Não entendemos por que as pessoas não falam mais sobre o quão bonito é esse jogo! Para nós, Four Gardens certamente pode ser mencionado na mesma lista de lindos jogos como
Everdell e
Meadow. A propósito, a caixa de Four Gardens não é apenas recheada com belos componentes do jogo, mas também com um jogo familiar muito divertido e tático!
Ao jogar
Four Gardens, descobrimos que o jogo pode ter mecanismos simples, mas definitivamente não é fácil de ganhar! Four Gardens nos trouxe AP (paralisia de análise). Você sabe o que fazer, mas é muito difícil fazer a escolha certa. Você sabe que tem que virar o pagode para coletar água e pedra, porque precisa delas para sua carta de fundação, mas como vai virar o pagode? Sentido horário? Sentido anti-horário? Para nós, Four Gardens foi um verdadeiro quebra-cabeças. Nós gostamos mais do jogo por causa disso!
Estamos muito empolgados com
Four Gardens. É o jogo perfeito para jogar quando você tem jogadores inexperientes, mas quer algum desafio. Four Gardens pode entreter e fazer todos pensarem. Além disso, o belo pagode convencerá todos a experimentar o jogo pelo menos uma vez.
A única coisa que questionamos é a repetição.
Four Gardens tem muito a oferecer como jogo, mas sentimos falta de cartas de objetivos extras ou outras adições que tornam cada partida diferente. O princípio e o objetivo do jogo são sempre os mesmos. Claro que a cada partida você tem outras cartas e o pagode é um pouco diferente, mas o jogo em si não muda muito. Se você jogar Four Gardens com frequência, pode ficar entediado com o jogo. Espero que haja uma boa expansão que adicione algo novo, porque definitivamente queremos manter esse belo jogo em nossa coleção!
Jogando em 2 jogadores
Four Gardens joga muito bem em dupla. Sua vez chega rapidamente e você também pode ver o que seu oponente está fazendo. Você pode, por exemplo, virar o pagode de tal forma que seu oponente não consiga obter as mercadorias de que precisa. Com vários jogadores, isso também é possível para a pessoa que estiver próxima a você. As rodadas podem levar muito tempo, porque você tem que olhar com cuidado qual carta você deve usar para o pagode e quais mercadorias você recebe por ela, então com 4 pessoas pode demorar um pouco mais.
Prós e contras
+ Belos panoramas e pagode
+ Belo insert que cabe até o pagode
+ Queimador de Cérebros
- Baixa repetição
- As rodadas podem ser longas, dependendo do número de jogadores
https://spellenplank.nl/en/
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.