Caper: Europe (Unai Rubio, Keymaster, 2022)
Quando pensa nos melhores jogos exclusivos para dois jogadores, qual jogo vem à sua mente? Jaipur? 7 Wonders Duel? Patchwork? Sugiro acrescentar
Caper: Europe nessa lista! (talvez até no topo)
Caper: Europe é um cardgame da editora Keymaster Games e que reimplementa
Caper, jogo desconhecido por aqui e quase esquecido lá fora.
Caper: Europe é um jogo exclusivo para dois jogadores, que competem como mentores de assaltos, reunindo uma equipe de ladrões e dando-lhes os melhores equipamentos!
Trata-se de um jogo de draft de cartas com troca de baralhos, no qual os jogadores disputarão 3 cabos de guerra simultâneos, buscando assaltar locais da Europa.
O jogo vem com decks base de locais, ladrões e equipamentos, mas novas cartas são acrescentadas com 4 mini-decks, representando Paris, Roma, Barcelona e Londres, cada uma com pequenos acréscimos de regras, que aumentam a dificuldade e a rejogabilidade.
Pode-se definir Caper: Europe com uma única palavra: elegante!
O jogo é extremamente elegante com suas mecânicas, de curta duração, com regras simples, iconografia excelente e diversas formas de pontuar mantendo o jogo sempre bem balanceado.
Não há excessos: todas as cartas disponíveis serão utilizadas a cada partida e há um número limitado de moedas.
Há diversas formas de pontuar, todas muito bem equilibradas, e o draft de cartas faz com quem a sorte tenha pouca influência na pontuação.
A elegância está ainda na arte e nos componentes.
O design gráfico vem do jogo original e é magnífico, dando ao jogo uma ambientação meio anos 60. Os componentes são excelentes, com cartas de boa gramatura e o mais bonito e bem acabado insert que já vimos. Faltaram apenas as moedas de metal, da versão KS, para o conjunto ficar perfeito.

Mecanicamente o jogo é incrível, quase impecável. Os jogadores estão frente a frente, competindo por 03 localidades. Para isso, podem jogar até três ladrões em cada local e até três itens em cada ladrão. O conjunto de cartas colocados em cada localidade compõe a Equipe (“crew” no original) e os efeitos das cartas se aplicam a toda a equipe.
A mecânica de baixar cartas disputando localidades lembra um pouco Schotten Totten, mas só na aparência, pois os locais são disputados num cabo de guerra movimentado pelas cartas.
No entanto, vencer os cabos de guerra é só uma das várias formas de pontuar, pois quase tudo pode dar pontos: há também o set collection pelos itens roubados e as pontuações das cartas jogadas, cada uma com regras próprias aplicáveis à equipe onde foi jogada.
O draft de cartas foi muito bem implementado, pois é sempre necessário balancear o seu interesse e o que o adversário quer, pois cada escolha pode ajudar ou prejudicar o outro jogador.
Falando em prejudicar, também é muito bem implementado o take that, pois há alguns equipamentos que destroem cartas do adversário, revertendo seus efeitos de avançar na trilha do local ou de ganhar moedas.
As moedas são outra mecânica interessante, pois se limitam a 10 e, ao ganhar moedas e o estoque estiver vazio, devem ser retiradas do adversário até que fiquem iguais.
Caper: Europe é um jogo pequeno, leve, com artes e componentes excelentes e impressionante em tudo o que faz, conseguindo roubar o lugar como melhor jogo leve exclusivo para 2 jogadores!
E você, gosta de jogos para dois? Qual o seu preferido?