Post original: https://boardgamegeek.com/thread/2498970/folklore-afflicted-review
Eu tenho feito meu caminho através de vários jogos do tipo "
dungeon crawler RPG em uma caixa" e as minhas jornadas com
Folklore: The Affliction continuam sendo dignas de nota. Ainda assim, hesitei antes de comprar (obviamente eu perdi os kickstarters). Eu não tinha certeza do que estava me impedindo de comprar este jogo, mas, mesmo assim, decidi adquiri-lo. Minha esposa e eu concluímos a aventura principal com 2 personagens e estamos prestes a fazer
Folklore: The Affliction – Dark Tales Expansion em seguida, então o que se segue é apenas uma análise do jogo base, sem qualquer conteúdo de kickstarter.
Qualidade de produção:
Novamente, esta não é a versão do kickstarter, nem são adicionadas miniaturas. Estamos jogando como bons jogadores antigos, sim, isso mesmo, apenas papelão sobre papelão. A qualidade da arte é maravilhosa e as peças bem coloridas. Bom destaque das peças e não houve erros de produção óbvios. O layout do livro de regras é um pouco confuso, e não parece o mais organizado. Há um índice na parte de trás que é útil, mas a organização geral das regras o torna um pouco menos intuitivo. O jogo vem com vários dados D4, D6, D10, D100, e todos são, bem, ...dados.
Jogabilidade:
A jogabilidade parece ser dividida em vários modos diferentes. Você tem verificações de habilidades do livro de história (parecidas com as verificações de habilidades de D&D), viagens no mapa mundial (seus personagens se movendo através do mapa, desencadeando eventos até chegarem ao destino da missão) e escaramuças e encontros.
Escaramuças são basicamente festivais de lançamento de dados que não envolvem miniaturas. Cada inimigo tem dois lados em sua carta, um modo de batalha e um modo de encontro. O modo escaramuça é um pouco estranho no fato de que os inimigos sempre atacam primeiro, mas faz com que você decida se vai atacar ou defender, concedendo alguns bônus / penalidades menores.
Os encontros, por outro lado, são onde o seu
standee (representações do personagem em papelão com uma base) ou miniatura está navegando em um mapa de grade e, como outros jogos de miniaturas táticas, lutando contra os vilões. Há uma variedade de outros objetivos espalhados no mapa, muitos dos quais só podem ser pegos durante um combate.
O combate é mais do que apenas rolar dados em confrontos. É necessário, para causar dano suficiente, estar ciente do posicionamento espacial de seus aliados para certos bônus, bem como o uso de habilidades (através de pontos de poder). O combate é certamente desafiador o suficiente, e parece que está bem ajustado.
Parece haver muitos detalhes neste jogo armazenados em sua cabeça. Quando você tem tantos bônus, condições positivas ou negativas, bônus de aliados e outros, é fácil esquecer. Felizmente, as boas fichas de personagem ajudam um pouco.
A mecânica geral de combate é bastante intuitiva. D100, adiciona ou subtrai modificadores que devem ser iguais ou superiores à defesa do alvo. Nada muito complicado aqui, e funciona. Com o D100, porém, às vezes isso parece um pouco oscilante. Eu persigo a rolagem 001 enquanto minha esposa, por outro lado, sempre parece rolar 90+.
Narrativa:
O mundo geral e a narrativa em
Folklore: The Affliction é onde eu acho que este jogo brilha. Se você está procurando um combate tático onde suas decisões são críticas (como
Gloomhaven), então você pode se decepcionar um pouco. Se você está procurando uma experiência "semelhante a um RPG", onde você escolhe sua aventura e faz testes de habilidade para auxiliar a narrativa, então este aqui é o jogo.
Folklore: The Affliction é dividido em vários arcos de história semi vinculados, cada um contendo vários capítulos (esses capítulos servem como uma boa duração de sessão de jogo).
A história é um gênero de fantasia-terror-leve com boa escrita e construção de mundos. Suas decisões afetam a história, mas às vezes pode parecer um cenário de Escolha A ou Escolha B.
Conclusão:
O layout das regras do jogo pode tornar o aprendizado de um jogo bastante simples desnecessariamente complicado e seus muitos status e condições farão você olhar para cima e para baixo nessa página de índice. A mecânica de combate funciona embora seja um pouco oscilante. Seus componentes são de qualidade padrão, com grande arte. A história e a construção do mundo são bem construídas. Parece um jogo de aventura sem Mestre, mas é claro que com isso vem menos escolhas gerais.
Não sei por que demorei tanto para colocar
Folklore: The Affliction na mesa, mas estou feliz por finalmente ter conseguido. Este jogo explodiu minha mente? Não exatamente. Este jogo foi apenas mais uma experiência divertida de RPG em uma caixa? Sim, definitivamente!
Por Stephen Haramis (sharamis87)
Traduzido*** por
Vania Telles
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