Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Análises
  3. Everdell
  4. Editoras Deveriam Temer o Consumidor, e Não o Contrário...

Editoras Deveriam Temer o Consumidor, e Não o Contrário...

Everdell
  • avatar
    iuribuscacio29/12/21 18:57
    avatar
    iuribuscacio
    29/12/21 18:57
    3181 mensagens MD


    Editoras Deveriam Temer o Consumidor, e Não o Contrário...


    Caros Board Gamers

    Todos sabem que  o Everdell foi um jogo lançado com grande estardalhaço, muita gente ficou animada, o jogo vendeu muito bem, apesar de custar bem caro. Aquela árvore 3D que é preciso reconhecer fica linda na mesa, também elevou bastante o preço do jogo, só para ter praticamente um suporte de luxo, mas ainda assim um suporte. Obviamente não são todos, e muita gente há de discordar, porém, certamente muita gente boa trocaria a tal árvore, por um preço mais em conta. Mas a árvore não é nem o maior dos problemas, porque o fato é que tão logo as pessoas receberam o jogo, elas tiveram a triste surpresa de que algumas cartas vinham com erros graves de impressão. E esses erros não eram nem uma questão de tradução equivocada, mas sim, na carta tal deveria estar escrito isso, ou constar isto e constava aquilo.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/17d45_167938_m.jpeg

    Felizmente, nesse caso a Galápagos, pelo menos na aparência resolveu demonstrar alguma consideração com seus consumidores e se comprometeu a reimprimir e reenviar todas as cartas erradas para quem tivesse comprado o jogo. Assim sendo, a princípio a coisa era simples, bastava pegar as cartas erradas, fazer uma nova impressão e mandar para os compradores. A questão é que nem sempre o simples é sinônimo de barato, e consertar esse erro de produção vai sair bem caro para a Galápagos. Só que isso faz parte de algo chamado "risco do negócio" que todo empresário sério conhece, ou deveria conhecer, para não cair em armadilhas e perder dinheiro. É justamente por isso que as empresas investem tanto em controle de qualidade e revisão, porque por mais que isso seja caro, consertar erros nos produtos é sempre mais caro, e prejudica muito a boa imagem de uma empresa.    
    Até aí estava tudo bem, porque a Galápagos ia fazer a reposição e coisa e tal. Mas de repente eu me deparei com uma atualização a respeito da reposição do Everdell, em um dos tópicos abaixo na ficha do jogo, que dizia o seguinte:

    Atualização de 21/05/2021.
    Errata oficial disponível na página do produto em nosso site oficial, na área Downloads. Clique aqui para acessar diretamente.
    Neste caso, em especial, conversamos com o estúdio e acordamos que reimprimiremos as cartas que possuem errata, utilizando a mesma linha de produção que o produto original.
    É importante lembrar que essa é uma resolução especial e nem toda errata necessariamente possui reimpressão, mas garantimos que teremos sempre uma solução oficial rápida para disponibilizar aos clientes aqui e/ou na área de Downloads da página do produto.
    Levando em conta o tempo de produção e importação para o Brasil, a previsão de chegada no País é de Fevereiro de 2022, com chance de mudanças que serão avisadas à comunidade.
    Quando estivermos próximos a essa data, entraremos em contato com todos os lojistas e clientes diretos para alinhar os processos a fim de que todos recebam devidamente seus componentes reimpressos. Não haverá atualização de status aqui até lá.

    Esse comunicado me deixou com uma pulga atrás da orelha, porque em um momento a Galápagos diz que "reimprimiremos as cartas que possuem errata", até aí tudo bem, o que estiver errado será consertado. Porém no parágrafo seguinte a empresa diz que "essa é uma resolução especial e nem toda errata necessariamente possui reimpressão, mas garantimos que teremos sempre uma solução oficial rápida para disponibilizar aos clientes aqui e/ou na área de Downloads da página do produto".

    Não vou nem comentar a tal resolução especial, como se consertar uma cagada que a própria empresa fez fosse um grande favor, que a Galápagos estivesse prestando, para quem pagou caro pelo jogo. Também não sei quanto a vocês, mas esse comunicado me pareceu muito estranho, porque ao mesmo tempo que a empresa diz que o que tiver errata será reimpresso, logo em seguida ela diz que nem tudo que tiver errata terá necessariamente reimpressão. Pelo que eu entendi a coisa vai funcionar assim, aquilo que estiver errado e a Galápagos achar que deve reimprimir, ela vai reimprimir e enviar, mas aquilo que estiver errado, mas a Galápagos achar que não precisa imprimir ela não vai imprimir, e quem quiser que baixe a errata na página de download e faça ele mesmo a sua impressão do jeito que conseguir e coloque dentro do sleeve da carta. É isso mesmo gente? Eu entendi direito?
    Sinceramente, pode ser que o meu conhecimento seja pouco, mas acho difícil de algo assim acontecer na Alemanha, nos USA, na França no Japão ou na Inglaterra (a empresa erra, finge que está fazendo uma gentileza muito grande ao consumidor, e ainda por cima conserta o erro pela metade). E nem é apenas uma questão de aqui ser o Brasil, mas sim daqui ser o Brasil e o produto envolvido ser um board game. Nós estamos no Natal e as pessoas trocam até mesmo os produtos que não gostaram, ou que receberam um número maior ou menor. Se o produto vier com defeito então, aí é troca na certa na loja. Alguém compra uma roupa pelo site, recebe uma blusa, com uma  mancha enorme e resolve ficar com ela assim mesmo, porque uma mancha, ou um rasgo, não te impede de usar a roupa, ou melhor dizendo, "dá para usar" ou "não afeta tanto a usabilidade"? É claro que não, porque, muito infelizmente, essa prática só acontece no caso dos board games. E olhem que nós estamos falando de um jogo que custou mais de R$ 400,00, ou seja, não foi um trocado qualquer que sobrou da ida à padaria.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/6ad51_zqfzfq.jpg

    Com toda a sinceridade, eu desejo com toda a força, que chegue fevereiro e a Galápagos faça a reimpressão de todas as cartas erradas, e vou ter grande satisfação se as pessoas voltarem aqui para me dizer, que eu estava errado de desacreditar da Galápagos. Não dá para ignorar que muita gente gostou do jogo, afinal apesar dos erros de produção, ele ainda continua sendo um bom jogo e custou caro para as pessoas, e elas não merecem de modo algum ficar nesse prejuízo. Muito embora, nesse caso eu só acredite vendo, porque credibilidade é algo que a Galápagos já perdeu faz muito tempo. Isso sem falar que é preciso ter sempre esperança, especialmente no final de ano, de que o ano seguinte será melhor que aquele que passou. Então mesmo não acreditando, ainda assim, eu desejo muito que esse evento da reposição do Everdell seja um "turning point", na forma como funciona o nosso mercado nacional de board games.

    Nós vivemos em uma sociedade capitalista, como todo mundo sabe. E todo mundo também sabe, mas nem sempre se dá conta, é que numa sociedade capitalista, quem tem o dinheiro é quem tem a força. Pois bem, em uma relação de consumo quem tem o dinheiro não é a empresa, mas sim o consumidor, portanto é o consumidor quem tem a força. Só que as pessoas têm medo de usar essa força, pois existe um receio generalizado, de que as empresas fechem as portas e parem de lançar jogos no país, o que forçaria todo mundo a voltar a importar jogos, o pelo menos até agora ainda é bem mais caro. Certamente isso não tem fundamento algum, porque mesmo que a Galápagos, que representa metade do mercado de board games, ou talvez até mais, se ela fechar as portas, aos poucos outras empresas vão assumir esse vácuo, e, mesmo que leve alguns anos, outras empresas, quem sabe até empresas novas, vão continuar lançando jogos no mercado brasileiro. 

    Então nós temos de nos livrar desses grilhões imaginários que tolhem a nossa força, reconhecer que enquanto comunidade nós todos somos muito mais fortes do que pensamos e começarmos a agir de acordo. A única coisa que nos impede é que nós temos que começar a pensar mais coletivamente, porque um consumidor apenas, não tem força alguma, mas um grupo grande de consumidores tem toda a força ao seu dispor. Se as editoras de board games não estiverem dispostas a se modificar, a começar a procurar meios de baixar os preços dos jogos, e começarem a investir em controle de qualidade e revisão, nós enquanto consumidores podemos literalmente fazer com que elas façam isso na marra. Basta apenas que cada um de nós resolva parar de permitir, que as empresas nos tratem de qualquer jeito, e todos comecemos a nos fazer respeitar, até mesmo abrindo mão de alguns board games que queremos muito (acreditem, isso não é o fim do mundo, principalmente para quem tem outros 50 jogos na estante, esperando para serem jogados).  Já imaginaram se em 2022 as pessoas começassem a exigir serem tratadas como elas merecem ser tratadas, em troca do suado dinheiro, que todas gastam, comprando board games? Imaginem até onde conseguiríamos ir, se todos pensassem e passassem a agir assim. 

    Pensem nisso.

    Eu termino deixando aqui essa mensagem e esse ponto de reflexão, bem como os meus votos de que todos nós tenhamos um 2022 melhor do que o ano que passou, com muito mais felicidade, saúde, prosperidade, paz e principalmente respeito, especialmente no que se refere ao mercado nacional de board games.

    Parafraseando o Alan Moore:

    OS CONSUMIDORES NÂO DEVERIAM TEMER AS EDITORAS , AS EDITORAS É QUEM DEVERIAM TEMER OS SEUS CONSUMIDORES!

    Um forte abraço, boas jogatinas e Feliz Ano Novo.

    Iuri Buscácio

    P.S. Quem paga a conta é quem escolhe o prato, a bebida e a hora de levantar da mesa.

    6
    0
    18

  • Canal

    Veja Também

    iuribuscacio

    Veja Também

    Por um Prêmio Ludopedia Mais Justo...
    Jogos com Preços Muito Baixos, Só Que Não...
    100º Artigo no Ludopedia
    Novo BG The Witcher, Só Pra Quem Pode e Não Pra Quem Quer
    Todo dia, um bobo e um esperto saem de casa

    Compre agora o jogo Everdell na LUDOSTORE
    R$ 402,00 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer

    Comentários:

  • maueze
    1410 mensagens MD
    avatar
    maueze29/12/21 19:17
    maueze » 29/12/21 19:17

    Caro iuri
    Desenvolva em no máximo trinta linhas uma dissertação em prosa sobre tema a ser discutido.

    Lembrando que exceder o limite ou fugir do tema causa anulação da redação,  erros de português serão tolerados.

    Algumas sugestões:
    Galápagos não enviará reposição.

    Galápagos escolhe soluções diferentes para jogos diferentes sem consistência.

    Preços de boardgame passaram de três sacos de arroz.

    Boardgame (hobbie) não é um bem essencial e segue relações microeconômicas diferentes.

    Caso opte por agregar múltiplos temas atente ao limite supracitado.

    8
  • iuribuscacio
    3181 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio29/12/21 19:28
    iuribuscacio » 29/12/21 19:28

    maueze::.

    Caro maueze

    Eu ainda não te disse isso, mas eu adoro essa frase do seu avatar. Acho o maior barato.

    Um forte abraço e boas jogatinas.

    Iuri Buscácio

    P.S. Quem me dera ainda estar na idade de fazer ENEM...

    1
  • Mauricio Sergent
    991 mensagens MD
    avatar
    Mauricio Sergent29/12/21 19:47
    Mauricio Sergent » 29/12/21 19:47

    Perfeito.

    Daqui a pouco aparecem os passadores de pano....:)

    5
  • iuribuscacio
    3181 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio29/12/21 20:10
    iuribuscacio » 29/12/21 20:10

    Mauricio Sergent::Perfeito.

    Daqui a pouco aparecem os passadores de pano....:)

    Caro Mauricio Sergent

    Meu camarada eu já estou tão acostumado, que já quase que nem percebo mais.

    Isso sem falar que, com certeza vai aparecer alguém para esculhambar a forma e o tamanho dos meus textos (sem nem parar para pensar se a mensagem tem alguma validade ou não), juntamente com o pessoal do "se você achou caro, ou não gostou da produção, não compra e deixa de encher o saco". Possivelmente deve pintar também a galera do "os erros não atrapalham em nada a jogabilidade", acompanhados do povo do "aumento do valor do frete internacional", da "alta do dólar" e do "esse jogo é caro na gringa também". Isso sem falar na rapaziada do "ah é sabichão, se você sabe tanto vai lá, monta um editora de board games e nos mostra como é que se faz, se for capaz".

    Por mim tudo bem, o Ludopedia é antes de tudo um fórum democrático, onde as pessoas tem o direito de expor o seu ponto de vista, principalmente se for divergente, para enriquecer o debate e preferencialmente de forma respeitosa, o que nem sempre acontece quando se referem a mim. Mas o que se pode fazer não é mesmo?!?! Só pode mostrar educação, respeito e maturidade, aquele que é educado, respeitoso e maduro. Se uma pessoa não é assim, não faz o menor sentido, esperar esse tipo de comportamento da parte dela.

    No mais, muito obrigado pelo comentário.

    Um forte abraço e boas jogatinas.

    Iuri Buscácio

    P.S. A boca fala do que está cheio o coração (Mateus 12:34).  
     

    5
  • tpcordeiro
    1763 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro29/12/21 21:00
    tpcordeiro » 29/12/21 21:00

    iuribuscacio::Esse comunicado me deixou com uma pulga atrás da orelha, porque em um momento a Galápagos diz que "reimprimiremos as cartas que possuem errata", até aí tudo bem, o que estiver errado será consertado. Porém no parágrafo seguinte a empresa diz que "essa é uma resolução especial e nem toda errata necessariamente possui reimpressão, mas garantimos que teremos sempre uma solução oficial rápida para disponibilizar aos clientes aqui e/ou na área de Downloads da página do produto".

     
    Caro Iuri, sobre a sua principal preocupação, q pelo visto se resume ao q está nesse parágrafo, oq eu entendi é q, no caso do Everdell a Galápagos irá sim reimprimir as cartas, mas no caso de outros jogos não necessariamente é verdade.
    Por exemplo, eu aproveitei a Black Friday para comprar o Blackout: Hong Kong por R$100. Lendo o manual percebi uns 4 ou 5 errinhos gráficos (bobeiras, vamos ser honestos) e um erro de regras, um '5' onde deveria ser '1', mas q o texto da carta está bem claro q é '1' realmente. Eu mandei os erros para o report da Galápagos, que provavelmente irá gerar uma errata para o manual. Mas vc acha q ela se dará ao trabalho de imprimir todos os manuais de novo? Eu já não apostaria minhas fichas nisso se fosse num jogo bem cotado, ainda mais em um jogo q tá demorando pra vender por 1/3 do preço original... É certa essa atitude? Não acho, mas é isso q provavelmente irá acontecer e é isso a que esse texto deles se refere.
    Ou seja, no final das contas oq eles querem dizer é "faremos o reprint se for pra um jogo q, se não fizermos, vai pegar muito mal pra gente".

    4
  • Marllos Dias
    425 mensagens MD
    avatar
    Marllos Dias29/12/21 21:13
    Marllos Dias » 29/12/21 21:13

    tpcordeiro::
    iuribuscacio::Esse comunicado me deixou com uma pulga atrás da orelha, porque em um momento a Galápagos diz que "reimprimiremos as cartas que possuem errata", até aí tudo bem, o que estiver errado será consertado. Porém no parágrafo seguinte a empresa diz que "essa é uma resolução especial e nem toda errata necessariamente possui reimpressão, mas garantimos que teremos sempre uma solução oficial rápida para disponibilizar aos clientes aqui e/ou na área de Downloads da página do produto".

     
    Caro Iuri, sobre a sua principal preocupação, q pelo visto se resume ao q está nesse parágrafo, oq eu entendi é q, no caso do Everdell a Galápagos irá sim reimprimir as cartas, mas no caso de outros jogos não necessariamente é verdade.
    Por exemplo, eu aproveitei a Black Friday para comprar o Blackout: Hong Kong por R$100. Lendo o manual percebi uns 4 ou 5 errinhos gráficos (bobeiras, vamos ser honestos) e um erro de regras, um '5' onde deveria ser '1', mas q o texto da carta está bem claro q é '1' realmente. Eu mandei os erros para o report da Galápagos, que provavelmente irá gerar uma errata para o manual. Mas vc acha q ela se dará ao trabalho de imprimir todos os manuais de novo? Eu já não apostaria minhas fichas nisso se fosse num jogo bem cotado, ainda mais em um jogo q tá demorando pra vender por 1/3 do preço original... É certa essa atitude? Não acho, mas é isso q provavelmente irá acontecer e é isso a que esse texto deles se refere.
    Ou seja, no final das contas oq eles querem dizer é "faremos o reprint se for pra um jogo q, se não fizermos, vai pegar muito mal pra gente".

    Se eu tivesse dinheiro pra apostar, diria que é bem isso mesmo. Vão imprimir os componentes com erros que afetem a jogabilidade, como cartas e tabuleiros, e não vão fazer o mesmo com um manual que esteja errado, por exemplo. Eu particularmente acho uma solução até ok, visto exemplos de jogos que têm atualizações de regras, por exemplo, e não necessariamente têm reimpressão de manual. Talvez as novas versões da Lei de Root e as atualizações e rebalanceamentos no Tapestry sejam os exemplos mais claros disso. Mas antes de especular, vamos ver se a Galapagos consegue cumprir tudo isso que prometeu mesmo.

    1
  • iuribuscacio
    3181 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio29/12/21 21:38
    iuribuscacio » 29/12/21 21:38

    tpcordeiro::

     
    Caro Iuri, sobre a sua principal preocupação, q pelo visto se resume ao q está nesse parágrafo, oq eu entendi é q, no caso do Everdell a Galápagos irá sim reimprimir as cartas, mas no caso de outros jogos não necessariamente é verdade.
    Por exemplo, eu aproveitei a Black Friday para comprar o Blackout: Hong Kong por R$100. Lendo o manual percebi uns 4 ou 5 errinhos gráficos (bobeiras, vamos ser honestos) e um erro de regras, um '5' onde deveria ser '1', mas q o texto da carta está bem claro q é '1' realmente. Eu mandei os erros para o report da Galápagos, que provavelmente irá gerar uma errata para o manual. Mas vc acha q ela se dará ao trabalho de imprimir todos os manuais de novo? Eu já não apostaria minhas fichas nisso se fosse num jogo bem cotado, ainda mais em um jogo q tá demorando pra vender por 1/3 do preço original... É certa essa atitude? Não acho, mas é isso q provavelmente irá acontecer e é isso a que esse texto deles se refere.
    Ou seja, no final das contas oq eles querem dizer é "faremos o reprint se for pra um jogo q, se não fizermos, vai pegar muito mal pra gente".

    Caro Tpcordeiro 

    Sendo muito honesto, adulto e realista, não dá para imaginar que a Galápagos vá fazer a reposição de um manual, quando uma errata resolve perfeitamente o problema, ou que ela fará a reposição da caixa da "enpansão" Profecia dos Reis do TI4, por mais caro que ela tenha custado.

    Na minha opinião, o problema é que ninguém joga usando o manual ou a caixa do jogo, mas sim com as cartas, o tabuleiro, os marcadores e demais componentes. Um erro em um desses, mesmo que fosse uma só carta, deveria ser obrigatoriamente reposta. Quando as pessoas comentam que "os erros nas cartas do Everdell não afetam a jogabilidade", na verdade o que elas querem dizer é que "os erros nas cartas do Everdell não afetam TANTO ASSIM assim a jogabilidade", mas afetam em algum nível.

    É mais ou menos como o exemplo da roupa. Imagine que você pague R$ 1.000,00 por um terno da Vila Romana, você manda para o alfaiate ajustar e recebe o terno de volta com uma mancha na etiqueta interna. Nesse caso, evidentemente não tem problema nenhum manter o terno assim, porque ninguém usa o terno pelo avesso. Isso seria mais ou menos com um erro no manual de um jogo, (mas mesmo assim considerando o preço desse terno, não seria absurdo nenhum o cliente querer um outro terno sem mancha na etiqueta interna). Porém, se a macha do terno é na lapela, ou se vem faltando o botão do meio, que seria o exemplo do erro na carta, aí não resta dúvida nenhuma que a loja tem de trocar o terno, ou pelo menos mandar pregar um botão igual se for esse o caso. Do mesmo modo, a Galápagos tem de fazer a reposição de uma carta impressa com erro, mesmo que seja apenas uma. 

    Claro que alguém pode dizer o seguinte, "se a Galápagos fornecer a imagem correta da carta para download", a pessoa pode baixar o arquivo, imprimir em papel de gramatura boa, colocar dentro do sleeve com a carta errada e jogar numa boa. Mas vamos dizer por exemplo, que ao invés da carta ter um erro de impressão, ela venha faltando. Pelo mesmo raciocínio, bastaria a Galápagos fornecer o arquivo da carta para download, a pessoa baixar e imprimir em gramatura 180 ou 240, colocar em um sleeve com fundo opaco, e estaria resolvido o problema. Indo além, imagina se o Everdell viesse faltando um meeple de esquilo ou de tartaruga , por exemplo, seguindo esse mesmo raciocínio, bastaria a pessoa pegar uma ficha plástica, marrom ou verde, e jogar como se ela fosse o meeple faltante. Certamente alguém vai dizer que não é a mesma coisa uma peça vir errada de uma peça estar faltando, mas o problema é que a editora que hoje produz uma carta errada e não faz a reposição, mesmo que seja uma única carta, é a mesma editora que amanhã, produz um jogo faltando peça, e deixa por isso mesmo, e os compradores que se virem.

    Então o meu receio, tanto em relação ao Everdell, quanto a qualquer outro jogo, é quando a editora diz que vai analisar cada erro nas cartas, e se ele for pequeno, do tipo é apenas uma palavra, uma expressão pequena, ou apenas um símbolo errado, ela vai avaliar se haverá reimpressão ou não, conforme for o caso. Para mim a questão é simples: se o componente que se usa para jogar foi produzido errado, ele tem de ser reposto. E é essa dubiedade no comunicado da Galápagos que me assusta, porque se fosse esse o caso bastaria ela simplesmente dizer todas as cartas erradas serão reimpressas e repostas aos compradores, mas no caso dos manuais isso ainda será avaliado pela empresa. Mas não é isso que o comunicado diz, infelizmente.

    No mais, meu camarada como vão as jogatinas com o seu garoto? Espero que cada vez melhor, e aproveite porque essa fase passa voando.

    Um forte abraço e boas jogatinas.

    Iuri Buscácio

    1
  • iuribuscacio
    3181 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio29/12/21 21:41
    iuribuscacio » 29/12/21 21:41

    Marllos Dias::
    Se eu tivesse dinheiro pra apostar, diria que é bem isso mesmo. Vão imprimir os componentes com erros que afetem a jogabilidade, como cartas e tabuleiros, e não vão fazer o mesmo com um manual que esteja errado, por exemplo. Eu particularmente acho uma solução até ok, visto exemplos de jogos que têm atualizações de regras, por exemplo, e não necessariamente têm reimpressão de manual. Talvez as novas versões da Lei de Root e as atualizações e rebalanceamentos no Tapestry sejam os exemplos mais claros disso. Mas antes de especular, vamos ver se a Galapagos consegue cumprir tudo isso que prometeu mesmo.


    Caro Marllos Dias

    Meu camarada, é exatamente assim que eu penso.

    Um forte abraço e boas jogatinas.

    Iuri Buscácio

    1
  • Kmzzy
    238 mensagens MD
    avatar
    Kmzzy29/12/21 23:27
    Kmzzy » 29/12/21 23:27

    Nada que um Juizado Civel não resolva.

    1
Responder
  • 1(current)
  • 2
  • 3
Everdell - Editoras Deveriam Temer o Consumidor, e Não o Contrário...
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.