De volta para o Futuro: Dados através do Tempo
Já tendo nos proporcionado Jurassic Park: Danger! Adventure Strategy Game e Jaws, Ravensburger parece estar investindo no catálogo de filmes de Steven Spielberg das antigas, apesar de que em “De volta para o Futuro”, Spielberg foi produtor ao invés de diretor. Este jogo é baseado, ambiciosamente, nos três filmes da franquia.
A premissa é que Biff roubou o DeLorean, carro de Viagem no Tempo do Doc Brown, e causou problemas na linha temporal ao espalhar itens em lugares e tempos errados. Neste jogo 100% cooperativo, cada um dos 2 a 4 jogadores representam versões do Doc Brown e do Martin de zonas temporais diferentes. Todos terão que trabalhar juntos para lidar com eventos, recuperar itens posicionados de forma incorreta e recolocá-los nos seus lugares e tempos devidos. E vocês estão em uma corrida contra o tempo porque precisam completar suas missões coletivas antes que o marcador Outatime* chegue ao final de sua trilha.

Como o nome do jogo sugere, este é um jogo de dados. No começo de cada rodada, cada jogador irá rolar seus quatro dados de 6 lados customizados e terão que usar os ícones que foram rolados, apesar de que o ícone de raio te permite rerolar qualquer um dos seus dados. Você precisará de um ícone de capacitador de fluxo para mover para a mesma localização em uma outra zona temporal. Você tem que combinar os ícones em todas as cartas de evento naquela localização para resolver os eventos e coletar um item, e se o Biff daquela zona temporal estiver na mesma localização que as cartas de evento que você estiver tentando resolver, você primeiro precisará usar o ícone de punho para socá-lo para outra localização. Para cada rodada, todos os jogadores rolam seus dados simultaneamente para que todos tenham ideia do que cada um pode fazer na sua vez, mas é preciso seguir uma ordem de jogadores estrita. Você pode, entretanto, não usar um dado para que outro jogador o use. É possível que ele viaje no tempo, então outros jogadores podem usá-lo tanto na localização que você o colocou, quanto na mesma localização, mas em uma linha de tempo futura (nunca anterior). Podem ter até três eventos em qualquer tempo e localização, e se você tiver três eventos para resolver, é quase certo de que você precisará de um dado que tenha viajado no tempo ou dois dados de outro jogador.
Os designers Ken Franklin, Chris Leder e Kevin Rodgers desenvolveram um jogo que parece fácil, mas pode dificultar para os jogadores caso eles tenham azar na rolagem dos dados e/ou nas compras das cartas. Se em algum momento os jogadores DeLoreans dividirem o mesmo tempo e espaço, o marcador Outatime avança duas casas. E com os tokens de paradoxo adicionados ao jogo nos locais onde estão os eventos não resolvidos, você poderá encontrar o marcador Outatime disparando ainda mais perto do final da trilha em uma única rodada.

O jogo escala bem para a quantidade de jogadores (com dois jogadores, apenas três eventos são abertos a cada rodada, indo até oito eventos por rodada em um jogo com quatro jogadores). E você pode ajustar o nível de dificuldade ao selecionar números diferentes a serem recuperados. Dois itens por zona temporal é “fácil”: certamente uma ótima opção para jogar como um jogo familiar bem leve. Três itens por zona temporal é considerado “normal”; quatro é “difícil. As regras dizem que cinco itens por zona temporal é “insano”. Não estamos dizendo que o jogo é impossível neste cenário, mas você certamente precisará se beneficiar bastante da sorte na rolagem dos dados. E para incentivar que tentem [jogar neste nível insano], os designers provocam os jogadores com a frase do filme “Ninguém me chama de covarde!”.
Com ilustrações feitas por Matt Taylor e Pilot, Ravensburger fez, como era de se esperar, um trabalho excepcional na produção de Back to the Future: Dice Through Time, fazendo com que a legião de fãs da trilogia tenha um algo a mais para se divertir, apesar de que o jogo mais reflete do que revive os filmes. Inevitavelmente tem um grande fator de sorte que algumas pessoas se incomodariam em um jogo mais longo, mas você pode esperar jogar o “De Volta para o Futuro: Dados Através do Tempo” em aproximadamente 45 minutos. Jogos 100% cooperativos como este normalmente acabam sendo uma boa opção também para jogar no modo solo, então ficamos surpresos por não encontrar nenhuma regra para uma versão solo dentro da caixa. Entretanto, não seria muito difícil para você inventar sua própria variante solo; ou, é claro, você pode sempre optar por jogar com Doc Brown e Marty ao mesmo tempo. Great, Scott**!
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido** por Nanda Sales (
fsales)
Nota da Tradutora:
*Curiosidade ou relembrando: “Outatime” é o que está escrito na placa do DeLorean e faz uma conexão com o tempo, que pode ser traduzido como “Sem tempo”, “Acabando o tempo” e por aí vai.
** "Great Scott" é uma das falas mais famosas do Doc Brown nos filmes e era uma expressão usada muito tempo atrás. Não existe uma tradução certa, mas ela pode ser traduzida por algo próximo a "Santo Deus!".
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
****Todas as imagens são do post original ou disponibilizadas pela editora