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  4. 4ª Dica p/ Novos Jogadores – Conheça a Arte/Design dos Jogos

4ª Dica p/ Novos Jogadores – Conheça a Arte/Design dos Jogos

Dixit
  • avatar
    iuribuscacio09/02/21 06:23
    avatar
    iuribuscacio
    09/02/21 06:23
    3108 mensagens MD

    4ª Dica p/ Novos Jogadores - Conheça a Arte/Design dos jogos



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a490f_entzm3.jpg

    Imagem: BGG Sereníssima (2nd Edition 2012)


    Esse texto (4ª Dica p/ Novos Jogadores – Conheça a Arte/Design dos Jogos) que aborda a arte e o design dos jogos, e é o quarto de uma série de textos, contendo dicas para boardgamers, iniciantes ou não, no sentido de ajudar quem iniciou no hobby agora. Outro objetivo é apresentar um ponto de reflexão aos boardgamers mais experientes.
     
    A arte é outro elemento material, ou concreto, dos board games, muito importante, que não envolve apenas a beleza artística do jogo. Ela também influencia diretamente na jogabilidade, por também envolver o design gráfico, incluindo ainda a iconografia do jogo.
    Evidentemente, aquela imagem que uma pessoa vai achar bonita ou apropriada, outra pessoa pode achar feia ou inapropriada. No entanto, ao menos em relação à iconografia, as opiniões tendem a ser mais uniformes. Isso não se trata apenas de uma questão de beleza, mas dos ícones serem funcionais, do seu tamanho ser adequado, deles serem intuitivos e de fácil assimilação, etc.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/28116_entzm3.jpg

    Imagem Google: Race for The Galaxy


    Dois exemplos de jogos excelentes, mas que a arte deixa a desejar são “Race for the Galaxy” e o “Terraforming Mars”. No primeiro, a iconografia é bem complicada para os iniciantes, e leva tempo para entender como os ícones funcionam. Já no segundo, as cartas são perfeitamente compreensíveis. Mas, com todo o respeito aos artistas do jogo, elas além de feias, parecem que foram feitas por amadores e não artistas gráficos e designers profissionais. E o pior, é que a qualidade do design gráfico dos tabuleiros individuais do jogo é ainda inferior ao das cartas.
     
    Pela sua importância, tanto o “Race for the Galaxy” quanto o “Terraforming Mars” mereciam uma melhorada no quesito iconografia. Isso porque são dois jogos excelentes, muito prestigiados, muito queridos, muito representativos dentro do hobby. Além disso, eles têm uma base de fãs enorme, principalmente o Terraforming Mars, sempre nas primeiras colocações dos rankings do BGG e do Ludopedia.
     
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/377b9_entzm3.jpg

    Imagem Tabula Quadrada: Terraforming Mars


    Outro fator que mostra o quanto a arte é importante, é a questão dos jogadores daltônicos. Isso porque muitos jogos são impraticáveis ou muito difíceis de jogar, para quem tem problemas de visão. Esse é o caso dos cubos do “Village” e de algumas cartas de bônus e de guilda do “7 Wonders”. Claro que no geral, dá para jogar, mas não é uma experiência agradável para quem é daltônico. E isso poderia ser facilmente resolvido, usando símbolos para diferenciar cartas e peças com formatos diferentes.
     
    Falando em cores de jogos, não dá para deixar de citar o “Castles of Burgundy”. O jogo usa uma paleta de cores em tom pastel, totalmente lamentável. A arte desse jogo conseguiu igualar daltônicos e não-daltônicos, desagradando a todos, sem distinção. Continua feio, mas pelo menos é democrático e igualitário.
     
    Também não podemos deixar de citar, ainda do "Castles of Burgundy", o desastre de design que é a trilha de pontos do jogo. Para quem não sabe "trilha de pontos" é um recurso que alguns jogos utilizam para marcar a pontuação dos jogadores, localizada nas bordas do tabuleiro. A impressão que o tabuleiro  do "Castles of Burgundy" dá é que os designers erraram no dimensionamento do tamanho dos números, e para fechar a marcação até 100, eles tiveram de fazer aquela "cobrinha", no canto inferior esquerdo do tabuleiro. Isso é ainda mais inexplicável quando se vê que o quadrado inicial (0/100) é muito maior que os demais quadrados. Se isso foi feito para poder acomodar todas as peças no mesmo local no início do jogo, essa solução foi muito ruim, porque contribuiu para o uso, muito questionável da referida cobrinha no final da trilha de pontos.
     
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/2f4ae_entzm3.jpg

    Imagem Ludopedia: Castles of Burgundy


    Existem também os jogos que não têm tantos problemas de cores, mas que são feios de doer. Isso acontece, por exemplo, no caso das primeiras edições do Puerto Rico, Dominant Especies, e o horrendo entre os horrendos que é o Caylus. Notem que todos esses jogos são fantásticos, sucesso de público e de crítica. Justamente por isso mereciam uma revisão das suas respectivas artes, nem que fosse para que suas ilustrações e iconografias ficassem à altura dos jogos que são.
    Alguns jogos até já melhoraram bastante nesse quesito, nas novas edições (Caylus 1303), enquanto outros continuam com sérios problemas ao se verem no espelho, até por não terem sido relançados (Puerto Rico).

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/04b0d_entzm3.jpg

    Imagem: Ludopedia - Caylus e Dominante Especies


    E já que o assunto é beleza, ou mais precisamente, a falta dela, não se pode deixar de citar um jogo que já atingiu um status quase lendário. O famoso, mas infame “Selene” possui as mais horrorosas miniaturas produzidas para um board game. Isso demonstra que essa questão de gosto artístico questionável não afeta apenas as ilustrações.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/4d499_entzm3.jpg

    Imagem: Ludopedia - Selene The Fantasy


    Na outra ponta da escala, temos jogos que são lindos, contudo, nem sempre a arte do jogo é valorizada como deveria. É muito comum, no mundo dos board games, dar valor apenas aos designers e às mecânicas dos jogos (que são sempre mais comentados e apreciados que os artistas).
    Porém, nem sempre as pessoas lembram que, certamente, boa parte do sucesso de um jogo, reside na arte e principalmente no seu design gráfico e na sua iconografia. Isso fica muito evidente, nos jogos que não usam texto, e, consequentemente, não têm dependência de idioma. Nesse caso, a fluência, o bom desempenho, e a boa aceitação do jogo dependem do jogador entender o que fazer com as cartas e componentes, sem poder contar com um texto escrito, como apoio.
     
    Apesar disso, de um modo geral, uma pessoa podendo escolher entre uma versão feia ou uma versão bonita do mesmo jogo, certamente optará pela versão bonita. Nesse caso, a beleza é um ponto positivo, a começar pela caixa do jogo, que é outro quesito no qual a arte se destaca bastante. Algumas caixas são tão bonitas que dá até para pendurar na parede, e usar de decoração. Esse é o caso do Sereníssima 2ª Edição, dos artistas Arnaud Demaegd e Dominique Ehrhard, que aparece no início desse tópico, bem como as caixas de diversos outros dos jogos.
     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/ab8d3_entzm3.jpg

    Dead Men Tell No Tales de Jason D. Kingsley e Chris Ostroswski (Imagem Ludopedia)


     

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    Castles of Mad King Ludwig de Keith Curtis, Ollin Timm, Agnieszka Dabrowiecka (Imagem BGG)



     
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    Sid Meier’s: Civilization de Hennig Ludvigsen (Imagem BGG)


    Contudo, apesar da beleza certamente importar bastante, ela não adianta de nada, se implicar no sacrifício da funcionalidade. Não faz sentido algum prejudicar a jogatina, apenas para fazer o jogo ficar mais bonito.
     
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    Seasons  de Xavier Gueniffey Durin, Stéphane Gantiez (Imagem Ludopedia)

     
    Por outro lado, também não existe nenhuma regra que determine que um jogo precise, obrigatoriamente, ser feio para ser bom. Evidentemente, nada determina que um jogo bonito não possa ser funcional e rodar bem. Assim, o equilíbrio ideal é que se consiga produzir um jogo com a arte mais bela possível, sem comprometer a jogabilidade.
     
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    Takenoko  de Nicolas Fructus Picksel, Yujo, Joel Van Aerde (Imagem BGG)

     
    Existem vários exemplos de jogos assim, como é o caso do “Stone Age”, cujo tabuleiro é tão bonito que parece até um quadro. Ao mesmo tempo a iconografia do jogo é ótima e funciona perfeitamente bem, em favor da jogabilidade, excluindo, inclusive, a dependência de idioma. Do mesmo modo, existem outros jogos igualmente muito bonitos, que seguem na mesma linha. Atualmente, nessa questão da arte dos jogos, dois dos artistas que mais se destacam são Michael Menzel e Miguel Coimbra, que produziram verdadeiras obras primas.


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    Stone Age (Michael Menzel)



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    The Pillars of the Earth (Michael Menzel)



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    Cuba (Michael Menzel)



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    As Lendas de Andor (Michael Menzel)



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    As Lendas de Andor - verso do tabuleiro (Michael Menzel)



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    A Castle For All Seasons (Michael Menzel)



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    Giants (Miguel Coimbra)



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    7 Wonders (Miguel Coimbra)



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    Cleopatra and the Society of Architects Deluxe Edition (Miguel Coimbra)




    Outros artistas, e trabalhos artísticos que merecem destaque, nesse quesito arte são: Davide Corsi e Roberto Pitturru (Kingsburg), Fred Jordan e Atha Kanaani (Pandemic: O Reino de Cthulhu), Denis Louhasen (Village), Maniusz Gandzel e Michal Oracz (Stronghold), Xavier Collete (Abyss), Diego Sanchez (Jester) e Bianca Targão (Blacksmith Brothers, este juntamente com Diego Sanchez).
     

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    Kingsburg (Davide Corsi e Roberto Pitturru)



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    Pandemic: O Reino de Cthulhu (Fred Jordan e Atha Kanaani) 



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    Village (Denis Louhasen)



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    Stronghold (Maniusz Gandzel e Michal Oracz)



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    Abyss (Xavier Collete)





     
    Em termos de arte bonita, os jogos nacionais, ilustrados por artistas nacionais, também não ficam de fora. Isso ocorre, por exemeplo, com o Jester da MS Jogos do Marcos Macri, bem como o Blacksmith Brothers de são jogos com uma arte caprichada.
     

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    Jester - jogo nacional (Diego Sanchez)  



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    Blacksmith Brothers - jogo nacional (Bianca Targão e Diego Sanchez)



    É claro que para boa parte das pessoas essa questão de beleza é secundária, e não faz a menor diferença, desde que o jogo seja bom. Mas outras pessoas seguem no extremo oposto, inclusive customizando seus jogos preferidos, pintando peças e principalmente miniaturas. Isso dá um toque especial a mais (além de muito trabalho), como se pode ver nos comparativos abaixo.
     
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    Imagem: BGG - Comparativo de Miniaturas de Zombicide Black Plague, monocromática e pintada

     

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    Imagem: Ludopedia - Engrenagens do Tzolkin (nem parece o mesmo jogo)

     
    Além das ilustrações, a arte também está presente nas miniaturas, que são uma atração à parte, como é o caso do Star Wars: X-Wing Miniatures Game, e do Star Wars Rebellion. Com isso, muitas pessoas compram as naves, desses jogos, mais para usar como decoração, do que propriamente para jogar. Vale destacar também as excelentes miniaturas de jogos no estilo “ameritrash”, como é o caso do Blood Rage, Rising Sun, Zombicide: Black Plague, Cthulhu: Death May Die, e Arcadia Quest.
     
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    Blood Rage (Imagem Miniature Market)

     

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    Rising Sun (Imagem Ludopedia)

     
    Muitos jogos calcados no universo Star Wars fazem uso de miniaturas de alto padrão. Isso leva a uma situação muito interessante. Normalmente, por razões comerciais, alguns jogos dessa franquia famosa, disponibilizam a compra das miniaturas das naves, para complementar o material do jogo base. Com isso, muitas pessoas compram apenas as miniaturas das naves mais importantes, para servir de enfeite ou de memorabília.
     
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    Star Wars: X-Wing Miniatures Game (Imagem Amino)

     

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    Star Wars Rebellion (Imagem tiendamia.com)

     
    Dentre os gêneros de jogos que mais fazem uso de miniaturas são sem dúvida os jogos ameritrash, principalmente medievais, bem como os jogos do universo lovecraftiano. Jogos como o Zombicide Black Plague e o Green Horde são exemplos do primeio caso, e o Cthulhu: Death May Die, é um bom exemplo do segundo.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/4c05b_entzm3.jpg

    Zombicide Black Plague (Imagem zombicide.com)

     

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    Cthulhu: Death May Die (Imagem philibertnet.com)

     
    O aumento absurdo do nível de detalhamento das miniaturas dos board games levou ao surgimento de uma atividade paralela. Hoje, a pintura e customização de miniaturas acabaram se tornando um hobby próprio, dentro do hobby dos board games. Isso gerou uma demanda suficiente para criar um novo ramo profissional, tanto para empresas quanto para artistas individuais. O motivo disso é que a maioria dos boardgamers certamente não possui nem a habilidade e nem o talento necessários para conseguir um bom resultado na pintura das miniaturas de seus jogos.
     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/12a61_entzm3.jpg

    Rising Sun (Imagem twitter)

     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/2f3e5_entzm3.jpg

    Blood Rage (Imagem BGG)

     
    No entanto, mesmo sem saber pintar tão bem, as pessoas ainda querem dar essa melhorada nos seus jogos. Com isso, as pessoas conseguem cópias únicas e customizadas de seus jogos, e o mais importante, estão dispostos a pagar caro por isso. As editoras, atentas a essa nova tendência, começaram a lançar pacotes avulsos, assim com edições de luxo bem mais caras, em que as miniaturas já vinham pintadas de fábrica.
    Esse é o caso do “Waterdeep - Masmorra do Mago Louco”, que inclusive é normalmente a edição usada nos vídeos de gameplay desse jogo, principalmente devido às falhas da versão nacional. No mesmo sentido, a edição “de luxe” do “Corrida Maluca” também trás as miniaturas pintadas dos carros do desenho animado.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/22026_entzm3.jpg

    Imagem Pinterest - Zombicide Black Plague



    No mesmo sentido, algumas empresas também começaram a investir na produção de itens 3D, para incrementar, principalmente os jogos “ameritrash”, no estilo medieval. Esse tipo de jogo, geralmente, tem um tabuleiro contendo uma masmorra, ou cidade. Mas os únicos elementos 3D sãos as próprias miniaturas dos personagens, seus aliados e seus inimigos.

     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/96ea5_entzm3.jpg

    Imagem Pinterest - Zombicide Black Plague 3D

     

    Assim sendo, algumas empresas resolverem investir na melhora da experiência lúdica, para atender a essa demanda de mercado. Com isso, elas começaram a fabricar e comercializar, partes do cenário, tais como portas (que são as mais comuns), paredes, muralhas, ruínas, terrenos, árvores, bem como peças de decoração (mobília e objetos).

     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/dbcee_entzm3.jpg

    Imagem Quora - Chainmail


     
    Essa nova tendência de incrementar a “área de jogo”, certamente remete aos antigos wargames, principalmente da década de 70 e 80, em que esse tipo de recurso era muito comum. São jogos, como o Chainmail (1971), Tricolor: Rules for Napoleonic Wargame (1974), Wahammer Fantasy (1983) e Wahammer 40,000 (1987), conforme recordarão os jogadores, com mais tempo de hobby.
     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/24b80_entzm3.jpg

    Imagem Ludopedia - Tricolor: Rules for Napoleonic Wargame


     
    O atual Memoir’44, apesar de ser um boardgame, certamente bebeu muito dessa fonte, e sofreu forte influência desses antigos wargames. Esse jogo é uma boa indicação para aqueles que gostariam de ter uma experiência próxima desse tipo de jogo. Isso porque, ele não inclui precisar aprender uma infinidade de regras, o alto custo e o aspecto colecionista, normalmente associados aos wargames.
     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/5378b_entzm3.jpg

    Warhammer Fantasy Battle (Imagem BGG)


     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/bf9b5_entzm3.jpg

    Warhammer 40,000 (Imagem gogeek.it)


     
    E para aqueles que acham que o “Star Wars: X-Wing” precisa de uma mesa grande demais, saibam que, conforme reza a lenda, alguns wargames envolvendo conflitos navais em escala, precisavam de tanto espaço, que tinham de ser jogados no chão, de uma sala beeemmm grande.
     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/0614b_entzm3.jpg

    Imagem hounamic.com - Memoir’44



    Isso porque era inviável colocar o jogo em uma mesa, e ainda sim ser possível alcançar todos os locais necessários e fazer as devidas medições, a menos que se pudesse andar sobre ela.

     
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/de263_entzm3.jpg

    Imagem spraguedecampfan - The Fletcher Pratt Naval Wargame



    Por fim, não resta dúvida de que a arte e o design gráfico são outros dos principais elementos concretos dos jogos. Assim, chega ao fim esse quarto texto cujo objetivo e auxiliar os novos jogadores a compreender um pouco melhor o hobby dos board games.

    Um abraço e boas jogatinas.

    Iuri Buscácio


    P.S. Aqueles que porventura tiverem interesse nos outros textos da série, podem encontrá-los no canal "iuribuscacio", aqui do Ludopedia.


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    Comentários:

  • cheMelo
    115 mensagens MD
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    cheMelo04/05/21 10:15
    cheMelo » 04/05/21 10:15


    Falar de bons exemplos de componentes sem citar nenhum jogo do stegmaier... como voce conseguiu? Wingspan e Tapestry são lindissimos. Haha

    3
  • iuribuscacio
    3108 mensagens MD
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    iuribuscacio04/05/21 15:56
    iuribuscacio » 04/05/21 15:56

    cheMelo::
    Falar de bons exemplos de componentes sem citar nenhum jogo do stegmaier... como voce conseguiu? Wingspan e Tapestry são lindissimos. Haha


    Caro CheMelo

    Você tem toda a razão. O problema é que eu já escrevo para caramba, então nem sempre dá para incluir, ou citar, todos os jogos que eu gostaria.

    De todo modo, o bom do Ludoedia é justamente que a rapaziada não deixa a peteca cair, e está sempre completando as eventuais lacunas, e até esquecimentos, dos texos.

    Um abraço e boas jogatinas.

    Iuri Buscácio

    3
  • jjironhand
    129 mensagens MD
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    jjironhand27/05/21 09:39
    jjironhand » 27/05/21 09:39

    Texto muito interessante e imagens sensacionais e lindas d+

    1
  • iuribuscacio
    3108 mensagens MD
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    iuribuscacio27/05/21 16:54
    iuribuscacio » 27/05/21 16:54


    jj ironhand:: Texto muito interessante e imagens sensacionais e lindas d+



    Caro JJ Ironhand

    Muito obrigado e fico feliz que você tenha achado o texto interessante. Se você me permite a ousadia de uma indicação, dê uma olhada nos outros textos da série, que eu acho que você talvez goste de uma coisa ou outra.

    Quanto às imagens você tem toda a razão. O trabalho de arte de alguns jogos é simplesmente fenômenal. Dá vontade de pegar o tabuleiro e pendurar na parede de tão lindo. E olha que através da imagem do computador, nem dá para ter a total dimensão do quanto são bonitos alguns dos tabuleiros e caixas, e da riqueza dos detalhes. Verdadeiras obras de arte.

    Um abraço e boas jogatinas.

    Iuri Buscácio

    1
  • iuribuscacio
    3108 mensagens MD
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    iuribuscacio29/10/21 14:00
    iuribuscacio » 29/10/21 14:00

    Caros Boardgamers

    Aproveitando a sugestão do NadoRS, e para quem se interessar, no sentido de facilitar o acesso à essa série de textos sobre board games, eu estou colocando abaixo os links dos tópicos já lançados. Como se dizia outrora, "modéstia às favas", eu acho que os textos ficaram bem legais e merecem no mínimo um olhada.

    Um forte abraço e boas jogatinas

    Iuri Buscácio

    1ª Dica p/ Novos Jogadores - Conheça Melhor o Hobby                                                                                        https://www.ludopedia.com.br/topico/46232/1-dica-p-novos-jogadores-conheca-melhor-o-hobby

    2ª Dica P/ Novos Jogadores – Conheça os Tipos de Caixas                                                                           https://www.ludopedia.com.br/topico/46527/2-dica-p-novos-jogadores-conheca-os-tipos-de-caixas

    3ª Dica P/ Novos Jogadores – Conheça os Tipos de Peças                                                                           https://www.ludopedia.com.br/topico/46714/3-dica-p-novos-jogadores-conheca-os-tipos-de-pecas

    4ª Dica p/ Novos Jogadores – Conheça a Arte/Design dos Jogos                                                                           https://www.ludopedia.com.br/topico/46890/4-dica-p-novos-jogadores-conheca-a-arte-design-dos-jogos

    5ª Dica p/ Novos Jogadores – Conheça os Tipos de Tabuleiro                                                                           https://www.ludopedia.com.br/topico/49013/5-dica-p-novos-jogadores-conheca-os-tipos-de-tabuleiros

    6ª Dica p/ Novos Jogadores – Elementos Abstratos – parte 1                                                                           https://www.ludopedia.com.br/topico/49282/6-dica-p-novos-jogadores-elementos-abstratos-parte-1

    7ª Dica p/ Novos Jogadores – Elementos Abstratos – parte 2                                                                           https://www.ludopedia.com.br/topico/49698/7-dica-p-novos-jogadores-elementos-abstratos-parte-2

    8ª Dica p/ Novos Jogadores – Conheça os Tipos de Jogos                                                                           https://www.ludopedia.com.br/topico/53356/8-dica-p-novos-jogadores-conheca-os-tipos-de-jogos

    9ª Dica p/ Novos Jogadores – Conheça Dungeon Crawler e Coop                                                                           https://www.ludopedia.com.br/topico/53744/9-dica-p-novos-jogadores-conheca-dungeon-crawler-e-coop

    1
  • iuribuscacio
    3108 mensagens MD
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    iuribuscacio03/11/21 20:43
    iuribuscacio » 03/11/21 20:43


    Caros Boardgamers 

    Estou escrevendo só para informar que já saiu o meu novo texto, 10ª Dica p/ Novos Jogadores – Conheça os Jogos CIV e 4x, que pode ser acessado no link:

    https://www.ludopedia.com.br/topico/53909/10-dica-p-novos-jogadores-conheca-os-jogos-civ-e-4x

    Outra forma de acessar os meus textos é colocar " ª dica ", na pesquisa aqui do Ludopedia, que todos eles serão listados, em tópicos.

    Um forte abraço e boas jogatinas

    Iuri Buscácio

    0
  • iuribuscacio
    3108 mensagens MD
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    iuribuscacio28/11/21 16:03
    iuribuscacio » 28/11/21 16:03


    Caros Boardgamers

    Estou escrevendo só para informar quem tiver interesse, de que já saiu o meu novo texto "11ª Dica p/ Novos Jogadores - Conheca Wargames e Warhammer", que pode ser acessado no link:

    https://www.ludopedia.com.br/topico/54435/11-dica-p-novos-jogadores-conheca-wargames-e-warhammer

    Outra forma de acessar tanto esse, quanto os demais tópicos da série é colocar "ª Dica", no espaço "pesquisar", aqui do Ludopedia, que todos eles serão listados.

    Espero que gostem da pesquisa e da leitura dos textos.

    Um forte  abraço e boas jogatinas

    Iuri Buscácio

    0
  • FCL84
    445 mensagens MD
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    FCL8428/03/24 22:45
    FCL84 » 28/03/24 22:45

    Demorei, mas não poderia ficar de fora de um tópico que tem Serenissima 2nd Edition na capa.

    Além de um jogo q eu adoro é um das capas mais bonitas que já vi.

    Curiosidade: sempre q vejo a capa do jogo me lembro de um dos quadros mais bonitos que já vi ao vivo: Slave Ship de William Turner no Boston Museum of Fine Arts.

    0
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Dixit - 4ª Dica p/ Novos Jogadores – Conheça a Arte/Design dos Jogos
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