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  4. 5ª Dica p/ Novos Jogadores – Conheça os Tipos de Peças

5ª Dica p/ Novos Jogadores – Conheça os Tipos de Peças

Azul
  • avatar
    iuribuscacio02/02/21 06:45
    avatar
    iuribuscacio
    02/02/21 06:45
    3104 mensagens MD

    5ª Dica p/ Novos Jogadores – Conheça os Tipos de Peças


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/56f6f_kj1cuk.jpg

    Imagem: Google - Peças



    Esse texto “5ª Dica P/ Novos Jogadores – Conheça os Tipos de Peças”, é o quinto de uma série de textos, contendo dicas para boardgamers, iniciantes ou não, no sentido de ajudar quem iniciou no hobby agora, e também propor um ponto de reflexão aos boardgamers mais experientes.
     
    O tema desse quinto texto são os vários tipos de peças dos jogos de tabuleiro. Elas constituem outros elementos materiais, ou concretos, e que normalmente se dividem em peões, marcadores, moedas, meeples, recursos, miniaturas e cubos coloridos. Essas peças possuem os mais variados formatos, cores e tamanhos e são os tipos de peças mais comuns.
     
    Inicialmente algumas dessas peças eram feitas de madeira, mas isso encarece bastante o jogo e ele fica mais difícil de produzir. Desse modo, pouco a pouco, esses componentes foram substituídos por peças feitas de plástico. Esse novo material além de ser mais barato, também viabiliza a produção de miniaturas, com alto grau de detalhamento. Isso seria inviável de produzir em larga escala, caso as miniaturas fossem de madeira,  pois o custo seria proibitivo.
     
    https://maxiverso.com.br/wp-content/uploads/2023/02/3-2-Terraforming-Mars-300x253.jpg

    Imagem Ludopedia: Terraforming Mars

     
    Os peões geralmente representam os jogadores, cada um de uma cor, e são as peças que normalmente percorrem a trilha de pontos (marcador de pontuação que fica ao redor do tabuleiro, em alguns jogos). O posicionamento do peão nessa trilha determina qual dos jogadores está ganhando a partida (Terraforming Mars, Kingsburg).
     
    https://maxiverso.com.br/wp-content/uploads/2023/02/3-3-Kingsburg-300x164.jpg

    Imagem Ludopedia: Kingsburg

     
    Os peões também representam a progressão dos jogadores dentro de um “circuito” no tabuleiro, nos jogos “estilo corrida” (Jogo da Vida, Flamme Rouge), ou o deslocamento dos jogadores, pelos diversos locais do tabuleiro, nos jogos que usam mapas (Detetive, Pandemic). Para se ter uma idéia da influência dos peões, em relação aos jogos de tabuleiro, basta dizer que o logo do Spiel das Jahres, o mais prestigiado prêmio do setor, é justamente um peão vermelho, com a tradicional “coroa de louros” dourada, da vitória.
     
    https://maxiverso.com.br/wp-content/uploads/2023/02/3-4-Flamme-Rouge-300x168.jpg

    Imagem Ludopedia: Flame Rouge

     

    https://maxiverso.com.br/wp-content/uploads/2023/02/3-5-Pandemic-Legacy-300x224.jpg

    Imagem Kunc.org: Pandemic

     
    Os marcadores, ou tokens, normalmente são quadrados ou círculos pequenos de papelão, usados como o nome mesmo diz, para marcar a evolução do jogador em algum item qualquer do jogo, ou na trilha de pontos (Terraforming Mars). Eles também podem ser usados como forma de marcar informações pessoais de um determinado jogador, ou quantos tipos de uma mesma ação ele pode fazer. Isso é o que acontece com os marcadores de pista em forma de "pegada" do Elder Sign.
     
    https://maxiverso.com.br/wp-content/uploads/2023/02/3-6-Spiel-des-Jahres-207x300.jpg

    Imagem BGG: Logotipo do Prestigiado Prêmio

    Spiel des Jahres

     
    Um bom exemplo de marcadores são os pontos de sanidade, de vida, pistas, de perdição ou de selo ancestral, respectivamente em formato de cérebro, de coração, de pegada, de monstro e de símbolo místico, que vem no jogo Elder Sign, bem como nos demais jogos da linha Arkham Files (Arkham Horror e Eldrich Horror), ambientados na “mitologia lovecraftiana” e todos já lançados no Brasil.
     
    https://maxiverso.com.br/wp-content/uploads/2023/02/3-7-Marcadores-do-Elder-Sign-300x142.jpg

    Imagem casualmeeple.com: Marcadores do Elder Sign

     
    As moedas são os componentes econômicos e representam exatamente isso, ou seja, unidades monetárias usados para comprar algum elemento do jogo, e que são normalmente de papelão ou plástico, mas que também podem ser de metal (Invasores do Mar do Norte).
     
    https://maxiverso.com.br/wp-content/uploads/2023/02/3-8-Invasores-do-Mar-do-Norte-Moedas-Metalicas-300x224.jpg

    Imagem Ludopedia: Moedas de Metal do

    Invasores do Mar do Norte

     

    https://maxiverso.com.br/wp-content/uploads/2023/02/3-9-Meeples-300x184.jpg

    Imagem spielmaterial.de: Meeples

     
    Os “meeples” são “bonequinhos” de madeira, ou plástico, que representam os “trabalhadores” a serviço do jogador (Stone Age). Há também os “animeeples”, que na verdade são “meeples” em formato de animais de fazenda (ovelhas porcos e vacas), que aparecem em jogos como Agrícola e os “food meeples” em formato de alimentos (queijo, leite e pão) do jogo “Clãs da Caledônia”.
     
    https://maxiverso.com.br/wp-content/uploads/2023/02/3-10-Animeeples-300x146.jpg

    Imagem Ludopedia: Animeeples,

    Meeples de Animais do Agricola

     

    https://maxiverso.com.br/wp-content/uploads/2023/02/3-11-Food-Meeples-300x201.jpg

    Imagem Etsy: Food Meeples,

    Meeples de Alimentos do Clâs da Caledônia

     
    Os recursos são exatamente isso, ou seja, recursos, que o jogador coleta e utiliza para conseguir progredir durante a partida (Kingsburg). O Stone Age é um excelente exemplo de jogo que utiliza vários desses tipos de peças (meeples, marcadores, recursos e cubos coloridos).
     
    https://maxiverso.com.br/wp-content/uploads/2023/02/3-12-Pecas-do-Stone-Age-300x278.jpg

    Imagem Tiendamia: Peças e Marcadores do Stone Age

     

    https://maxiverso.com.br/wp-content/uploads/2023/02/3-13-Miniaturas-do-Mansion-of-Madness-300x168.jpg

    Imagem Ludopedia: Miniaturas do Mansions of Madness

     
    As miniaturas, quase que exclusivamente feitas de plástico, podem ser representações dos próprios jogadores (Mansion of Madness), de seus inimigos (Zombicide), de suas criaturas (Rising Sun) ou de suas naves espaciais (Star Wars: X-Wing Miniatures Game), e são muito mais comuns nos jogos do estilo “ameritrash”.
     
    https://maxiverso.com.br/wp-content/uploads/2023/02/3-16-Miniaturas-do-Rising-Sun-300x193.jpg

    Imagem Ludopedia: Miniaturas do Rising Sun

     

    https://maxiverso.com.br/wp-content/uploads/2023/02/3-17-Miniaturas-do-Star-Wars-X-Wing-300x199.jpg

    Imagem aminoapp: Miniaturas do Star Wars X-Wing

     
    Por fim, existem os cubos coloridos que podem representar recursos, materiais, ou criaturas do jogador, e que são muito mais associados aos jogos do tipo “euro” (Century). Por isso os jogadores que gostam desse tipo de jogo carinhosamente se auto intitulam "empurradores de cubinho"
     
    https://maxiverso.com.br/wp-content/uploads/2023/02/3-18-Cubos-Coloridos-do-Century-300x224.jpg

    Imagem Ludopedia: Cubos do Century

     
    Estes são os tipos de peças mais comuns, nos jogos de tabuleiro modernos, porém existem diversos jogos que se utilizam de outros tipos de peças diferentes e muito interessantes. Isso acontece, por exemplo, no caso do “Tzolkin: o Calendário Maia”, que utiliza cinco engrenagens de plástico que se encaixam e rodam simultaneamente. Outro exemplo é o “Camel Up 2ª Edição”, que tem uma pirâmide de plástico, usada para sortear os dados, e uma palmeira gigante de papelão, como cenário.
     
    https://maxiverso.com.br/wp-content/uploads/2023/02/3-19-Engrenagens-do-Tzolkin-300x223.jpg

    Imagem BGG: Engrenagens do Tzolkin

     

     

    https://maxiverso.com.br/wp-content/uploads/2023/02/3-20-Piramide-e-Palmeira-Gigante-do-Camel-Up-2a-Edicao-300x229.jpg

    Imagem Ludopedia: Componentes do Camel Up 2ª Edição

     
    Por último existe outro tipo de peça que são os “tiles”, em relação ao qual é melhor manter o termo em inglês, conforme dito anteriormente, porque a tradução mais aproximada seria “azulejo”, e praticamente ninguém dentro do hobby se refere a esse tipo de componente dessa maneira. Nem mesmo os jogadores do “Azul”, que é justamente um jogo sobre... azulejos.
     
    https://maxiverso.com.br/wp-content/uploads/2023/02/3-22-Tiles-do-Santa-Maria-300x223.jpg

    Imagem goplaylisten: Tiles do Santa Maria

     
    Os “tiles”, portanto, são peças normalmente quadradas de papelão (Ilha Proibida), ou de outro material (Azul), que também podem ser em formato retangular (Kingdomino) ou hexagonal (Castles of Burgundy). Eles podem compor o jogo propriamente dito (Queendomino), o tabuleiro do jogo (Carcassone, Ilha Proibida), ou ainda serem colocadas sobre o tabuleiro do jogo (Santa Maria).
     
    https://maxiverso.com.br/wp-content/uploads/2023/02/3-21-Tiles-do-Azul-300x241.jpg

    Imagem GeekyHobbies: Azulejos do Azul

     

    https://maxiverso.com.br/wp-content/uploads/2023/02/3-23-Kingdomino-300x248.jpg

    Imagem BGG: Componentes do Kingdomino

     
    A melhor maneira de entender a noção de “tiles” é pensar no Dominó, que é um jogo formado de “tiles” retangulares de plástico, com números dos dois lados da mesma face da peça de dominó. Inclusive um dos melhores jogos de tabuleiro modernos, o “Kingdomino” (vencedor do prêmio Spiel de Jahres de 2017), envolve a alocação de “tiles, e, como o próprio nome já diz, é uma releitura e uma reimplementação do Dominó.
     
    https://maxiverso.com.br/wp-content/uploads/2023/02/3-24-Tiles-do-Castles-of-Burgundy-300x191.jpg

    Imagem Ludopedia: Componentes do Castles of Burgundy

     

     

    https://maxiverso.com.br/wp-content/uploads/2023/02/3-25-Tiles-do-Carcassonne-300x199.jpg

    Imagem Ludopedia: Tiles do Carcassonne

     
    Existem também outros elementos concretos mais comuns que são os dados e cartas. Essas peças dispensam maiores explicações, pois são amplamente conhecidos da grande maioria das pessoas. Os dados são cubos numerados de 1 a 6 (alguns deles podem ter símbolos ao invés de números), normalmente de plástico ou madeira. Eles são as peças que mais trazem sorte e aleatoriedade aos jogos. Geralmente esse é um recurso visto como algo negativo nos jogos euro, bem como para jogadores mais estratégicos. Por outro lado, eles são amplamente utilizado nos jogos ameritrash, em que a aleatoriedade faz parte da diversão.
     
    Já as cartas são retângulos ou quadrados de papel, normalmente ilustrados, e que respondem por boa parte do conteúdo artístico e a “rejogabilidade” dos jogos. Assim como os dados, as cartas também implicam em certa dose de sorte, devido ao seu embaralhamento, mas em menor grau que os dados. Alguns jogos usam exclusivamente, ou quase que apenas cartas , como é o caso do “Pega em 6” ou dados como no caso do “Zombiedice”. Já o “King’s Gold” utiliza moedas, além dos dados.
     
    Por fim, esses são as principais características e tipos de peças dos board games. Nesse sentido, o objetivo desse texto é auxiliar os novos jogadores a compreender um pouco melhor esse maravilhoso hobby dos jogos de tabuleiro modernos, nessa questão específica da peças.
     
    Um abraço e boas jogatinas.
     
    Iuri Buscácio



    P.S. Aqueles que porventura tiverem interesse nos outros textos da série, e outros mais, podem encontrá-los no canal "iuribuscacio", aqui do Ludopedia.

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    Comentários:

  • Slovethi
    13 mensagens MD
    avatar
    Slovethi02/02/21 09:18
    Slovethi » 02/02/21 09:18

    Excelente texto. Parabéns!

    1
  • iuribuscacio
    3104 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio02/02/21 15:21
    iuribuscacio » 02/02/21 15:21

    Slovethi::Excelente texto. Parabéns!

    Caro Slovethi

    Muito obrigado. Fico muito satisfeito, que você tenha gostado desse novo formato, mais enxuto e com mais imagens. Eu tinha escrito um texto anterior, onde eu falei de todos os elelmentos concretos dos jogos, mas acbou ficando muito grande, e tavez, por isso, menos atrativo para os novos jogadores. Por conta disso, eu resolvi desmembrar o texto original, em vários textos menores, para facilitar a leitura, e é assim que eu pretendo fazer daqui para frente.

    Um forte abraço.

    Iuri Buscácio

    2
  • Fabio Lima
    2 mensagens MD
    avatar
    Fabio Lima03/02/21 20:34
    Fabio Lima » 03/02/21 20:34

    Parabéns pelo Texto!! Conteúdo bem informativo e explicativo.

    0
  • iuribuscacio
    3104 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio03/02/21 20:47
    iuribuscacio » 03/02/21 20:47

    Fabio Lima::Parabéns pelo Texto!! Conteúdo bem informativo e explicativo.

    Caro Fábio Lima

    Obrigado, que bom que você gostou do texto e achou bem explicado, porque a idéia é exatamente essa, ou seja, oferecer a quem chegou ao hobby agora, um lugar onde se possa começar a entender um pouco melhor os jogos de tabuleiro modernos. Por isso, eu procuro escrever como se estivesse falando com quem nunca ouviu falar de board game na vida. Desse modo, absolutamente qualquer pessoa que ler o tópico vai ter condições de entender, mesmo que não tenha nenhum conhecimento prévio. 

    Um abraço.

    Iuri

    1
  • Doidera
    966 mensagens MD
    avatar
    Doidera05/02/21 17:31
    Doidera » 05/02/21 17:31

    Estão ficando cada vez melhores os textos, tá pegando prática e experiência,

    Apresentação resumida, mas bem abrangente e, principalmente, muito bem ilustrada com belas fotos (a maioria).

    Não se preocupe com os tamanhos dos textos, textos bem escritos não entendiam.

    Só não entendi muito bem por que relacionar o tópico com o Azul.

    0
  • iuribuscacio
    3104 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio05/02/21 19:58
    iuribuscacio » 05/02/21 19:58

    Doidera::Estão ficando cada vez melhores os textos, tá pegando prática e experiência,

    Apresentação resumida, mas bem abrangente e, principalmente, muito bem ilustrada com belas fotos (a maioria).

    Não se preocupe com os tamanhos dos textos, textos bem escritos não entendiam.

    Só não entendi muito bem por que relacionar o tópico com o Azul.

    Caro Doideira

    Muito obrigado pelas palavras, e que bom que você achou o texto legal. Quanto à extensão, normalmente eu escrevo bastante, para poder embasar bem, aquilo que eu estou defendendo. O problema é que depois que as redes sociais se tornaram parte essencial do cotidiano do brasileiro comum, as pessoas desenvolveram o hábito de escrever, e principalmente de ler, apenas comentários muito breves, até para poder dar conta da enormidade de “posts, twiters e assemelhados”, que cada um recebe por dia.

    Nessa conjuntura, as pessoas podem até se interessar pelo assunto do texto, mas se ele for muito extenso, há uma grande possibilidade de que elas deixem a leitura para depois, e no final, acabem não lendo. Por conta disso, eu achei melhor optar por “mais e menores” textos.

    Quanto à relação do texto ao "Azul", essa escolha também não foi aleatória. Se você der uma olhada, nos outros textos, vai perceber que o primeiro deles foi relacionado ao “Ticket to Ride”, e o segundo relacionado ao “Catan”. O motivo disso é que esses textos são direcionados especificamente aos recém chegados ao hobby, e que normalmente acabam optando pelos jogos mais leves e mais fáceis de jogar. Assim sendo, ao escrever os meus textos, relacionados aos jogos, mais comuns e mais vendidos, eu aumento a minhas chances de atingir o meu público alvo. Se ao invés de optar pelo Ticket to Ride, por exemplo, eu tivesse optado pelo “1829”, que deu origem aos jogos 18xx sobre expansão e gerenciamento de ferrovias, e que constitui praticamente um “nicho dentro do nicho”, certamente seria mais difícil encontrar novos jogadores, dada a incrível complexidade e tempo de partida desses jogos. Basta dizer que, conforme reza a lenda, alguns entusiastas jogam esse tipo de jogo, por diversas horas (uma duração para fazer o peso-pesado "Twilight Imperium", com todo o respeito, ficar parecendo um "filler"), usando calculadoras e notebooks com planilhas de Excel do lado, para auxiliar na escolha de ações, e em qual companhia ferroviária investir, e quando. Portanto, não tenho absolutamente nada contra os jogos 18xx, nem contra quem curte esse tipo de jogos, eu inclusive admiro muito aqueles que consegue chegar nesse nível de complexidade e dedicação, mas, definitivamente, jogos assim não são coisa para amador, nem para novos jogadores, por isso eu acho melhor, deixar meus textos relacionados a jogos beeemmm mais leves.

    Um forte abraço.

    Iuri Buscácio

    1
  • bsouza
    91 mensagens MD
    avatar
    bsouza05/02/21 23:02
    bsouza » 05/02/21 23:02

    "Assim como os dados, as cartas também implicam em certa dose de sorte e aleatoriedade, devido ao seu embaralhamento, mas em menor grau que os dados. "



    Isso é interessante. Geralmente os dados são de seis faces, o que da uma chance de 1/6 para cada opção. Esta chance é maior de ocorrer do que em um baralho com 54, 18 ou mesmo 9 (o tamanho de um nano jogo) cartas. Partindo apenas de uma impressão minha, pois não sou tão chegada ao hobby, a maioria dos jogos tem mais que 9 cartas para a escolha em um dado momento.


    Em que sentido então se diz que o grau de aleatoriedade de um baralho é menor?



    Seria algo relacionado ao próprio design das opções, em que geralmente os autores criariam leves variações em um conjunto com poucas características basilares diversas entre si? Seria ao caráter potencialmente qualitativo de uma carta, em comparação ao quantitativo de um dado? Se positivo, no último caso, por quê o caráter altera a aleatoriedade (não no sentido matemático)?

    0
  • iuribuscacio
    3104 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio06/02/21 01:17
    iuribuscacio » 06/02/21 01:17

    bsouza::"Assim como os dados, as cartas também implicam em certa dose de sorte e aleatoriedade, devido ao seu embaralhamento, mas em menor grau que os dados. "



    Isso é interessante. Geralmente os dados são de seis faces, o que da uma chance de 1/6 para cada opção. Esta chance é maior de ocorrer do que em um baralho com 54, 18 ou mesmo 9 (o tamanho de um nano jogo) cartas. Partindo apenas de uma impressão minha, pois não sou tão chegada ao hobby, a maioria dos jogos tem mais que 9 cartas para a escolha em um dado momento.


    Em que sentido então se diz que o grau de aleatoriedade de um baralho é menor?



    Seria algo relacionado ao próprio design das opções, em que geralmente os autores criariam leves variações em um conjunto com poucas características basilares diversas entre si? Seria ao caráter potencialmente qualitativo de uma carta, em comparação ao quantitativo de um dado? Se positivo, no último caso, por quê o caráter altera a aleatoriedade (não no sentido matemático)?

    Cara bsouza

    De um ponto de vista exclusivamente matemático e estatístico você está coberta de razão, porque a quantidade de resultados possíveis em uma baralho de 54 cartas é nove vezes maior, que em um dado de seis faces. Apesar disso, em relação aos board games o uso de dados normalmente está muito mais associado à sorte e aleatoriedade do que o uso de cartas. Não há como ter certeza a respeito, mas eu acredito que isso se deve ao fato de muitos jogos que usam cartas, estarem ligados a três tipos de mecânicas.

    A primeira é a seleção de cartas, ou “drafting” em que o jogador recebe uma quantidade determinada de cartas, seleciona aquela que deseja e passa as restante para o jogador do lado, no esquema “receba-selecione-passe”, como ocorre nos jogos “7 Wonders” e “Sushi Go”, ou quando o jogador deve selecionar a carta de uma reserva aberta e disponível para cada um dos jogadores, como ocorre nos jogos, “Stone Age” e “Splendor”. A segunda é a construção de baralhos, ou “deck building” em que o jogador recebe uma determinada quantidade de cartas e acaba utilizando essas cartas para conseguir cartas ainda mais fortes, fortalecendo seu baralho, como ocorre nos jogos “Dominion” e “Ascension”. A terceira é a gestão de mão, ou “hand management” no qual o jogador recebe uma determinada quantidade de cartas, e tem que gerenciar essa sua mão, ao longo da partida, como ocorre no “Pega em 6” e “Invasores do Mar do Norte”.

    Essas três mecânicas que são as mais comuns, no uso de cartas, apesar de evolver alguma aleatoriedade, porque as cartas são embaralhadas e depois distribuídas, ainda assim, permitem ao jogador interferir de alguma forma e ter algum poder de escolha sobre o andamento do jogo, através da administração das cartas.

    Por outro lado, geralmente os dados servem basicamente para que o jogador movimente o seu peão, para definir algum conflito entre os jogadores, ou para atender algum requisito do jogo, como ocorre respectivamente nos jogos “Camel Up”, “Axies & Allies”, “Vudú”. E, salvo alguma exceções, na maioria dos jogos que usam dados, o jogador tem de ficar com os resultados obtidos, talvez re-rolando uma ou duas vezes, mas mantendo o resultado final. Apenas um ou outro jogo permite que, em algumas condições, o resultado dos dados seja, digamos assim, manipulado, mas essa é a exceção e não a regra.

    Assim sendo, como nos jogos com cartas, geralmente existe uma maior possibilidade de administrar a “mão” recebida, diferente daquilo que normalmente ocorre no caso dos jogos com dados, talvez seja esse o motivo de se atribuir o fator sorte e aleatoriedade, mais aos dados do que às cartas, apesar da matemática dizer o contrário. 

    Por outro lado, pode ser também que isso seja fruto de um certo preconceito contra os dados, porque antes do lançamento do Catan, em 1995, que deu início à era dos board games modernos, a quase totalidade dos jogos não permitia a alteração dos resultados dos dados. Isso, em tese, poderia auxiliar o jogador mais fraco em detrimento do mais forte, o que era visto como um aspecto muito ruim, principalmente no mercado alemão de jogos, que valorizava mais a estratégia e o planejamento de longo prazo, do que a sorte. Basta citar o exemplo dos clássicos “Detetive” e “WAR”, porque não interessa o seu poder de dedução, ou a sua capacidade estratégica, porque se os seus resultados nos dados forem ruins, isso diminui drasticamente a sua possibilidade de ganhar o jogo. Normalmente os dados estão muito mais associados a isso do que as cartas.

    De todo modo, o seu ponto de vista é assaz interessante e um questionamento muito válido, e, eu acho que a maior parte dos boardgamers nem chega a pensar a respeito. Essa é uma clara demonstração que, às vezes é necessário um ponto de vista externo, para levantar determinadas questões.

    Por fim, apesar de você ter dito que não curte muito board games, eu sinceramente te aconselho a dar uma chance ao hobby, mesmo que de forma despretensiosa. Porque apesar de existir, uma grande quantidade de pessoas por aqui, que leva os jogos à sério demais, certamente a maioria de nós é de pessoas que gostam mesmo é de gastar um bom tempo na companhia dos amigos, conversando, contando piadas, implicando uns com os outros numa boa, e, mesmo que os jogos de tabuleiros não sejam obrigatoriamente necessários para reunir os amigos, ainda assim, eles são uma desculpa excelente e muito divertida para fazermos isso. Se você me permite a ousadia de uma sugestão, eu te aconselho a dar uma olhada no site boargamearena.com, ou BGA, e tentar um dos jogos mais simples, mais fáceis de aprender, e muito legais de jogar, como o “Saboteur”, o “Solo”, o "Takenoko", o "Bandido" ou o meu preferido “Pega em 6”. Se você experimentar, acho que vai gostar.         

    Um abraço.

    Iuri Buscácio

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  • bsouza
    91 mensagens MD
    avatar
    bsouza06/02/21 11:00
    bsouza » 06/02/21 11:00

    Eu me expressei mal. Ao escrever que "não sou muito chegada", não quis dizer que não gosto, mas sim que não tenho muita familiaridade, pois faltam as oportunidades para jogar!

    Por isso estou tentando conhecer mais os jogos solo ultimamente, incluindo os PNP, até para ter uma pequena experiência com os tipos diferentes de jogos e mecânicas antes de decidir investir em outros.

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