Post original: https://www.boardseyeview.net/post/east-indiaman
East Indiaman é um jogo de seleção de ação, alocação de trabalhadores, gerenciamento de recursos e coleção de cenários desenvolvido por David Wang e publicado por David Wang Studio. O jogo principal leva de 2 a 4 jogadores, mas há uma expansão que adiciona um quinto jogador e uma opção de jogo solo (
East Indiaman: Solo and 5 player).
Na maioria dos jogos como este, você esperaria uma enxurrada de cubos, fichas e moedas saindo da caixa, mas a engenhosa mecânica do East Indiaman torna isso quase totalmente desnecessário. Cada jogador tem uma coleção de peças de barco de madeira (com formas diferentes para cada cor), e estas cumprem uma variedade de funções. Eles são tratados como "trabalhadores" que podem ser colocados no tabuleiro para obter bens, mas eles representam seus bens e, subsequentemente, contam como edifícios quando você estabelece portos.
Na sua vez, você realizará duas ações de sete possíveis. Muitas vezes pode ser difícil lembrar de todas as suas opções em um jogo como este, mas os tabuleiros do jogador e o tabuleiro central fazem um excelente trabalho em fornecer lembretes e indicadores claros do que está acontecendo (sem nenhuma dependência do idioma) enquanto são estéticos e tematicamente agradáveis também.
Tendo dito tudo isso, este não é um jogo leve. A mecânica central dos navios que representam tudo significa que, quando você gasta mercadorias, seus navios se movem dos espaços de recursos para a sua reserva e você ganha ações. Armazenar, portanto, significa que você está perdendo oportunidades de fazer mais coisas. Saber quando coletar mercadorias, comercializá-las, construir um porto, investir em mais navios ou gastar suas mercadorias no cumprimento de pedidos que serão sua principal forma de marcar pontos, não é nada óbvio. Fazer a coisa errada pode sufocar seriamente sua economia e, embora haja um mecanismo de recuperação interessante pelo qual os jogadores que passam no início de uma rodada irão forçar os outros a comprometer mais trabalhadores para completar outras ações, erros nas primeiras rodadas podem ser fatais.
Todos os componentes
São apenas cinco rodadas, com toda a pontuação ocorrendo no final. Os pontos de vitória estão disponíveis de três maneiras diferentes: alguns são comparativos com outros jogadores (a maioria dos portos em cada área e nível de armas mais alto) e alguns são independentes (cartões de pedido preenchidos, que pontuam de acordo com seus próprios níveis de investimento). Isso cria um processo de contagem final empolgante (sem dúvida um pouco complicado) e significa que os jogadores são recompensados por todas as suas conquistas no jogo.
Tabuleiro principal
East Indiaman é um jogo fascinante, elegante e muito inteligente com muito pouca aleatoriedade, mas é um jogo que se desenrola de maneira muito diferente a cada partida. O jogo tem um ritmo bastante rápido, embora possa ser retardado pela "analysis paralysis" (
nota: processo onde o jogador analisa sua próxima jogada de forma demorada), à medida que os jogadores lutam para decidir o que fazer: às vezes é um pouco desgastante! Se você é um fã de jogos estilo "Euro" e acha que já jogou todos os tipos possíveis, você definitivamente deveria tentar sua mão nesta contribuição taiwanesa de alta qualidade para o gênero.
Review by Matt Young
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Ricardo Gama
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.