CONCURSO DE BOARDGAMEDESIGN – SOCIEDADE DOS BOARDS
RESULTADO E (UM POUCO DA) JORNADA
Hey, galera!
O concurso de design DESAFIO DOS BOARDS chegou ao final, após alguns longos meses de trabalho (muito) e, claro, diversão para todos envolvidos. Antes de anunciar os vencedores (primeiro, segundo e terceiro colocado), vou falar um pouco da jornada, do que e como rolou (pelo menos aqui para mim) e uma visão geral de cada um dos 19 (sim, dezenove!) jogos inscritos.
QUEM É A SOCIEDADE DOS BOARDS?
Para quem não conhece o grupo Sociedade dos Boards, somos um grupo que nasceu no Whatsapp, com a iniciativa de Vinicius Silva, conhecido como Piupa, e pouco tempo começou a ganhar um formato de caráter mais oficial com o ingresso de Raphael Gurian (eu mesmo) e Diego Moreira como administradores, ganhando inclusive o nome que possui hoje (Info extra: baseado em Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel). Além dos grupos no Whatsapp (um para chat sobre o hobby e outro apenas para comércio), temos ainda um grupo de Facebook, mais voltado para compra e venda e uma conta no Instagram e realizamos diversos eventos em lojas especializadas (antes da pandemia) como o TrocABC, realizados na Bravos Jogos (Santo André-SP), e outros eventos diversos na loja MegaGeek (São Paulo-SP).
Com a vinda da pandemia, diversos planos foram frustrados (para todos!), contudo sobrou um pouco de tempo livre para os administradores, que em um primeiro momento colocaram em prática dois planos de longa data: O primeiro foi um podcast, sob o comando de Vinícius Piupa, que após inúmeros episódios teve sua frequência interrompida por motivos pessoais; e o segundo é o canal de mídia escrita, sob o comando de Raphael Gurian, que posta semanalmente análises (este aqui, lembre-se de se inscrever caso ainda não fez isso!).
O NASCIMENTO DO CONCURSO DE DESIGN
Ao longo deste tempo, muitas parcerias foram criadas. Entre elas, a amizade com Alexsander C. Pena, um membro do grupo Sociedade dos Boards. Alexsander foi o responsável pela ideia de criar um concurso, por ser entusiasta do hobby tanto no papel de jogador como de designer.
Em agosto de 2020 iniciamos os trabalhos. Escrevemos o primeiro esboço de regras, bolamos os critérios, fomos atrás de apoio e jurados. No final de agosto estava tudo pronto, documento finalizado, parceiros firmados e começa a divulgação em todas redes sociais, atrás de designers competidores. É importante salientar que este concurso, assim como o grupo e canal Sociedade dos Boards não visa lucro pessoal por parte dos responsáveis e administradores, inclusive este concurso, apesar de todo trabalho, não obteve nenhum tipo de lucro ou vantagem financeira.
DESAFIO DOS BOARDS: CONCURSO DE DESIGN
Com a proposta de buscar designers que criassem jogos acessíveis, que sejam jogados em um ou dois jogadores, utilizando-se apenas de dados e baralho (itens comuns em qualquer casa com amantes de jogos) como elementos principais, principalmente pensando nas restrições da pandemia, o Desafio dos Boards ID#2020/A teve início em setembro de 2020.
Tivemos a alegria de contar como parceiros as editoras MEEPLE BR e TAMANDUÁ JOGOS, a loja MEGAGEEK STORE e os canais SUPER PEPERONI MEEPLES & DICES e o BLOG O QUE JOGUEI.
No papel de jurados, no final do processo, contamos com Alexsander Pena (organizador do evento), Raphael Gurian e Heloisa Fernandes (canal Sociedade dos Boards), Victor Super Peperoni (canal Meeples & Dices), Lucas Pereira (designer da Tamanduá Jogos), Diego Bianchini (editor da MeepleBR) e Emivaldo ‘Zinho’ Sousa (designer de Meeple Heist (lançado pela Ludens Spirit)).
Os critérios que os jurados analisaram, de forma geral, foram:
- Proposta (implementação da ideia com as mecânicas)
- Acessibilidade (direcionamentos, dificuldade em ensinar e regras bem finalizadas)
- Experiência (desenvolvimento, diversão e aspectos mecânicos)
- Originalidade (ideia do jogo e uso criativo dos componentes)
- Rejogabilidade (novas coisas a se descobrir ao longo das partidas)
- TES (Táticas, Estratégias e Sorte) (balanceamento, influência de sorte e escolhas)
Todos estes itens alimentaram uma tabela com pontuações de 0 (zero) a 10 (dez), que foram somadas e divididas, gerando notas que definiram o ranking de todos os jogos, resultando assim em um título matematicamente mais bem avaliado.
Foi um processo longo de avaliação, inclusive estendendo o prazo previsto, atrasando o resultado, contudo por um bom motivo: Uma avaliação mais precisa e cuidadosa de cada jogo, onde fomos capazes de dedicar o tempo que cada um necessitava (principalmente, pois Alexsander e eu não esperávamos tantos jogos cadastrados, mas que bom que estávamos errados!). Eu mesmo, Raphael, acompanhado da minha Player2 Vermelha, Heloisa, jogamos todos os jogos ao menos três vezes cada, além de termos dedicado um tempo especial para a discussão sobre cada um e sobre comparativos entre os mesmos. Posso já dizer que o resultado acredito ter sido muito justo. Não necessariamente todos jogos ficaram ranqueados nas mesmas posições na pontuação final em relação a nossa individual, contudo ficaram bem próximos e conseguimos compreender e concordar com o resultado final, o que me trouxe, particularmente, muita alegria e satisfação.
O concurso ainda permitiu um novo desdobramento dos grupos de WhatsApp, onde foi criado um grupo especificamente voltado para designers e assuntos relacionados à criação. É designer (ou tem interesse) e quer participar? Me mande uma mensagem no Instagram ou qualquer rede social!
OS JOGOS INSCRITOS
Foram um total de 19 (dezenove) jogos inscritos, vindos do Brasil inteiro (e um até dos Estados Unidos). Irei dedicar, futuramente, algumas postagens para falar um pouco mais de cada um, porém de uma forma geral, foram eles (em ordem alfabética por nome do designer):
Ø Designer: Alexandre Silveira (São Paulo - SP) & Danilo Leite Dalmon (Brasília - DF)
Nome do Jogo: Reinos e Reis
Descrição: Um jogo de guerra, onde os jogadores devem invadir o território inimigo, em busca da conquista de sua capital.
---x---x---x---x---
Ø Designer: Bruno Liguori Sia, Felipe Liguori Sia, Guilherme Liguori Sia (Ilhéus - BA)
Nome do Jogo: 9 Portas
Descrição: Em um conflito entre dois reinos, cada jogador assumirá o controle de um castelo muito importante: O castelo de nove portas. São muitas entradas para proteger, mas também, muitas oportunidades para atacar, por isso, pense bem antes de agir. 9 portas é um jogo rápido, divertido e de muita estratégia, que vai te surpreender. Você seria capaz de conquistar o castelo rival e ainda proteger o seu?
---x---x---x---x---
Ø Designer: Cláudio Cabaleiro da Costa (Santo André - SP)
Nome do Jogo: As Batalhas dos Quatro Naipes
Descrição: Após séculos de convivência nada pacífica, os Reinos de Paus, Copas, Espadas Ouros terminaram os conflitos com a vitória dos dois primeiros. Os soldados de Espadas e Ouros passam a viver como Mercenários e os nobres, politicamente, integraram-se aos vencedores. Os dois Reinos vencedores viviam em paz e praticavam suas religiões de forma muito crédula, até que um conflito deflagrou uma sangrenta guerra!
---x---x---x---x---
Ø Designer: Daniel França (São Paulo - SP)
Nome do Jogo: Sambódromo
Descrição: Você é responsável por organizar o desfile da sua escola de samba do coração! Obtenha os melhores passistas e organize as alas no seu desfile. Mas atenção! O seu oponente também está interessado nos passistas... Com os passistas em mãos, organize suas alas e batalhe para tirar a tão sonhada NOTA 10!
---x---x---x---x---
Ø Designer: Frank Hiromi Watanabe (Patos de Minas - MG)
Nome do Jogo: Tique-Taque
Descrição: Tique-Taque é um jogo sobre construção de relógios. As cartas do baralho representam os números e o ponteiro do relógio. Assim que um jogador tiver terminado seu relógio, os jogadores conferem a pontuação de cada um de acordo com as cartas que estiverem na mesa. Ganha o jogador com a maior pontuação.
---x---x---x---x---
Ø Designer: Gabriel Ramirez Castillo (São Paulo - SP)
Nome do Jogo: Colunas Gregas
Descrição: Os deuses gregos, famosos por dar provas angustiantes aos mortais que os desafiavam, prenderam dois cúmplices por enganar à Zeus. A punição: construir colunas seguindo padrões complexos. A condição: quem quebrasse o padrão quebraria a construção. Após vários intentos, quem tiver quebrado mais colunas ficará no Tártaro para toda a eternidade enquanto o outro seria liberado.
---x---x---x---x---
Ø Designer: Jamilton Augusto Alves (Carapicuíba - SP)
Nome do Jogo: Masmorras & Cartas (Dungeons & Cards)
Descrição: O Reino está sob um enorme perigo. Os exércitos do sombrio domínio de Cards planejam um ataque e somente um grande aventureiro poderá derrotar seus generais, mas para isso, deve se infiltrar na Torre para encontrá-los. Mas nem todos são vilões nesta jornada, existem aliados nas fileiras inimigas e você deve resgatá-los. Você está pronto para este desafio? O Reino conta com você.
---x---x---x---x---
Ø Designer: Leonardo Franco (Barra do Piraí - RJ)
Nome do Jogo: Cobra-Rei
Descrição: Você e seu oponente criam 2 Cobras-Reis, a maior cobra venenosa do mundo. Mas cuidado, não confie nelas. Apesar de tê-las alimentado desde filhotinho, elas se voltarão contra vocês em algum momento. Quando uma delas armar o bote, você precisará desviar sua atenção para o oponente. Quando ele for atacado, capture-a.
---x---x---x---x---
Ø Designer: Linauro Neto e Monique Brito (Vitória da Conquista - BA)
Nome do Jogo: Capital de Ás
Descrição: Capital de Ás é um pequeno jogo de batalhas guiadas por cartas, competitivo, para 2 jogadores(as), a partir dos 12 anos, com tempo de jogo estimado entre 45 e 60 minutos, em que os(as) jogadores(as) representam facções em guerra diante da inesperada queda do Império de Ás. Agora, os(as) jogadores(as) devem fazer as melhores escolhas estratégicas para derrotar o(a) oponente e fazer da sua cidade a nova Capital de Ás.
---x---x---x---x---
Ø Designer: Marcelo Gaudio Augusto (Campinas - SP)
Nome do Jogo: Guerreiros de Astrópolis
Descrição: Guerreiros de Astrópolis é um jogo solo onde o jogador encarna um super-herói e precisa derrotar os Três Invencíveis (Valete, Rainha, Rei). Para isso ele precisa trabalhar com a aleatoriedade do nível dos poderes dos Vilões, quando eles começam a destruir a cidade. O objetivo é sobreviver ao ataque dos três Vilões e fazer a maior pontuação.
---x---x---x---x---
Ø Designer: Marcelo Luiz Dias (Rio de Janeiro - RJ)
Nome do Jogo: Sobreposição Total
Descrição: Um jogador usa as cartas vermelhas, e outro as pretas, naipes não importam. O Jogo não usa figuras. O objetivo é usar suas cartas para cobrir os símbolos das cartas adversárias. Cada carta jogada só pode cobrir o exato número de símbolos igual a diferença entre seu valor e o da carta que está na mesa. Após acabarem as cartas, o vencedor é aquele que tiver o maior número de símbolos descobertos de sua cor.
---x---x---x---x---
Ø Designer: Marcos Juliano Riffel (Porto Alegre - RS)
Nome do Jogo: Tower Deckfense
Descrição: Dois reis/rainhas se enfrentam tentando a conquista sobre o adversário utilizando os poderes da mística Torre dos Ventos. Objetivo: Fazer mais pontos que o adversário coletando ouro, enfraquecendo o adversário, energizando seu território e usando os melhores poderes da torre. Mecânica: Montagem de set, torre de ações.
---x---x---x---x---
Ø Designer: Paulo Micchi (Apex – Carolina do Norte / EUA)
Nome do Jogo: Belli Nebula
Descrição: BELLI NEBULA é um wargame com cartas de baralho comuns, que são dispostas frente-a-frente como em um campo de batalha. Como as cartas não são reveladas até ataquem ou sejam atacadas. A incerteza é a essência do jogo e a surpresa é a melhor estratégia.
---x---x---x---x---
Ø Designer: Renato Marsolla (São Paulo - SP)
Nome do Jogo: Justa
Descrição: Bem-vindo à Justa, o famoso duelo de lanças do reino! Você, nobre cavaleiro, deve duelar até ser o primeiro a nocautear seu adversário. Impressione os nobres da corte com sua habilidade para ganhar ouro, comprar melhorias e potencializar seus ataques. Ou então cobre favores dos membros da corte para conseguir vantagens no combate e se tornar o campeão do torneio!
---x---x---x---x---
Ø Designer: Rodrigo Castro ‘Funnycat’ (São Paulo - SP)
Nome do Jogo: Uxmal
Descrição: Há muitos mistérios escondidos por trás das ruínas do complexo de Uxmal, civilização Maia. Será que você é capaz de desbloquear a passagem, acessar a Pirâmide do Adivinho e vencer a proteção divina em seu interior? Combine números e naipes e prove que você é um excelente estrategista para fazer mais pontos que a pirâmide. Jogo sozinho(a) ou chame um(a) parceiro(a) para lhe ajudar neste desafio.
---x---x---x---x---
Ø Designer: Roj Ventura (Catanduva - SP)
Nome do Jogo: Quadradones
Descrição: Os jogadores se alternam, colocando as cartas na mesa, mas para colocar uma carta próxima da outra, o naipe ou o número das cartas precisa combinar. Ao colocar a carta que fecha uma área sem cartas, o jogador marca um ponto. Quem fizer mais pontos, ganha o jogo.
---x---x---x---x---
Ø Designer: Sandro Silva (Rio de Janeiro - RJ)
Nome do Jogo: Eu Quero Com Peperoni
Descrição: "Eu Quero Com Peperoni" é um jogo de cartas que possui um tema que todos nós adoramos, a pizza. Tendo foco no seu clássico condimento, o peperoni. Este é um jogo rápido e fácil de jogar mas que envolve sorte, decisão e estratégia.
---x---x---x---x---
Ø Designer: Shiro Tamashiro (Jacareí - SP)
Nome do Jogo: Confisco
Descrição: O Confisco é um jogo que aborda a imposição de poder de um sistema sobre o mercado. Você e seu oponente estão aplicando o livre mercado e usando estratégias legais para lucrar, mas sabem que no meio disso existe um sistema “louco” para taxar as suas negociações.
---x---x---x---x---
Ø Designer: Vinícius Oliveira de Souza (São Mateus - ES)
Nome do Jogo: Não Confie na Memória
Descrição: Neste jogo de cartas abstrato, seu objetivo é ter exatamente 4 cartas de números iguais em sua mão (nem a mais, nem a menos). Para isso, você deverá realizar ações utilizando as cartas J, Q, K e A , que permitem que você compre, descarte, roube ou recupere cartas. Porém, as ações estão ocultas, com a face para baixo, e você precisa lembrar a posição de cada uma para potencializar a sua jogada.
---- RESULTADO ----
Após a avaliação de todos os jogos, foi criada uma tabela composta pelas notas médias de cada jurado, com base em cada um dos itens avaliados. Esta tabela, com o nome dos designers e jogos ocultos (por uma questão de respeito aos que não se deram tão bem e para criar um pouquinho mais de suspense mesmo) é:
Em nome do Sociedade dos Boards, de todos os jurados e envolvidos, gostaríamos de dizer que TODOS os designers participantes estão de Parabéns! Acho importante salientar que nenhum designer conhecia nenhum jurado antes das avaliações, logo nenhum peso foi dado de forma injusta com base em relacionamentos ou amizades externas ao concurso. Dessa forma, ao analisar a tabela, fica claro que os jogos, mesmo os mais abaixo nas notas, ainda apresentaram propostas interessantes, que ficaram, no pior dos casos, ainda com uma nota mediana dentro do espectro utilizado (de 0 a 10). PARABÉNS DESIGNERS!
...E finalmente, os VENCEDORES foram:
TERCEIRO COLOCADO
Empatados por casas centesimais
JUSTA
Renato Marsolla (São Paulo - SP)
SAMBÓDROMO
Daniel França (São Paulo - SP)
SEGUNDO COLOCADO
TOWER DECKFENSE
Marcos Juliano Riffel (Porto Alegre - RS)
PRIMEIRO COLOCADO
TIQUE-TAQUE
Frank Hiromi Watanabe (Patos de Minas - MG)
Assim se encerra a Primeira Edição do Desafio dos Boards. Espero que todos envolvidos tenham aproveitado muito a experiência e que ela tenha servido como aprendizado para cada um (certamente para mim foi, tanto no papel de jurado, organizador e também designer amador!). Parabéns novamente a todos os competidores, e que venham futuras edições, com novidades, novos desafios e muito mais diversão!
Sorte nos dados
...e continuem usando álcool em gel!
Raphael Gurian
Administrador
Sociedade dos Boards
Confira também redes:
Instagram: https://www.instagram.com/sociedade_dos_boards/
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1219416214780289/
Blog: https://sociedadedosboardsbr.home.blog/