A vida no campo tem suas vantagens: Um clima mais tranquilo, menos stress e poluição, respirar o ar puro, se alimentar melhor e o contato constante com a natureza.
Porém nem tudo são flores (ou cereais) na vida no campo, afinal o trabalho pesado e as intempéries trazem desafios que exigem planejamento e muito trabalho árduo para ser um fazendeiro de sucesso.
E assim como na vida real os jogos que trazem a fazenda para sua vida são geralmente jogos que exigirão trabalho duro, com planejamento, organização, uma pitada de sorte e muita diversão para quem curte esse estilo de jogo.
Um clássico dos jogos de fazenda,
Agricola foi lançado em 2007 tornando-se um grande sucesso, pois Agricola realmente traz um desafio (muito exigente para alguns) interessante onde o jogador precisa criar a fazenda mais eficiente.
Para ser bem sucedido você precisa coletar materiais, construir cômodos, cercas, pegar animais e produzir alimentos para você e sua família.
Um jogo essencial para quem curte jogos de fazenda que propõe um desafio que exige planejamento e muito empenho dos jogadores, para saber a hora certa de fazer suas ações e também usar bem as cartas que estão disponíveis.
Na sua fazenda na Caledônia a vida não é tão fácil quanto parece, afinal você e seu clã precisam usar a habilidade única de vocês para produzir e comercalizar tudo aquilo que vocês produzem.
Produza leite, queijos, cereais, pães, algodão e tabaco e também fique atento para fazer também os bens mais refinados que serão essenciais para o sucesso.
Clãs é um jogo muito interessante com muitas possibilidades estratégicas, pois cada clã possui uma habilidade especial que vai favorece-lo em determinadas áreas.
Um jogo que certamente merece uma nova tiragem aqui no Brasil.
Mais um jogo do mestre Uwe que nos apresenta o tema fazenda, em
Caverna você e sua esposa (ou marido) que precisa crescer e desenvolver sua fazenda mas com a possibilidade de construir edifícios e até mesmo realizar missões para assim obter mais recursos.
É um jogo claramente baseado no Agricola mas com idéias que fazem dele um jogo bem diferente do seu antecessor (até o manual menciona que se você já jogou Agricola pode pular algumas partes), e sem a pressão que Agricola impõe aos seus jogadores.
No fim das contas Caverna pode ser uma experiência mais tranquila mas sem deixar de ser desafiadora como todo bom jogo de fazenda deve ser.
Em
Santiago você é o dono de plantações que vão produzir diversos tipos de bens e seu objetivo é produzir, irrigar e conectar suas plantações à campos ainda maiores.
É necessário garantir que a água chegue as plantações, caso contrário não produzirão nada e se transformam em desertos.
Santiago tem algumas idéias interessantes como a pontuação que é baseada na quantidade de terrenos vezes a quantidade de marcadores seus ali, sendo que grande parte do jogo consiste em buscar um bom posicionamento dos terrenos para se conectar a grupos maiores.
Além disso o jogo tem um aspecto de suborno e negociação bem interessante o que certamente vai atrair jogadores que adoram uma boa negociação!
Mais um jogo de fazenda muito interessante, que propõe um desafio mais simples mas sem deixar de ser interessante, em
Fields of Green você é um fazendeiro moderno que está buscando expandir seus negócios, seja adicionando campos, expandindo seu maquinário e adquirindo novas instalações.
É um jogo muito gostoso pela simplicidade e pela sensação de realmente estar expandindo sua faezenda com animais, campos e prédios.
Ele tem uma idéia similar a jogos como 7 Wonders e Sushi Go! onde os jogadores escolhem algumas cartas e passam as demais para os outros jogadores, o que adiciona uma camada bacana de estratégia.
Não tem quase nenhuma interação entre os jogadores, sendo essencialmente aquele jogo onde você trabalha no seu pedaço de terra em paz!
Mais um jogo de fazenda do Mr. Rosenberg para 2 jogadores, Fields of Arle traz uma proposta muito bacana onde você mais uma vez precisa cuidar da sua fazenda, drenando pântanos, cuidando dos seus animais e controlando o que cada um dos seus campos produz.
Embora possua algumas similaridades com o Caverna é um jogo suficientemente diferente para ser apreciado por quem busca um desafio interessante, pois praticamente tudo no jogo fornece pontos para o jogador, o que passa uma sensação legal de realmente estar colocando as coisas para funcionarem e também possibilita diversos caminhos para vencer.
Um jogo que desperta a curiosidade de muitos, especialmente por não ter sido lançado no Brasil e ter o “pedigree” do grande Mr. Rosenberg.
Mais um jogo de Uwe Rosenberg, em
Reykholt você assume o papel de um fazendeiro na Islândia que tem como missão produzir os mais suculentos vegetais que serão usados para servir aos turistas curiosos em conhecer os vegetais produzidos com energia geotérmica.
Reykholt é um dos jogos mais interessantes para jogar com quem não está muito familiarizado com jogos de tabuleiro pois oferece um desafio muito bom sem ao mesmo ter ser um jogo complexo.
Com uma bela produção (com todos os vegetais em peças de madeira) vale à pena conhecer e passar um tempo gostoso com a família e amigos cultivando vegetais.
La Granja é um jogo extremamente interessante por conter idéias de outros jogos (os autores do jogo agradecem ao Uwe Rosenberg e Stefan Feld no manual) sem entretanto parecer uma mera cópia ou um jogo bem similar aos criados pelos autores acima, pelo contrário, La Granja tem personalidade própria!
Em La Granja você gerencia sua fazenda e precisa trabalhar em diversas áreas diferentes, como plantar, prover melhorias, transformar produtos em mercadorias e atender as demandas dos clientes.
Um dos pontos que chama a atenção no jogo são as cartas que podem ser usadas com 4 finalidades distintas, o que torna as possibilidades que o jogo oferece bem diferentes e muito interessantes.
Mais um jogo de fazenda muito bacana que você precisa conhecer.
Em
At the Gates of Loyang você vai produzir muitos alimentos e depois dessa farta colheita é necessário passar tudo isso para frente em um jogo bem apertado, onde cada ação e cada moeda que você conseguir pode fazer toda diferença para sua vitória.
O grande desafio aqui é otimizar suas jogadas para conseguir sempre as melhores opções, pois são poucas as ações disponíveis e qualquer jogada pode deixa-lo para trás na busca pela vitória.
Atender os clientes, usar bem suas cartas, comprar e vender vegetais, são muitas as possibilidades e vence quem for mais eficiente nessa jornada.
Você sabia que Uwe Rosenberg criou um jogo de fazenda (mais um) nos idos de 2012 que virou um jogo digital?
Farmerama lançado em 2012 recebeu uma versão digital que você pode conhecer (e jogar) à partir do seu navegador onde você vai semear e alimentar seu gado para conseguir seus preciosos pontos.
Vale à pena conhecer mesmo que a título de curiosidade (para conhece-lo clique
aqui).
André Souza:Sempre jogou, mas redescobriu esse mundo por volta de 2014 e desde então não parou mais. Mantém o
Jogando Mais onde publica resenhas e artigos sempre focado em trazer bom conteúdo para quem já joga e também para quem quer descobrir o maravilhoso mundo dos jogos de tabuleiro!