A incoerência da premiação foi tanta, que wingspan foi vencedor da categoria jogo familiar, dedicada aos jogos mais simples e menos complexos e da categoria jogo estratégico, dedicada aos jogos mais "pesados" e mais complexos, algo absolutamente contraditório. Insisto, wingspan não é um jogo ruim, é um bom jogo, mas não é um jogo que se possa incluir para disputa de melhor jogo do ano em categorias como "estratégico"e mesmo card game, pois também não é um card game, mas sim um jogo que possui cartas em sua mecânica. Sem dúvida a quantidade dos prêmios se deveu mais a razões de mercado do que qualidades do jogo.
O problema de toda essa discussão é que as premiações acabam balizando consumidores, empresas e designers, Se um jogo como wingspan é considerado melhor jogo estratégico que um Barrage ou um Maracaibo, é óbvio que isso direcionará aquisições, investimentos e esforços de produção de jogos que se considerarão "estratégicos" com uma evidente baixa de complexidade e simplificação. Isso acaba trabalhando no sentido da homogeneização do mercado, diminuindo o leque de opções e a diversidade.