Um grupo de empresas de jogos de tabuleiro está processando o presidente Donald Trump, alegando que suas tarifas estão reduzindo seus lucros ao valor real do dinheiro do Banco Imobiliário.
A Stonemaier Games, que produz os populares jogos de tabuleiro "
Wingspan", "
Rolling Realms" e "
Vantage", anunciou sua participação no processo nesta semana. A empresa afirmou que a ação judicial visa "desafiar a autoridade irrestrita" de Trump e suas tarifas.
"Não ficaremos parados enquanto nossos meios de subsistência — e os de milhares de pequenos empresários e contratados nos Estados Unidos, juntamente com os clientes cuja busca pela felicidade prezamos — são tratados como peões em um jogo político", disse a empresa.
Os advogados da Stonemaier, sediada em St. Louis, disseram na queixa judicial que a empresa estima pagar "milhões em tarifas" porque fabrica todos os seus jogos em uma fábrica chinesa pertencente à Panda Game Manufacturing, empresa com sede no Canadá. A Stonemaier imprime seus jogos na China há mais de 13 anos, diz o processo.
Pelo menos outras nove empresas se juntaram à Stonemaier na ação judicial, alegando que as tarifas de Trump causarão danos substanciais aos seus negócios. XYZ Game Labs, Rookie Mage, Spielcraft e TinkerHouse Games são todas empresas de jogos de tabuleiro que estão participando do processo.
A Spielcraft, uma fabricante independente de jogos de tabuleiro com sede em Nebraska, pagou US$ 4.335 em tarifas em abril, segundo o processo.
Outros pequenos negócios também aderiram ao processo. A empresa de roupas Princess Awesome, que fabrica roupas inclusivas para crianças e adultos, pagou US$ 1.041 em tarifas para vestidos importados da China em março, de acordo com o processo.
"O Princess Awesome também encomendou produtos adicionais do Peru, Bangladesh e Índia que devem chegar aos Estados Unidos nas próximas semanas e continua fazendo novos pedidos de importações", afirma a queixa.
Trump e seu secretário do Tesouro, Scott Bessent, disseram que as tarifas fazem parte de uma estratégia para aumentar os empregos na indústria de manufatura nos Estados Unidos. Mas isso pode levar algum tempo. Enquanto isso, as tarifas podem aumentar os preços e reduzir o poder de compra do dólar, deixando os consumidores com menos dinheiro para gastar.
Especialistas disseram ao Business Insider que as interrupções na cadeia de suprimentos causadas pelas tarifas podem levar a um aumento de preços e à diminuição da disponibilidade de produtos em apenas algumas semanas.
A Pacific Legal Foundation, que está representando as empresas no processo, afirmou em comunicado que as tarifas de Trump são inconstitucionais e que apenas o Congresso deveria ter o poder de impor tarifas.
"A Constituição concede ao Congresso — e não ao presidente — o poder de impor tarifas porque políticas que afetam toda uma nação devem vir do órgão mais representativo da nação", diz o comunicado. "E o Congresso não pode delegar esse poder legislativo essencial ao presidente."
Fonte:
https://www.businessinsider.com/indie-board-game-companies-sue-trump-tariffs-trade-war-china-2025-4