Não poderia deixar de falar de um dos jogos mais jogados de minha coleção!
Cada jogo um reino diferente! Vamos conhecer esse aqui?
Dragon Castle é um jogo inspirado livremente pela variante solitária do jogo chinês tradicional Mahjong. Na sua vez, você tira um par de peças idênticas do "castelo" central (conhecido como o Castelo do Dragão) e coloca-as em sua própria praça para construir seu próprio castelo. De vez em quando, você pode sacrificar essas peças para adquirir santuários em seu lugar.
Iremos explorar um pouco além do normal daqui do canal, caros cavaleiros! Com direito a no final uma explicação sobre mahjong e falar sobre o modo solo, bem como "lançar" uns castelos extras nos arquivos da ludopedia.
O placement com pegada de set collection / puzzle 3D desse jogo é simplesmente sensacional. Todo turno você estará entre pegar mais peças (no caso 2), ou pegar uma única peça investindo pra obter santuários (sim, os telhadinhos pretos), ou ainda se você sentir que só sobraram peças desinteressantes justo na sua vez de jogar, pode remover uma e ganhar um ponto. E a pool numérica é baixa/média, pontuações finais tendem a ser algo como 30(quando você derrapa) a 50 pts(jogando bem, pontuando a mais se usar carta de dragão), então cada ponto conta.
E que peças são essas? Os tipos (ou naipes se preferir) são 3 comuns e 3 especiais, sendo os comuns trabalhadores(verde), comerciantes(amarelo), soldados(vermelhos), e os especiais os ventos(preto), as estações(Azul) e o dragão (rosa). E ao retirar do tabuleiro central para pôr em sua área de jogo você pode querer agrupar 4 deles ortogonalmente(independente da altura), o quanto antes para “consolidar”, virando-os para baixo, ou tentar consolidar maiores quantidades para mais pontos. Após consolidação, você pode erguer um santuário em um desses pequenos tiles, ou almejar ir consolidando mais peças ao redor e por cima dessas primeiras, já que quanto mais alto o santuário mais pontos.
Não tem como não comentar sobre a arte do Chinyee Chiu... nível Kanagawa na modesta opinião desse kina que vos fala, se essa arte não te apraz, volte 3 casas!
Os playmates individuais, cuidadosamente impressos frente e verso pra que você possa apreciar a ilustração sem as marcações do grid, os dragões e espíritos... todos belíssimos! Os tiles também considerei bem feitos, nem só de miniatura vive a CMON, embora você veja uma queixa aqui ou outra ali nos fóruns, tem quem ache as cores berrantes (não é um Ilha dos Dinossauros ué? Não concordei com essa opinião hehe), ou quem reclame de tinta fora dos símbolos, mas acho que foi caso isolado, ocorrido em reinos distantes (e azarados).
No que o Dragon castle “bate forte”?
Cada decisão importa! Você estará entre apostar nos tiles comuns, pois são mais abundantes, ou olhar para os especiais porque produzem mais resultado, sem deixar de fazer leitura de mesa, observando quais os oponentes estão preferindo pegar também. Isso enquanto pensa se vai fazer consolidações simples, ou almejar mais pontos juntando não 4, mas 5,6,7 ou até mesmo 8+ peças para pontuar mais, pois consolidações absurdas podem compor metade ou + do teu score no final. Se você pudesse iria obtendo sempre de 2 em 2 peças, mas em muitos momentos jogará só uma, porque não conseguiu peças idênticas ou porque precisa frear um pouco o ritmo, pra obter mais santuários que usará pós consolidações.
Os mapas sempre têm térreo + 2 andares, então quando fica apenas o térreo você começa a pensar no clock final do jogo, somado as várias pequenas decisões já descritas. Ele bate forte pra quem curte placement abstrato, e tem curva de aprendizado, mas ela é mínima, o estranhamento é só na primeiríssima partida. Ver uma jogadora casual dizendo que adorou o jogo e que pareceu complicado, mas simplesmente não era, não tem preço! Pelo menos pra mim vale tanto quanto ganhar uma partida, ou diria até mesmo que vale mais. Como já dito quando falei na arte, ele fica bonito na mesa, digamos que de certa forma ele tem o que podemos comparar ou chamar de efeito Sagrada por assim dizer, haha.
Pra fechar as jóias da coroa, o fator rejogabilidade é alto. O jogo padrão, sem firulas já fornece uma jogabilidade muito boa, no cru mesmo. Há vários layouts de castelos adicionais e alguns mapas são só uma questão de formato diferente, mas em vários deles você sente o jogo mais aberto/disponível, ou mais fechado. Só isso já está de ótimo tamanho, como em um Santorini da vida, e também como em Santorini, você pode incluir cartas especiais em adição a jogabilidade básica, nesse caso os espíritos e os dragões. Os primeiros criam jogadas novas, ao custo de consumir uma peça do seu tabuleiro (virada pra cima) ou consumir um santuário, já os dragões rendem pontuações adicionais se você tiver construído da forma que eles demandam. Existem 10 de cada, e a ideia é escolher 1 espírito e 1 dragão, o que já dá 100 possibilidades diferentes.
Não vamos exagerar dizendo que cada combinação será uma experiência única, pois as linhas gerais permanecem, mas a variação é alta. Se você olhar na caixa verá de 2 a 4 jogadores, mas foi feito um modo solo oficial, o que abre ainda mais opções para jogar!
No que o Dragon Castle “bate de Kina”?
Jogadores que não curtem jogos com fator Solitaire multiplayer, irão bater de Kina em relação a esse aqui. Vale dizer que não é tão solitário assim, pois a possibilidade de influenciar/atrapalhar os oponentes(o famoso “dar block”) fica entre leve e média no início e no meio do jogo, porém quando só resta o último andar, esse fator sobe para médio mesmo, quase média/alta essa possibilidade. Outra ressalva é o setup inicial, que pode demandar uns 6-8 minutos, especialmente se você tiver uma destreza ruim, se for um kina desastrado nesse sentido. Pra mim isso é amortizado, pois me sinto montando uma estrutura, quase um “lego” que depois vai ser jogável, então não me importo e acho prazerosa essa armação do layout, do castelo que será usado... mas entendo que pode figurar como um problema para alguns grupos, ou algumas pessoas.
E quanto custa pra explorar esse reino?
Não tá barato, mas tá “ok” pelo que vem na caixa em relação ao valor de 220-250,00 que está sendo cobrado. Esse preço veio no rastro do AZUL, do SAGRADA, e do REEF que são outros abstratos. 116 peças lindas que são os tiles estilo mahjong, 40 santuários/telhados e 20 e poucas cartas que são os espíritos + dragões, fechando com os tokens de pontuação de 1,3 e 5 pts. Se paga tranquilamente. Tem saído por menos de 180,00 nas promoções que tem rolado na quarentena.
EXTRAS/ALGO+
Vale lembrar que Dragon Castle não é apenas uma abordagem dentro do mahjong, ele bebe na fonte da versão solitária. Para um experiência mais dentro do mahjong tradicional, o jogo indicado seria Rummikub, com gerenciamento de mão, e set collection, de forma muito mais parecida com o mahjong original.
O modo solo ficou muito bom, a automa fica entre andar clock de fim de jogo e simular a escassez de tiles que outra pessoa jogando causaria, uma somatória desses dois fatores. E embora no fringir dos ovos role o bom e velho “derrote sua pontuação” com ranqueamento, você ainda tem a opção de jogar com os espíritos e dragões. Basta adicionar um de cada e considerar -15 pontos no final.
Esse kina que vos fala notou que isso não “se paga” nesse modo solo, pois exceto por uns 2 dragões mais generosos, você pontua melhor sem eles. Também há a restrição de jogar nos castelos para 3 jogadores, e se você se aventurar nos de 2 o clock vai fechar na sua cara de forma meio abrupta, porém se jogar nos de 4 jogadores, ficará a vontade demais e sua pontuação sempre será alta ou muito alta. Eu criei um pequeno “fix” para isso, nada genial, mas abre ainda mais as possibilidades para poder usar no solo sem muita ressalva matemática, os castelos de 2 e 4 jogadores.

Também criei novos 10 layouts de mapa! Considerem como um fan made promo Pack de 10 mapas extras
. Então para uma sugestão que leva a maior equilíbrio matemático no modo solo, e para mais layouts e mais partidas desse excelente jogo, acessem o arquivo, tá um pdf cheio de amor pra dar, inclusive com as 6 promos oficiais que saíram lá fora, então são 16 novos layouts de castelos, que devem dar uma encorpada junto ao base + 12 que vem no manual.
https://www.ludopedia.com.br/jogo/dragon-castle/anexos/151064
Então por enquanto é isso, até o próximo reino a explorar, batendo forte, e também batendo de “kina”! Inscrevam-se acompanhem!!! 