Canal Eurolícia, clique aqui para rever o que já foi publicado.
Sempre procuro saber sobre os jogos que a galera comenta, dou uma olhada no ranking da ludopedia e do bgg, (ao menos os top 50 ou 100) e se o jogo me chama a atenção, pela sua posição ou pela "capinha" dele, vou dar uma lida. Food Chain Magnate nem passou perto disso....
Como fiquei sabendo do jogo:
Food Chain Magnate é um daqueles jogos tipo B, que você só vai se dar conta se aparecer num top 50 (tendo uma capinha bonita), ou algum amigo comentar, o que no meu caso foi a segunda opção. Tanto é que esse jogo foi entrar no top 50, em 46º lugar do BGG, em agosto de 2016 (o jogo é de 2015) e desde abril de 2017 está entre 25 e 29º lugar.
Esse meu amigo, um euro gamer inveterado, comentou comigo no início do ano passado sobre esse jogo que ele já havia jogado há alguns anos, e era de um amigo de outro amigo, do amigo do amigo... Enfim, fui atrás para ver o que que era isso e lá fui eu para o BGG.
Olhei para a foto da caixa (não chama NADA a atenção), comecei a ler a descrição do jogo e pensei, tá ok, vou montar uma lanchonete num bairro disputado por outros pra vender hambúrguer, pizza e bebidas, é isso mesmo? MAIS OU MENOS.
OLHA QUE CAPA LINDA.....WTF?
O jogo consiste em algumas rodadas iniciais bem simples, basicamente CONTRATANDO funcionários, porque é a única ação disponível para se montar a estrutura da sua empresa, pensando em um organograma funcional para cada rodada, que deva gerar receita para você. Então o que você faz é contratar funcionários / coletar bebidas (com os funcionários) / fazer hambúrguer e pizza (com os funcionários), e tentar vender esses produtos para as casas presentes no tabuleiro através de ações de marketing criadas adivinha por quem? Seus funcionários. Aliás, você começa a ficar tão rico, que começa a construir casas para alugar para famílias, para poder vender os seus burgers e pizzas, olha que foda, ahhh... e de quebra ainda faz uns jardins nas casas dos seus consumidores, pra eles gastarem ainda mais grana com você. (???) - depois explico.
Existem 8 funcionários disponíveis para contratação inicial (que estão na coluna mais a esquerda na figura a seguir), cada um deles, traz consigo algo distinto que pode fazer com que se complete um milestone que te ajudará bastante durante a partida.
Alguns desses funcionários, podem ser treinados e modificarem a sua estratégia. Acompanhe a naba..
Sacou que o emaranhado de ações aí vai depender E MUITO da estratégia geral da mesa!
Cada funcionário que possui uma setinha saindo dele, pode receber um treinamento e melhorar sua habilidade. Todos que possuem dinheirinho no canto inferior direito, recebem pagamento (que deve ser pago ao banco). Caso não consiga pagar seus funcionários, eles voltam para o pool de funcionários a serem contratados.
Lembra que falei das casas? Você consegue construí-las com alguns de seus funcionários, onde quiser no mapa, para vender seus produtos para elas também, casas com jardins DOBRAM o preço dos itens vendidos, então o mapa começa a ficar cheio de opções além das iniciais e o banco começa a sangrar.....
O jogo acontece ao longo de várias rodadas, em 7 fases distintas, e determinadas pela grana existente no BANCO (50 doleta X número de jogadores). Se o banco “quebrar” a primeira vez, você abre as cartas escolhidas inicialmente por cada um dos jogadores, que no começo da partida puderam escolher UMA das cartas entre 100 – 200 e 300 doleta (e que estão fechadas para todos) soma-se toda a grana dessas cartas, enche o banco com esse dinheiro e vai para o segundo turno do jogo. Quando o BANCO quebrar pela segunda vez, o jogo acaba.
O que gostei:
- Alta variabilidade EM TUDO. Explico. O tabuleiro é modular, sem orientação correta e deve ser embaralhado, rotacionado e revelado da maneira que for, o que pode gerar algumas “ilhas” de casas e rotas, ou concentrar casas e itens para um lado do tabuleiro fazendo com que os jogadores se esganem entre si para conseguir afetar o mercado solicitado.
- Várias estratégias nas contratações dos funcionários, dedadas no olho dos coleguinhas, travadas de vendas uma vez que você deve atender cada casa em ordem crescente (cada casa tem um número) com TUDO O QUE ELA ESTIVER QUERENDO CONSUMIR, não dá pra vender apenas uma pizza para a casa que pede 1 pizza, 2 refri e 2 cerva.
- Otimizações e milestones turbinam sua empresa, e esses milestones podem ser adquiridos por todos caso consigam executá-los na mesma rodada.
O que não gostei:
- ARTE. Tirando os meeples de comidinha, e a arte cinquentista do jogo (que poderia ser MUITO MELHOR EXPLORADA), pelamordedeus que jogo feio. Tem 3 tipos de pessoas que gostam. Os que realmente gostam, os que não querem falar que gastaram uma fortuna para ter um jogo tão feio, e os que mentem (MWAAHAUAHUAUHAUHAUH).
SE LIGA NA LINDEZA DE TABULEIRO.... (CRENDIOSPAI)!!!!!!!!
Parece aqueles recortes de revista dos anos 70... vesssshhhhh
- AP. Dependendo da mesa, pode gerar alto AP por conta dos vários caminhos que deve tomar planejando à frente o que pretende fazer.
- CARÍSSIMO. O preço dele hoje, é maior que o preço de um Gloomhaven. 100 Dólares pra cima. A produtora não faz muitas cópias, portanto quando sai, ele é caro MESMO.
- DEVORA SUA MESA. Minha mesa tem 1,50mX1,50m. Olha como ficou. Óbvio que a galera inventou um monte de coisa para ajudar a diminuir esse espaço, que inclusive estão disponíveis para download no BGG, organizador de cartas, marcadores de milestones, ao todo são 222 cartas de funcionários e 84 cartas de milestones (que não precisam ser utilizadas por conta desses arquivos que a galera fez).

Dava para otimizar, mas queríamos jogar a primeira partida.
Considerações finais:
É um jogo pesado e é UM JOGAÇO sem sombra de dúvida. Tem gente que não gosta por achar que existe muita burocracia para conseguir vender 2 burger. Mas é a abstração do jogo e o controle de mercado que para mim fizeram esse jogaço dar uma bitoca no meu coração.
Prepare-se para umas 4h na primeira partida (explicações e torcendo pra que não tenham escolhido as cartas de reserve de 300 do banco), sugiro inclusive deixar as de 300 fora do jogo, pra fazer um jogo de learning session mesmo, pra pegar a mecânica.
Magoei os seus sentimentos? Deixe seu comentário aqui.... e aproveita para CURTIR esse POST!