Essa é mais uma postagem do Canal Euro Channel, clique aqui para ler as resenhas anteriores.
Como cheguei ao jogo:
Wingspan é um jogo que começou a fazer burburinho desde antes do seu lançamento, seja por ser uma publicação da Stonemaier Games, editora que sabe publicizar os seus jogos, seja por ser um jogo muito muito bonito, entre outros fatores. Porém o que me atraiu no jogo de Elizabeth Hargrave foi a possibilidade de incluir na coleção mais um bom jogo de “maquininha de pontos’’, jogos também conhecidos como engine buildings.
Pontos positivos:
Wingspan não cria nada, porém utiliza de forma primorosa os elementos de um bom jogo de engine building. O jogo possui apenas quatro tipos de ações e todas elas são extremamente intricadas, ou seja, é necessário diversificar as ações pois uma é dependente da outra para que o jogo flua.
Como todo bom jogo de otimização, o tempo todo aparecerão decisões difíceis, onde será necessário por exemplo, abrir mão de uma boa carta, realizando um descarte para então ganhar um bônus que possibilitará colocar em jogo um novo pássaro.
O grande destaque de Wingspan é a capacidade que o jogo tem de ser estratégico como alguns dos melhores jogos de engine building, como Terraforming Mars, Le Havre, Lorenzo il Magnifico, e ao mesmo tempo ser rápido, o que faz com que o jogo tenha um fator replay absurdo. Desde que foi lançado, Wingspan figura como o jogo mais jogado do BGG mês a mês. Em abril foram 9159 partidas registradas, em março foram 9499 partidas. No mês de maio o jogo segue liderando com 4593 partidas.
A produção caprichada realizada pela Stonemaier Games também é outro grande destaque. Do material utilizado no manual (folheie as páginas do manual e você vai entender) aos dados, ovos e belíssimas ilustrações dos pássaros (que não se repetem). O jogo é tão bonito que o simples tabuleiro de objetivos acaba destoando um pouco dos outros componentes.
O tema é outro grande destaque, demonstrando que é possível fazer jogos que não sejam sobre produzir recursos agrícolas ou invadir uma caverna. Há uma diversidade de temas inexplorados.
É interessante observar que os poderes dos pássaros normalmente combinam com o texto de flavor presente na parte inferior da carta. Por exemplo: o White-breasted nuthatch quando ativado estoca sementes. O texto na parte inferior diz o seguinte: “Nuthatches escondem sementes para o inverno na casca de uma árvore’’. Além disso, já que ele guarda as sementes em árvores, seu tipo de ninho é o presente na cavidade de árvores.
Não menos importante, a iconografia do jogo é impecável, após a primeira partida, será fácil compreender todos os significados da simbologia presente em Wingspan.
Por fim, o modo solo do jogo simula muito bem uma partida de dois jogadores. É desafiador, divertido e rápido. Há a sensação de competição, diferente do jogo solo ao estilo ‘’supere sua pontuação’’.
Pontos negativos:
A variedade de pássaros não significa variedade de poderes. Como assim? Wingspan possui 170 cartas de aves. O que pode trazer a sensação de uma infinidade de possibilidades e combinações de cartas, como ocorre em Terraforming Mars, por exemplo, outro jogo de “maquininha de pontos’’ que possui um número generoso de cartas.
Porém Wigspan é um jogo mais direto, por mais que todos os pássaros sejam únicos, ou seja, possuam nomes, ilustrações, tamanhos e outras características diferente, os poderes dos pássaros não variam tanto.
Depois de umas cinco partidas você provavelmente vai conhecer os poderes de todas as aves: há as aves que estocam comidas, as que estocam ovos, as que ganham comida, as que possibilitam comprar cartas, as que permitem enfiar cartas embaixo, etc.
As variações estão no tipo de comida que estocam, no tipo de ninho que colocam ovos, etc, mas os poderes são muito similares. Possivelmente novos tipos de poderes serão implementados em expansões que devem explorar aves de outros continentes.
Considerações finais:
Wingspan é um jogo sólido. Um euro médio, até mesmo leve para aqueles jogadores mais familiarizados com o universo dos eurogames.
Realizando uma pequena provocação, acredito que ele esteja no mesmo patamar de outro ótimo jogo de engine building, o Imperial Settlers, que por algum motivo é extremamente desvalorizado no Brasil.
Por que comparei os dois? Os dois foram lançados por aqui, possuem caixas do mesmo tamanho, ambos têm uma variedade grande de cartas e grau de complexidade similar. Porém Imperial Settlers não foi lançado simultaneamente no Brasil, aproveitando o hype (em 2014 as coisas eram bem diferentes), assim como não possui a produção belíssima de Wingspan, embora sua produção seja muito boa.
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