lucasandrade4::w_walker::Eu amo Wingspan de paixão, mas existe sim sorte na mão inicial e nas compras fechadas subsequentes, e acho que dá sim pra isso meio que quebrar o jogo.
Você pode sair com combos baratos na mão inicial ou ter muitos pássaros de ninho estrela (que te dão flexibilidade garantida para ganhar os objetivos), enquanto seus oponentes podem sair com pássaros sem sinergia e que ainda não correspondem aos objetivos.
Hoje aconteceu de eu sair com 3 pássaros excelentes (dois de custo 1 e um urubu sem custo) que formavam combo a ainda coincidiam com os objetivos.
Um dos pássaros pedia pra descartar um ovo e possibilitava comprar duas cartas, enquanto o segundo guardava uma carta embaixo e dava um trigo de recurso direto do estoque. Bastava colocar os dois na grasslands (linha do meio) na ordem correta pra fazer todo tipo de ação de uma vez (totalizando: 1 recurso de trigo, 2 ovos, 1 carta comprada e um PV extra pela carta guardada) gastando só um cubo. Uma engine difícil de ser parada já no turno 3 que só melhorou com o tempo, enquanto meus oponentes sofriam sem sinergia. Eu não tenho muitas partidas então vocês devem ter visto umas early engines ainda melhores.
Vim aqui na esperança de achar alguma variante de draft. Existe alguma?
É algo inerente a jogos do tipo não é?
Em um card game engine build você vai usar suas cartas para construir sua engine e eventualmente quem conseguir cartas com mais sinergia terá uma vantagem nesse sentido.
Agora, a mão inicial dar uma vantagem definitiva pela minha experiência é a exceção e não a regra. Em geral se salva 2 dos melhores pássaros pro inicio do jogo e depois é fazer o melhor possível com as cartas que vierem.
Por causa disso, não sentimos a necessidade de draft, mas se vc sente a variante já vem pronta. Dos 5 pássaros, fica com 1, passa 4 pra esquerda, depois fica com outro e por aí vai até todos terem 5 pós-draft.
Você tá certo, nos jogos de engine builder quem montou a melhor ganha. Minha crítica é como isso pode ser decidido na mão inicial, por isso achei a variante de draft necessária.
Nos jogos que meu grupo jogou, sempre aconteceu de alguém disparar na frente por uma mão inicial boa. Esse review de 120 jogos de Wingspan descreve isso:
https://boardgamegeek.com/thread/2209838/wingspan-after-120-plays-short-review-focus-strate
No meio ele ainda cita a mesma carta que eu mencionei, nesse caso com nome "Killdeer", de pagar um ovo e comprar duas cartas.
E ainda completa:
If you get these cards early, you will almost certainly win, unless someone else has the other.
Nesse caso nem o draft resolveria, talvez até ajudaria quem pegasse as possíveis cartas desbalanceadas a ganhar, mas pelo menos dá a chance de todos os jogadores arrumarem uma engine interessante no começo do jogo. O Terraforming Mars é tão recomendado a jogar com draft que até a versão digital já vem com a variante, o problema é que aumenta consideravelmente o tempo de jogo.
Bom, vou testar a variante simples de draft a partir de agora e, mesmo se não ficar bom, vou continuar jogando pq o jogo é bão demais.