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  4. Cuba Libre e os jogos que inspiraram ROOT

Cuba Libre e os jogos que inspiraram ROOT

Cuba Libre
  • avatar
    Lpporto13/05/19 08:00
    avatar
    Lpporto
    13/05/19 08:00
    889 mensagens MD

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/35508_6kkgu5.jpg

    É engraçado como um jogo pode ser tido como tão original mesmo sendo quase uma cópia de jogos famosos que existem desde 2012. Mas foi assim que aconteceu. E meio que do nada, Root tomou o mercado como um furacão. Daqueles que já foram lançados praticamente esgotado. Ganhou prêmios por onde passou e chega no Brasil mais hypado que hamburgueria gourmet com cerveja artesanal. Por que será? De onde veem esses bichos? Para onde vão? O que eles comem? Hoje, no Red Meeple.

    Mas bem, vamos lá então. Talvez a palavra cópia seja forte demais, mas a relação de Root com jogos da série COIN da GMT é mais do que o de uma mera inspiração. O Root, propositalmente tentou trazer para o main stream do boardgame, um gênero que já era jogado há anos por pessoas do nicho. Mas ao mesmo tempo, a maior parte dos jogadores, mesmos os mais cascudos, como designers ou criadores de conteúdo, nunca jogou ou sabe bem como funciona. E é por isso que é tão difícil para mim, explicar como é Root para as pessoas. E mesmo assim, essa é uma das perguntas que eu mais recebo por aí: seria Root um jogo de controle de área? Eu não gosto de controle de área, vou gostar de Root? 

    Então, Root é, basicamente, um jogo de CONTRA-INSURGÊNCIA, por isso, a sigla COIN. Essa sigla é, em geral, feita para descrever jogos desta série da editora GMT. Então o Root não é um COIN, mas também é de contra-insurgência. Mas gente, que raios é um jogo de contra-insurgência? 
    Bem, a GMT é uma editora conhecida por jogos de guerras, ou Wargames. Em GERAL, esses Wargames simulam a guerra de 2 ou mais exércitos, muitas vezes (mas nem sempre) contando batalhas históricas que aconteceram na vida real. Mas uma Guerra, é travada por diversos exércitos, diferentes entre si, mas com a mesma característica: a organização militar.

    Os jogos COIN vieram então para resolver um outro desafio da GMT, o de desenhar jogos que não eram de guerra, mas sim de Guerrilha ou Conflitos Civis. A diferença entre os dois? Bem, a Guerrilha, ao contrário de uma guerra, não é travado apenas por forças militares. Muitas vezes, existe a presença de formas Paramilitares e até mesmo membros da sociedade civil. Ou seja, a condição de batalha entre essas diferentes forças é totalmente assimétrica. E aí vem a primeira característica dos jogos COIN, que você pode encontrar também no Root, a assimetria.

    Mas não é uma assimetria tipo Terra Mystica, Scythe, Twilight Imperium ou Rising Sun não. É tipo, assimetria MESMO. É como se cada raça tivesse um livro de regras específico para ela, com ações diferentes, regras diferentes e condições de vitória diferentes. E aqui vou começar a falar sobre o Cuba.

    Cuba Libre é um jogo que tem como tema a Revolução Cubana de 57-58. De um lado temos o Governo do Ditador Fulgêncio Batista e de outro as Forças Revolucionárias do Movimento 26 de Julho, liderado por Fidel Castro e Che Guevara. Mas há 2 outras facções desenvolvidas para o jogo. O Diretório Revolucionário, que representam o grupo estudantil radical e o Sindicato, grupo de mafiosos que controlavam sindicato de hotéis, cassinos e outros serviços na ilha. Cada um deles com suas regras e condições de vitória.

    A primeira coisa que você precisa entender no Cuba, assim como no Root, é a presença da força Contra-Insurgente, ou seja, o governo. Em Root, é representado pela Marquise the Cat, em Cuba, pela forças do Governo mesmo. Elas, em jogos como esses, costuma dominar a situação atual do tabuleiro. Em geral, são os que jogam um jogo mais próximo do controle de área. A Marquise e o Governo, em Root e Cuba respectivamente, são chamados de forças contra-insurgentes pois eles querem reprimir qualquer força insurgente que tente tomar deles o poder. E da-lhe pancada. Em Cuba Libre, por exemplo, o Governo vence o jogo tendo suporte nas principais cidades e 18 pontos de controle por toda ilha. 

    Outra característica então de um jogo COIN, é a presença de uma ou mais forças INSURGENTES, afinal, não há contra-insurgência se não houver insurgência. Em Root são a Dinastia Eyrie e a Aliança da Floresta. Já em Cuba, as forças insurgentes são o Movimento 26 de Julho(M26) e o Diretório Revolucionário. O M26 ganha o jogo aumentando a oposição ao governo. Ele precisa, para vencer a partida, ter pelo menos 15 pontos de oposição e/ou bases do movimento (a soma dos 2). Já o Diretório busca o apoio popular. Ele não quer que nem o Governo nem o M26 tomem Cuba. Sua condição de vitória é controle das províncias + bases superior a 9. E por último o Sindicato, força civil que só quer ganhar dinheiro com seus cassinos. O sindicato não participa diretamente da batalha ou da guerra, mas se relaciona muito com ela. Eles por exemplo, são protegidos pela polícia do governo, ao mesmo tempo que tem de pagar propina a eles. O objetivo do Sindicato é abrir 7 cassinos e ter $30. Em Root, essa força independente é representada pelo Vagabundo.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/bcaaa_6kkgu5.jpg

    E por que quase ninguém nunca ouviu falar de Cuba Libre e todo mundo só fala de Root se eles são tão parecidos?

    Bem, primeiro é importante dizer que o grande trabalho de Root aqui não foi o de ser inovador na forma de jogar, mas sim, ser inovador na forma de formatar o jogo. Os jogos da GMT são densos. Os temas são históricos, as vezes polêmicos. O design é simples, com aqueles tokens de papelão com informações típicos de wargames. São práticos mas são mais funcionais do que atrativos. Cuba nem é um jogo feio. A capa é feia, mas os cubos, as cores são bem bonitas. Mas não se compara com Root. 

    A arte de Root, de escolher bichinhos fofinhos na floresta é o primeiro passo para quebrar a barreia do jogo. Ninguém acha que um jogo tão fofinho vai ser tão pesado de regras. Inúmeras pessoas já me pediram para jogar Root por que acharam o jogo lindo. Isso diminuiu demais a resistência. O segundo mérito de Root foi o de limpar um pouquinho as regras, novamente visando quebrar as barreiras de entrada. Root tem uma única condição de vitória: fazer 30 pontos. Muda-se o como, mas o objetivo é comum. E por último, a padronização das ações. Nos COINs, é normal cada facção ter uma folha com as ações específicas de cada um. Em Root, dentro do possível, o jogo tentou manter o padrão de MOVER, BATALHAR, RECRUTAR, CONSTRUIR para quase todas as facções e trabalhar com exceções a partir dessa base. 

    Mas então, se é isso, por que eu iria querer jogar Cuba Libre? Se Root já deu uma melhorada no negócio? Vale a pena mesmo eu jogar esse tal de Cuba. Então, se você adorou Root, vale! Vale muito!

    Os jogos COINs, tem uma sistema de ações a partir de cartas de evento, que é simplesmente SENSACIONAL! Esse sim é um dos mais inovadores e diferentes que eu já joguei. O jogo mantém sempre 2 cartas abertas: a carta da rodada atual e a da próxima, para que você saiba o evento que vai sair na próxima rodada. No alto das cartas, há o simbolo de cada facção. Ele diz a ordem de jogador daquele turno. Ou seja, o símbolo que aparece primeiro joga primeiro e assim por diante. Mas o interessante aqui é que apenas 2 dos 4 jogadores vão jogar por turno. Ou seja, você pode escolher fazer ação nessa rodada OU passar para esperar para jogar o efeito da carta da próxima rodada que já está aberta ali para você ver. Se a pessoa jogou nessa rodada, ela está inapta a escolher jogar a próxima carta.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/b79eb_6kkgu5.jpg

    Então fica uma eterna escolha de Sofia. As vezes você quer muito jogar agora, mas o próximo evento vai ser tão forte para seu adversário que você decide passar e jogar na carta seguinte para impedir algo de acontecer. Ou as vezes o evento seguinte é tão bom que você quer garantir ele. Mas tudo depende não só de você mas também na ordem de jogador da próxima carta.

    E não para por aí. Ao escolhe fazer a ação, o jogador da vez escolhe em qual POTENCIA ele quer fazer. Ele quer fazer apenas 1 operação, 1 operação + 1 habilidade especial ou fazer o evento para si. O quão mais forte ele escolhe fazer a ação, mais forte será a ação do PRÓXIMO jogador. Isso por que ele só pode escolher fazer uma ação secundária da ação que você escolhe. Está notando a segunda escolha de Sofia aqui?

    Isso faz com que Cuba e os demais COINs, sejam jogos extremamente marcados. Muitas vezes você abre mão de uma ação potencializada por que ela vai praticamente dar a vitória a um dos seus adversários. E o tempo todo você tem que ficar balanceando o que vai fazer e o que vai dar para seu adversário fazer. E isso é o diferencial do jogo.

    Os COINs da GMT existem desde 2012 e são bem conhecidos por muita gente do nicho de Wargamers, mas infelizmente muito pouco fora dele. Isso tem a ver não só com a qualidade do jogo como a estratégia da empresa. A GMT produz jogos sob demanda e em lotes pequenos de 700-750 cópias para todo o mundo. Os jogos são complexos e quando históricos, preocupam de contextualizar demais a situação seja no manual ou nas cartas. Quem aqui já jogou Twilight Struggle sabe do que eu estou falando. Mas se Root fez você vencer a barreira dos jogos de contra-insurgência. Se você já entendeu bem como é explicar regras diferentes para cada facção para as pessoas e seu grupo já ultrapassou esse fase e topa mais coisa do tipo, Cuba Libre pode ser o jogo ideal para você. O nível de regras não é muito superior ao do Root, sendo apenas um pequeno passo a mais. E a experiência com o sistema de cartas e ações COIN que eu descrevi acima, definitivamente valem o teste.

    No final, é uma pena que a GMT faça tiragens tão baixas e tenha uma distribuição tão limitada, dificultando que você encontre facilmente jogos nos grupos sem importar diretamente. Mas se tiver a chance de conhecer, acho que é algo que você não irá se arrepender. 

    ***********************
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    Comentários:

  • edeodato
    1301 mensagens MD
    avatar
    edeodato13/05/19 08:46
    edeodato » 13/05/19 08:46

    Parabéns pelo texto meu caro.

    Creio que a dificuldade do sistema COIN seja estar inserido no nicho Wargames.

    Vários jogadores torcem o nariz para Wargames sem nunca ter jogado, baseado em opiniões erradas que existem por aí.

    Outro ponto que pega fortemente é a temática. Nem todo mundo gosta do aporte histórico dos Wargames, enquanto um jogo fantasiado como Root é melhor aceito.

    Mas, sou fã de Wargames e gostaria de ver o nicho crescer por aqui, mas não consigo imaginar a movimentação de nenhuma editora nesse sentido.

    Só discordo no finalzinho sobre a dificuldade de comprar jogos GMT. Se você acompanhar o projeto P-500 vai pagar mais barato no jogo e com um frete acessível! Muito mais barato do que comprar um Anachrony na Miniature Market por exemplo. Já comprei alguns jogos do projeto e me custaram bem menos do que outros em lojas convencionais. 

    A grande sacada da GMT é valorizar quem é fã de Wargames, quem acompanha os projetos. Assim, você paga mais barato e consegue acompanhar o cronograma.

    Agora, se você quiser comprar na Miniature Market ou em outras lojas, irá ter mais dificuldades com certeza.

    Abraços!

    8
  • FCL84
    447 mensagens MD
    avatar
    FCL8413/05/19 09:04
    FCL84 » 13/05/19 09:04

    edeodato::Parabéns pelo texto meu caro.

    Creio que a dificuldade do sistema COIN seja estar inserido no nicho Wargames.

    Vários jogadores torcem o nariz para Wargames sem nunca ter jogado, baseado em opiniões erradas que existem por aí.

    Outro ponto que pega fortemente é a temática. Nem todo mundo gosta do aporte histórico dos Wargames, enquanto um jogo fantasiado como Root é melhor aceito.

    Mas, sou fã de Wargames e gostaria de ver o nicho crescer por aqui, mas não consigo imaginar a movimentação de nenhuma editora nesse sentido.

    Só discordo no finalzinho sobre a dificuldade de comprar jogos GMT. Se você acompanhar o projeto P-500 vai pagar mais barato no jogo e com um frete acessível! Muito mais barato do que comprar um Anachrony na Miniature Market por exemplo. Já comprei alguns jogos do projeto e me custaram bem menos do que outros em lojas convencionais. 

    A grande sacada da GMT é valorizar quem é fã de Wargames, quem acompanha os projetos. Assim, você paga mais barato e consegue acompanhar o cronograma.

    Agora, se você quiser comprar na Miniature Market ou em outras lojas, irá ter mais dificuldades com certeza.

    Abraços!


    Edeodato, se importaria de dar mais detalhes sobre como é esse "acompanhar os projetos P-500 da GMT"? O que seria isso? Cadastrar no site deles? Participar de algum grupo no BGG? Alguma coisa similar a um KS?

    @Lpporto, ótima review, como sempre. Tenho muita vontade de conhecer Root. Fire In The Lake então, nem se fala...

    9
  • edeodato
    1301 mensagens MD
    avatar
    edeodato13/05/19 09:17
    edeodato » 13/05/19 09:17

    Bom dia FCL84!

    Existem basicamente dois modos de acompanhar os projetos: entrar no site do projeto e acompanhar o andamento dos jogos: https://www.gmtgames.com/s-2-p500.aspx

    O site é bem organizado e fácil de entender. Lembrando que o valor promocional do P-500 segue até o momento de Charging - In Final Production. Se o jogo alterar para Shipping será o valor cheio.

    Outra forma de acompanhar é se cadastrando na newsletter do projeto. O e-mail informativo é muito bom, indicando não apenas a fase dos projetos, mas expectativas de cobrança, produção e envio.

    Qualquer coisa estamos aí!

    Abraços

    8
  • joaoclaudio
    3449 mensagens MD
    avatar
    joaoclaudio13/05/19 09:20
    joaoclaudio » 13/05/19 09:20

    Parabéns Luiz pela reflexão sobre o tema. Ficou muito claro para mim, que desconhecia o assunto.

    1
  • educez
    1116 mensagens MD
    avatar
    educez13/05/19 09:37
    educez » 13/05/19 09:37

    Excelente análise como sempre, parabéns...

    0
  • RFreitas
    1594 mensagens MD
    avatar
    RFreitas13/05/19 10:21
    RFreitas » 13/05/19 10:21

    Excelente texto! Deu vontade de testar um legítimo COIN da GMT!

    E muito obrigado pela dica quanto ao P-500, edeodato. Vou começar a me informar a respeito.

    2
  • Lpporto
    889 mensagens MD
    avatar
    Lpporto13/05/19 11:45
    Lpporto » 13/05/19 11:45

    Então, para @RFreitas e @FCL84 e demais pessoas que quere saber como funciona o modelo P500 da GMT. Vai ser uma explicação resumida.

    O modelo funciona +ou- como uma wishlist, ou no caso, uma petição. Você vai na página do P500 da GMT e marca ali que você deseja algum jogo, como por exemplo o Cuba Libre. Quando o jogo atinge 500 pedidos de pessoas, ele entra na fila da produção da GMT. Aquelas pessoas que deram seu "like" ou fizeram o pedido da produção ganham então a oportunidade de comprar o jogo com desconto, DESDE QUE, efetuem a compra antes do final da produção. 

    O excedente, vai para a loja normal da GMT.

    Comprei meu Cuba Libre em uma promoção de 50% off da black friday. Jogo + frete (não tributado) chegou pra mim por cerca de 52 dólares. Um preço super em conta. 

    6
  • Tahlenhexus
    172 mensagens MD
    avatar
    Tahlenhexus13/05/19 12:39
    Tahlenhexus » 13/05/19 12:39

    Conheci o sistema COIN com o Pendragon e que incrível sistema de jogo que ele tem.
    Depois disso testei o Liberty or Death que é antes, mas deve ter um dos tabuleiros mais bonitos que já vi.
    Agora Root é tipo caviar eu só sei que existe, mas essas comparações com esse sistema já me fazem ficar maluco para jogar ele.
    Como de costume senhor LPP outro texto excelente.

    1
  • marciusfabiani
    1126 mensagens MD
    avatar
    marciusfabiani13/05/19 12:46
    marciusfabiani » 13/05/19 12:46

    No BGG tem uma lista atualizada mensalmente com os jogos P500. Pra se manter informado, basta assinar a lista:

    https://boardgamegeek.com/thread/419612/gmt-monthly-p500-geeklist-announcement-thread/page/7

    A lista de maio:

    https://boardgamegeek.com/geeklist/255821/gmt-p500-update-list-may-2019

    0
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