Você estava vivendo numa boa e do nada a ilha em que você mora resolve afundar. Não há barcos suficiente para todo mundo, e temos tubarões e serpentes marinhas já de olho no primeiro que cair na água.
O material de apoio deste jogo você encontra Clicando Aqui!!! Regras e comentários sobre o que esperar desse jogo você encontra no vídeo aí em cima. E segue a maldade no coração... ou "Como fazer um jogo treteiro".
Em geral se o jogo é competitivo ele tem potencial para ser treteiro. E esse potencial aumenta quando o jogo entrega opções para influenciar a ação dos outros jogadores. A coisa piora de vez se essa influência nas ações tem um efeito negativo.
Por exemplo, veja Stone Age, eurinho, bem leve, você interfere na jogada dos outros ocupando a ação que eles querem primeiro, mas seu adversário continua com os peões e pode compensar fazendo outra ação. Já num Puerto Rico, você consegue bloquear a ação de um adversário, e corre o risco dele perder toda a produção da rodada.
Agora pensa nos monstros do Survive.
O designer poderia usar uma Ai tranquilamente para move-los, mas resolveu apostar na interação. E para ficar melhor, mover monstros faz parte do turno, não é uma ação livre, é mandatório turno a turno.
Então você joga o dado, vê que pode mover um tubarão, olha os banhistas, e escuta o dado dizendo "eu só falei pra mover um tubarão, você decide onde mover, mas se quiser ganhar... mate eles!! TODOS ELEESS HAHAHAHA".
Aí você move o tubarão na área que tinha 3 nadadores... um de cada adversário. Melhor jogada, ninguém fica com raiva do dado.
Você não ganha nada, só diminui o potencial de pontuação dos oponentes, e de brinde estraga os planos e toda uma sequência de jogadas que levaram os nadadores até ali.
Entendeu de onde vem a treta?
Primeiro, você tem escolha, quando fizer o movimento não pode culpar a Ai ou qualquer regra do jogo.
Segundo, a interação neste jogo faz com que você ganhe pouco, e de brinde faz seus adversários perderem muito. Esse desequilíbrio de ganhos e perdas é a alma do jogo, a ponto de fazer ele perder a graça se os jogadores forem da paz.
Terceiro, não tem como se esconder, não tem informação ocultas. Você fez a maldade olhando nos olhos do adversário (Ao contrário de 7 Wonders em que você pode descartar cartas para não deixar um recurso chegar em um adversário, e ele nem vai ficar sabendo).
No fim, ainda acho que o diferencial desse tipo de jogo é que ele consegue trabalhar todo esse lado negativo, de ganhar causando dano, e a gente ainda sai da mesa achando bom. Apesar de Survive ser um jogo sobre salvar pessoas, todas as partes memoráveis e de gargalhadas são na hora de destruir alguma coisa. Pelo menos no meu grupo né (treteiros de nascença).
E só para não deixar passar em branco, lembre que no jogo Pandemia você culpa as cartas por tudo de ruim que acontece, mas quando o jogo termina você coloca elas na caixa e segue a vida. Com jogos de treta a coisa não funciona bem assim.
Certamente jogos de treta não são feitos para todos os jogadores. Eles são mais voltados para jogadores que querem zoar, e principalmente jogadores que não se importam de serem zoados.
E pausa.
Se ficou com vontade de testar algo novo >>> Tábula Venatus
Sempre aberto a comentários e sugestões.
Jogo simples e divertido, muito bom, onde os sensíveis não tem vez. Então é lógico que não funciona na mesa de eurogamers e pessoas que não gostem de interação e take that...
Eu digo: gosta de King of Tokyo? Funciona na sua turma e o pessoal se diverte? ENTÃO COMPRE SURVIVE, VAI SER TOP!!!
Como geralmente jogo com pessoas que não são gamers, que vão lá pra casa é tomar uma e bater papo, esse jogo faz MUITO sucesso, todo mundo adora ferrar com o coleguinha e racha de rir quando é ferrado...
Uma house rule q eu uso e acho que melhora um pouco o jogo: "o coleguinha NÃO pode dar palpite na jogada do outro coleguinha". Aí fica mais divertido ainda, pq vira e mexe alguém come mosca e escapa vivo, ou mata alguém quando poderia ter matado um outro, acho melhor do que aquela "discussão/consenso" onde todo mundo fica falando o q vc deve fazer...
Sim..
E realmente, esse jogo fica divertido sem os palpites, cada um fazendo a sua traquinagem. Na partida em que conheci o jogo o pessoal tava no clima da treta, então foi fantástico.
Se for jogar pensando em pontuação acho que o jogo perde potencial.
Paulo_Segundo::Ótimo video de regras.
Vc tem um sobre a expansão também?
Ooobrigado.
E ainda não consegui jogar com a expansão, então sem previsão.
Uma coisa q eu acho bem legal nele é o estilo aberto de regras, que possibilita o uso de variantes oficiais e tb pra fazer house rules de forma fácil.
A expansão adiciona muita coisa legal, mas tb pode ficar muito caótica, entao essas regras abertas permitem customizar as regras que vc quer usar