Pensa num jogo de civilização, sem controle de área, focado em cartas, em que jogam até 7 pessoas, em 45 min, sem espera entre turnos, com um toque de habilidades diferentes, e com várias estratégias possíveis.
Dá para perceber a genialidade aqui, mesmo que você não curta o jogo. É muita coisa com relativamente pouco material.
E sim, no vídeo dou uma passada nas regras e termino com comentários rápidos mais focados no eterno "vou curtir? Não vou curtir?". Mas aqui é um bom espaço para falar um pouco mais né? Então bora viajar na batatinha...
Uma das coisas que mais me fascina em jogos de tabuleiro é como o jogo se apresenta, como gera expectativa e vai cumprindo o que prometeu. Olha esse exemplo:
Imagem: Acervo da Ludopedia.
No primeiro contato você pergunta "o que o jogo prometeu que vai me entregar?". E a imagem da caixa responde "As 7 maravilhas do mundo cercadas por uma civilização viva e próspera (háa, e você achou que os barquinhos eram só pra deixar bonito). Só de olhar a caixa você sabe que é um jogo de desenvolvimento de civilização, e quando esse tipo de jogo vem na sua cabeça é quase instintivo você desejar "juntar recursos, construir, e conquistar".
Ok, expectativa criada, e vem as cartas da primeira era. Metade da sua mão é composta por recursos, seu primeiro desejo já foi suprido.
Chegam as cartas da segunda era. Metade da sua mão são construções que dão uma característica para sua civilização, e que você constrói aos poucos suprindo seu segundo desejo. E uma vírgula aqui, é legal como esta ideia de construção é física neste jogo, você tem as construções se espalhando na sua frente, e dependendo do tamanho da mesa literalmente formando uma vizinhança.
Cartas da terceira era, e você percebe que agora tudo é voltado a pontuação, o fim do jogo se aproxima.
Deu para achar o bug aqui né? Seu desejo de "conquistar" não veio. E não é por acaso que esta é a maior crítica que você vai ver contra este jogo, uma certa "falta de interação". Metade dos meus grupos já perguntaram como faz para destruir/ roubar/ bloquear cartas adversárias.
Erro do designer? Se você acha isso volta e olha pra capa do jogo, ele nunca prometeu guerra. Essa crítica é quase uma armadilha que vem do tema "desenvolvimento de civilização".
Na busca dessa civilização viva e próspera que a capa do jogo prometeu, a própria guerra se transformou em pontuação com o mínimo de agressão possível (Sério, você ganha até 18 pontos vencendo todas as guerras, e perde no máximo 6 perdendo todas).
O que estou tentando dizer aqui é que 7 Wonders é um jogo que chega muito perto de refletir o instinto do jogador. Você já está acostumado com a ideia do jogo sem nem ter jogado. Porque isso é importante? Por que 7 Wonders não é um jogo simples!!! Você tem muuuuitos ícones diferentes, tem que ficar de olho na sua maravilha, na sua produção, na produção das cidades do lado, na guerra, nas cartas que pode baixar de graça, nas cartas que você deixou passar (afinal algumas podem voltar para sua mão). E mesmo com toda essa informação rolando... todo mundo consegue jogar!!! E cada um na sua!!!!!
É como se o jogo falasse "Ok, você já entendeu a ideia do jogo só de olhar para a capa, tó algumas cartas e moedas. Construa, compre e venda."
Quer outro exemplo? Race for the Galaxy, outro bom jogo de cartas com geração de recurso, desenvolvimento e conquista, também com sua iconografia extensa e vitória por pontos. Ao meu ver, ele e 7wonders tem o mesmo nível de complexidade (não me crucifiquem). Mas o RftG não trás esse lado instintivo no seu fluxo e ações, são algumas boas partidas antes de você entender o fluxo de jogo e para onde quer ir.
Não acredito que a questão aqui seja a mecânica, por que apesar do grande número de informações cada um limita isso a cada rodada com as cartas que você recebe. E o mesmo vale para a arte, mesmo se você trocasse os artistas entre estes dois jogos, RftG ficaria lindo mas não mais fácil de jogar.
Acho que deu para passar meu ponto de vista né? Às vezes é bom levar os jogos um pouco além da jogatina e entender porque você realmente curte alguma coisa. Se esse tipo de post é positivo ou negativo, sei lá, mas é bom escrever. E se alguém leu até aqui, estou aberto a comentários e sugestões.
E é claro, falei e falei mas não vou deixar de lado o material de apoio que venho fazendo. O do 7 Wonders você encontra Clicando Aqui!!!
Finalizando...
Se você está afim de testar o 7 Wonder>>>> Tábula Venatus.
Curiosamente, depois de muito tempo, 7 Wonders viu mesa ontem, em 6 pessoas, como esse jogo é gostoso de se jogar. O que me faz gostar dele é justamente essa falta de "toma essa" com os vizinhos.
Foi o primeiro jogo da minha coleção e tenho quase tudo dele, até expansões não oficiais. Costumo dizer que dentro de seus limites, é um jogo completo em tudo o que se propõe: muito bonito, rápido, fácil de ensinar e estratégico.