RJCL::Vc já jogou Cuba? dizem que é melhor que o Porto Rico,por ser menos travado, porque vc mesmo escolhe as suas ações através das cartas, sem precisar seguir a ação escolhida pelos outros jogadores. Tô na dúvida entre os dois.
Abraço
Oi, ainda não joguei Cuba, mas dei uma olhada nas regras.
Não sei se menos "travado" seria a palavra certa. A chance de "bloquear" sim é mais presente em Puerto Rico, mas isso foi bem pensado na mecânica do jogo, então não vejo como uma coisa ruim, é parte da diversão achar formas de bloquear sem ser bloqueado o/.
Num todo Cuba me pareceu mais tradicional. Em vez de focar em bloquear você foca em formas de conseguir pontuação.
Tipo...
Em Puerto Rico cada jogador tem influência direta no turno dos outros, pra atrapalhar mesmo, então numa mesa com jogadores "SangueNoZóio", que olham a ferida do outro e querem cutucar, ele deve fazer mais sucesso acho.
Em Cuba essa influência acaba caindo na mecânica do mercado e nas leis. É mais complicado de influenciar. Então jogadores que gostam de ter mais controle devem pender pra esse.
Gosto da ideia dos dois jogos, e se fosse comigo tentaria escolher pelo q eles tem de diferente comparando com outros euros.
Puerto Rico com a mecânica de privilégios, escolhe a carta e todos fazem a ação.
Cuba com a mecânica de mercado com oferta e demanda, e de leis, que alteram o sistema de pontuação turno a turno.
o/