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Dicionário Lúdico: O Mestre dos mestres: Knizia!
Redator: Magarem
O alemão Reiner Knizia é, sem sombra de dúvida, um dos designers mais festejados de nosso século. Atuante, desde 1997, com designer de jogos em tempo integral, Knizia é reconhecido como um dos designers de jogos mais prolíficos do mundo, com uma bagagem imbatível de mais de 500 jogos publicados em vários idiomas e países.
Se você fizer uma amostragem de fãs, de jogos alemães, em todo o mundo, a respeito de seu designer favorito, eu estaria disposto a apostar que a maioria deles responderia Reiner Knizia. São dezenas de premiações pelos quatro cantos do mundo, desde jogos do ano em países como Alemanha, França, Espanha, Áustria, Suécia e Japão ao disputado Spiel des Jahres, o Oscar dos jogos de tabuleiro!
Durante a realização da Feira de Jogos “Origens”, em 2002, foi inserido no Salão da Fama dos Jogos. Seus jogos, frequentemente, aparecem em diversas listas de "top games", incluindo a lista GAMES 100, o Top Group 100 e a Top 100 Games List. Várias convenções de jogos organizam "Kniziathons", que são torneios dedicados a celebrar jogos desenhados por Knizia. Mais de 20 jogos de sua autoria compõem um rol seleto de jogos “notáveis” da história do board game mundial, dentre eles cite-se o Tigris & Euphrates, Keltis, Samurai, Through the desert, Modern Art, Medici, Taj Mahal e Ra.

Minimalista e simplista, esses são dois bons conceitos para entender a obra de Knizia. Isso não quer dizer que seus jogos, em regra, possuem um entendimento raso ou de baixa complexidade, muito pelo contrário: são jogos, normalmente, de fácil conceituação mais que exigem um pensamento estratégico consistente. São jogos como Samurai e Through the desert, que são de fácil aplicação à mesa, mas que extrapolam um pensamento linear. No entanto, em sentido contrário, jogos como Tigris & Euphrates e Taj Mahal fogem desse conceito generalista, pois ensaiam formatos mais complexos e intensos, o que demonstra toda a versatilidade e habilidade do designer na criação de seus jogos. Começando como um designer que era conhecido por desenvolver uma gama muito “estreita” de jogos, hoje Knizia se mostra capaz de projetar jogos de quase qualquer tipo, para praticamente qualquer público, com qualidade notavelmente consistente. Mais do que qualquer outro designer, Reiner Knizia é um homem que se adapta a qualquer tempo!
Utilizando-se de sua compreensão sobre princípios da matemática, suas mecânicas constantemente demandam a avaliação riscos e contagem de metas. Muitos de seus projetos mais bem sucedidos utilizam-se da mecânica de leilões como veículo para preço de risco, como nos jogos Arte Moderna e Ra.
Os jogos de Knizia suportam muitos gêneros de jogos de tabuleiro, ou seja, a busca pela diversidade é um ponto marcante da obra do mestre. Dentre suas criações, encontram-se pequenos jogos de cartas para dois jogadores, jogos para crianças e Family games até euros sofisticados.
Em 2014, numa entrevista ao blog Andhegames, Knizia foi questionado para relacionar alguma deficiência sua em relação à criação de jogos. Bem, como game designer disposto a aceitar críticas e evoluir com elas, o designer disse, com muita sobriedade, que após críticas em relação à abstração e pouca temática da linha de seus jogos mais antigos, o autor passou a ter cuidado com novos modelos, que passaram, desde então, a partir de uma motivação temática original, algo mais congruente entre a mecânica e o tema.

Knizia tem buscado mais ênfase na comunicação do tema em seus jogos. Isso é um desafio para autor, haja vista que seus projetos não são acometidos de uma vasta história com muitos detalhes. Ele se preocupa em fazer seus jogadores lerem o mínimo de regras possível, evitando contextos mais complexos. Os projetos de seus jogos temáticos tendem a não tentar modelar um ambiente específico, mas tentam invocar o pensamento e os processos de tomada de decisão que são fundamentais para o tema. Portanto, é marcante no desenvolvimento o uso comedido de princípios e regras: com o entendimento do regramento básico, você deriva o que fazer em outras tantas situações. Um conjunto de regras simples e bem encaixadas, essa é a meta.
Assim é Knizia, um dos grandes designers do board game mundial, dono de uma vasta produção autoral que lhe confere o título de mestre dos jogos de mesa! A riqueza de seus jogos está no desenvolvimento “simples” e “direto”, na fácil conceituação e entendimento de suas mecânicas concomitante à avaliação de riscos e contagem de metas para cada jogada. É prazeroso jogar um de seus jogos. Se não teve a chance ainda, procure-os, tenho certeza que não vai se arrepender!
A história do board game mundial passa por Knizia, o mestre dos mestres!
Lista de Jogos notáveis de Knizia
- 1992 Modern Art
- 1995 Medici
- 1997 Tigris & Euphrates
- 1998 Through the Desert
- 1998 Samurai
- 1999 Ra
- 1999 Lost Cities
- 1999 Stephenson's Rocket
- 2000 Lord of the Rings
- 2000 Battle Line
- 2000 Taj Mahal
- 2001 Winner's Circle
- 2003 Amun-Re
- 2004 Blue Moon
- 2004 Ingenious
- 2008 Keltis
- 2012 Indigo
- 2012 Qin
- 2015 Mmm!
- 2017 The Quest for El Dorado