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Como cheguei ao jogo:
Five Tribes foi o jogo que me apresentou aos jogos de Bruno Cathala, um dos designers mais versáteis e inventivos em atividade. Já estava habituado a jogar euros após alguns meses no hobby, porém o jogo era diferente de tudo que eu havia jogado, tanto que nessa primeira partida meus turnos se demonstravam infindáveis, devido às possibilidades presentes no tabuleiro. Nessa partida descobri o que era a famosa analysis paralysis (AP).
Pontos positivos:
A influência dos jogos de semeadura torna Five Tribes um jogo simples e ao mesmo tempo altamente estratégico, assim como a família de jogos que o inspiraram, denominados como mancala (jogos africanos e asiáticos que tem como objetivo mover e capturar peças).
A ideia do jogo é simples, você deve pegar todos os meeples de um território e movê-los, de forma que cada meeple deve ser colocado em um território adjacente que você percorrer, porém a cor do último meeple deve combinar com a cor de um meeple que já esteja no território escolhido como o destino final. Assim, além do movimento se tornar válido, ele desencadeia uma habilidade especial de uma das cinco tribos que dão nome ao jogo.
Apesar da simplicidade, as diversas possibilidades começam a aparecer: “se eu mover determinados meeples farei uma ação que me proporcionará muitos pontos, porém deixarei um rastro de meeples que facilitará a vida dos outros jogadores, já outra jogada me dará menos pontos porém meus adversários não tirarão proveito da minha movimentação”.
Logo, Five Tribes é um jogo onde os jogadores sempre tentam ver a melhor jogada equilibrando dois fatores: a quantidade de pontos que podem ser obtidos e o risco gerado devido ao deslocamento dos meeples envolvidos na ação. Apesar disso, pode ser jogado entre diferentes públicos, desde iniciantes que buscam uma partida despretensiosa, a jogadores experientes que vão analisar o rastro deixado por cada meeple.
O leilão para determinar a ordem da rodada é imprescindível para um bom desempenho na partida, pois no jogo dinheiro é ponto de vitória, assim os jogadores realizam questionamentos como: “será que pago 5 moedas (5 pontos de vitória) para possivelmente me tornar o primeiro jogador e realizar aquela jogada que me renderá 15 pontos, ou não gasto nada, me torno o último jogador e torço para que meu adversário faça um movimento que abrirá uma jogada excelente para mim?”
É importante frisar que além dos poderes das tribos, Five Tribes possui outras camadas estratégicas como os poderes desencadeados pelos territórios onde a jogada termina, possibilitando a invocação de gênios que dão poderes únicos aos jogadores, compras de mercadorias que formam um set colection ou até mesmo a construção de palácios que geram pontos de vitória no final do jogo.
Outro ponto forte do jogo é a sua rejogabilidade, afinal como o tabuleiro é montado de forma aleatória a cada jogo, nunca haverá caminhos iguais a percorrer, além disso os meeples também são distribuídos de forma aleatória no início de cada partida. Cada partida de Five Tribes é única.
Os caminhos para vitória são diversos: coleção de mercadorias, gênios, conquistas de territórios, etc. Não há uma estratégia vencedora, é necessário aproveitar cada oportunidade surgida.
Por fim, a arte de Clément Masson e os componentes de madeira formam o exótico, colorido e belíssimo sultanato de Naqala.
Pontos negativos:
Como foi observado, devido às diversas possibilidades estratégicas e rastros que podem ser deixados pelos jogadores, a busca incessante pela jogada “perfeita”, ou seja, a jogada que proporcionará muitos pontos e nenhum rastro para os adversários, pode gerar AP, a analysis paralysis: situação que gera pensamento excessivo, de modo que a decisão demora a ser tomada, paralisando o jogo por um longo período. O que pode desagradar alguns jogadores.
Esta situação surge em dois momentos: durante o leilão, onde o jogador vai analisar como investirá seus pontos de vitória em uma jogada, assim como no momento da jogada, pois é normal que outro jogador realize a movimentação que você programou, ou simplesmente mova os preciosos meeples que você utilizaria em uma jogada.
Jogadores familiarizados com o jogo tomarão decisões mais rápidas e eficazes ao longo das partidas, já jogadores iniciantes normalmente demonstram dois tipos de comportamento: sofrem AP, realizando turnos muito longos ou pelo contrário, realizam turnos rápidos após encontrarem a primeira jogada válida, criando rastros que podem ser aproveitados de forma extremamente vantajosa pelos adversários.
O modo para dois jogadores pode aumentar ainda mais a espera entre uma jogada e outra, pois há a possibilidade de um jogador jogar duas vezes seguidas, afinal, diferente do jogo com três ou quatro jogadores, onde cada jogador deve dar um lance no leilão, com dois jogadores, cada jogador deve dar dois lances.
Dessa forma, a elaboração de jogadas duplas que vão deixar os meeples exatamente onde você quer para realizar uma segunda jogada pode gerar longos momentos de meditação.
Considerações finais:
Five Tribes é um jogo que agrada a todos os públicos, podendo ser jogado em diversos níveis, do grupo familiar a grupos experientes. A ótima iconografia e a ausência de idioma são elementos que tornam a assimilação do jogo bastante simples.
A expansão The Artisans of Naqala apresenta uma sexta tribo, a dos artesãos, trazendo assim novas possibilidades geradas pelos artefatos que eles produzem, assim como novos territórios e gênios, além de novas peças de madeira que acrescentam novas situações ao jogo.
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