Olá pessoal,
Hoje vamos falar de um filler criado por Friedman Friese, mas que inicialmente foi distribuído de maneira anônima.
1. Por que eu tenho o jogo?
Porque é do Friedman Friese e estava baratinho em um leilão na Ludopedia. Só li as regras do jogo após ter comprado (e não me arrependo).
2. Como funciona
Antes de falar sobre o funcionamento do jogo, vale a pena contar um pouco de sua curiosa história.
Fuji Flush é uma reimplementação do
Doppelt und Dreifach, que foi totalmente criado e distribuído gratuitamente via serviço postal de forma anônima por
Friedman Friese. O autor não explicou em detalhes o experimento, mas aparentemente ele queria lançar o jogo sem que houvesse uma expectativa alta só pelo fato de ser um jogo seu e ouvir as opiniões sinceras, sem que seu nome fosse levado em consideração na análise. Apesar de ter recebido poucos
feedbacks, ele resolveu remodelar o jogo para até 8 jogadores, adicionando cartas novas. E assim, surgiu o
Fuji Flush. Veja o relato do
Friedman Freese aqui.
Do lado esquerdo as cartas do Doppelt und Dreifach e do lado direito as cartas do Fuji Flush
Agora vamos falar sobre o jogo em si. Em Fuji Flush, cada jogador começa o jogo com 6 cartas na mão e o primeiro a se livrar de todas elas é o vencedor.
O jogo possui cartas numeradas de 2 a 20 e, quanto menor o número, maior é a quantidade de cartas daquele número. Por exemplo, há 16 cartas de número 2, mas apenas uma carta de número 20.
Em seu turno, você deve baixar uma carta de sua mão e colocar à sua frente com a face virada para cima. Cada um dos jogadores faz a mesma ação e, se qualquer um dos outros jogadores jogar uma carta maior que a sua carta revelada, você a descarta e compra uma nova do baralho, colocando-a em sua mão. Caso todos os outros jogadores joguem e, no início do seu turno, você ainda possuir a carta revelada à sua frente, você a descarta sem ter que comprar uma carta, estando assim, um passo mais perto de vencer.
Veja o exemplo acima. O jogador A começou jogando um 8. Em seguida, o jogador B jogou um 5. Como sua carta não era maior que a do jogador A, nada aconteceu. Em seguida, o jogador C jogou um 7. Como sua carta é maior que a do jogador B, o jogador B tem que descartar sua carta e comprar uma nova. O jogador A não precisa fazer isso, pois o 8 é maior que o 7.
Além dessa primeira regra bem simples, tem uma outra regra, que é o diferencial do jogo: a aliança temporária. Quando um jogador joga uma carta de mesmo número de outra carta jogada anteriormente, eles unem forças e o que passa a vigorar é a soma dos números. Assim, os jogadores podem fazer alianças temporárias para diminuir suas cartas na mão ou para impedir que algum outro jogador fique mais próximo da vitória. Com isso, quando chegar a vez do primeiro jogador que tiver um dos números combinados, todos descartam suas cartas sem precisar comprar uma nova e estão mais próximos da vitória.

Veja o exemplo acima. O jogador A jogou um 17. Os jogadores B, C e D, jogaram cartas de mesmo número, o 6. Por serem cartas iguais, o valor é somado, chegando a 18 (6+6+6). Com isso, o jogador A deve descartar o 17, que é menor que 18 e comprar uma nova carta. A menos que o jogador A jogue uma carta maior que 18 em seu turno, no início do turno do jogador B, tanto ele, quanto os jogadores C e D descartarão suas cartas e estarão mais próximos da vitória.
3. Considerações finais
Fiquei impressionado em como o autor de
Power Grid, um jogo que sempre me deixa com dor de cabeça de tanto pensar, foi capaz de criar um jogo tão simples, o que mostra sua versatilidade.
Fuji Flush é um
filler simples, rápido e divertido. Diria que é o
Uno do século XXI.
O andamento do jogo é bastante dinâmico e a regra das alianças temporárias é muito divertida e serve para gerar uma certa intriga na mesa, proporcionando muitas risadas. O único porém, é que, assim como no Uno, quando você fica com a última carta na mão, acaba dependendo bastante da sorte, pois mesmo que você guarde uma carta alta pro final, a aliança temporária pode acabar com sua estratégia.
Em resumo, gostei bastante do
Fuji Flush e ele tem me divertido bastante nas jogatinas pós almoço. Para quem curte jogos como
Uno,
6 Nimmt! e
No Thanks, diria que é sucesso garantido.
As cartas vão mudando a escala de cores até chegar no verde no número 20, que é o mais forte. Se tratando de um jogo do Friedman Friese, não é nenhuma surpresa.