Olá pessoal,
Tive a grande honra de ser convidado pelo @
butilheiro para fazer do “Todo Jogo Merece um Review” um quadro do canal
Deathmatch. Então, a partir de agora, os reviews serão lançados dentro do canal. Pra quem não viu a
primeira postagem, a ideia é criar reviews de jogos que não tenham nenhum review ou análise em texto na Ludopedia.
Vamos lá!
1. Por que eu tenho o jogo?
Meu grupo gosta bastante de jogos cooperativos e eu tenho uma queda por
deckbuilding. Sendo assim, nada melhor que um
deckbuilding cooperativo. Não sou fã de
Harry Potter, então a temática não foi um diferencial (qualquer semelhança não é mera coincidência).
2. Como funciona?
Você e seus companheiros são estudantes de uma escola de magias chamada Elementary College. Vocês estavam entediados e foram até a biblioteca verificar o lendário Grande Livro da Loucura. Ao abrir o livro, diversas criaturas escapam e cabe a vocês derrotarem os monstros antes que fiquem loucos e o mundo esteja perdido.
Cada um dos jogadores (2 a 5) deve escolher um mago. Todas as magias são baseadas em um dos quatro elementos (fogo, água, terra, ar) e há dois magos especialistas em cada elemento, um masculino e outro feminino. O baralho inicial de cada jogador é definido de acordo com o personagem escolhido e vai ter mais ou menos cartas dos elementos de acordo com a especialização do personagem. Além disso, cada personagem tem uma habilidade única. A primeira chave para o sucesso é escolher personagens que se complementem e tenham uma quantidade razoável de cada um dos elementos.
Cada jogador começa com as mesmas quatro magias básicas, uma de cada elemento. No setup são sorteadas três magias de cada elemento e disponibilizadas no mercado para compra. No início, só estarão disponíveis uma magia de cada elemento. Quando a primeira for comprada, outra será disponibilizada.
A primeira imagem mostra a Maga do Ar. O baralho inicial é mostrado no canto inferior esquerdo da carta e a sua habilidade única logo acima. Essa personagem compra uma carta toda vez que destrói uma maldição. Na sequência, as quatro magias iniciais.
Uma partida é jogada em 6 rodadas, cada rodada contendo 5 turnos, onde em cada uma das rodadas vocês enfrentarão um monstro que invocará diversas maldições quando são revelados, além de um efeito negativo único que é resolvido imediatamente. O número de maldições varia de 3 a 5, de acordo com a rodada atual e o nível de dificuldade do jogo. O jogo possui 3 níveis de dificuldade. A diferença entre os níveis de dificuldade é determinada justamente pela quantidade de maldições invocadas por rodada.
Os jogadores devem destruir a maldição, pagando seu custo em elementos, antes que o marcador de turno chegue ao número onde a maldição está colocada. Se não conseguirem, eles sofrem o efeito daquela maldição. Mesmo após sofrerem os efeitos, a maldição é mantida no tabuleiro e os jogadores ainda precisam destruí-la. Um dos efeitos causados pelo monstro e pelas maldições é a adição de cartas de loucura aos baralhos dos jogadores. Essas cartas, além de "sujarem" o baralho, ainda podem fazer com que os jogadores percam o jogo (explicarei como se perde o jogo posteriormente).
No fim dos 5 turnos da rodada, se todas as maldições foram destruídas, o monstro é derrotado e o grupo ganha um efeito positivo. Do contrário, o monstro não é derrotado e o grupo recebe um efeito negativo.
Após vencer ou perder para o monstro foi derrotado, a página é virada e uma nova rodada começa, até que o monstro derradeiro é enfrentado na sexta rodada. O interessante é que você precisa derrotar só o último monstro para vencer o jogo. Então, a segunda chave para o sucesso, está em a cada rodada, definir se vale mais a pena tentar derrotar o monstro atual ou melhorar seu baralho e magias, além de curar/destruir as cartas de loucura.
Monstro. Do lado esquerdo são exibidos os elementos das maldições que ele invoca (Ar, Fogo, Terra) e seu efeito quando é revelado (Todos os jogadores descartam seu baralho inteiro). Do lado direito são exibidos os efeito quando se derrota ou perde para o monstros, além das cores da maldição do próximo monstro no canto inferior direito.
Como todo jogo cooperativo só há uma forma de ganhar e diversas de perder:
Como se ganha?
Você ganha o jogo se derrotar o monstro da última rodada.
Como se perde?
Todos perdem o jogo se:
- Não derrotar o monstro da última rodada.
- Precisar comprar uma carta de loucura devido a um efeito de monstro ou maldição e não houver mais cartas disponíveis para compra. A quantidade de cartas de loucura no jogo depende do número de jogadores.
- Todos os jogadores forem eliminados do jogo. Um jogador é eliminado do jogo quando, no fim do turno, repor sua mão e todas as cartas forem de loucura. Por isso é importante curar as loucuras durante o jogo.
3. Considerações finais
The Big Book Of Madness é um jogo bem difícil, mesmo no modo Fácil. Ainda não tive coragem de jogar no modo Normal. Ele exige que o grupo se comunique e pense em todas as possibilidades antes de cada jogada, pois qualquer erro pode ser fatal. Sendo assim, está bastante sujeito ao jogador alpha.
Mesmo com a variação de personagens, magias, monstros e maldições, a rejogabilidade dele, assim como de muitos cooperativos, não é alta. Em todas as partidas você vai sempre tentar destruir as maldições e matar o último monstro. Comparo a rejogabilidade dele à do
Forbidden Island. De qualquer forma, tenho ambos em minha coleção e não pretendo me desfazer de nenhum deles.
Resumindo, não é o melhor cooperativo que joguei, nem o pior. A mecânica é bem original e desafiadora. Se você, assim como eu, gosta de cooperativos e deckbuilding, vale a pena. Do contrário, passe longe.