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  3. Alhambra
  4. Revista Vempramesa 2ª Edição

Revista Vempramesa 2ª Edição

Alhambra
  • avatar
    Magarem05/10/17 19:00
    avatar
    Magarem
    05/10/17 19:00
    34 mensagens MD

    Esta é a matéria de capa da Revista Vempramesa 2ª Edição. Quer ter acesso a todo teor da Revista basta acessar aqui: 



    Resenha: ALHAMBRA

    Redator: Cesar Cusin

     

              Você está entre os melhores mestres de obras de toda a Europa e Arábia e terá que demonstrar suas habilidades. Você terá que construir um complexo de palácios (que juntos formam uma Alhambra) contratando equipes de diferentes nacionalidades e que só recebem em sua própria moeda, a saber: Denário (Romano), Dirham (Marroquino), Ducado (Europeu) e Gulden (Holandês). Divida-se entre pegar dinheiro na moeda específica, comprar e construir ou reservar dos palácios disponíveis, reconstruir sua Alhambra, cuidar dos muros que a cercam...enfim, como um bom mestre de obras, você terá que administrar todos esses fatores para melhor construir sua Alhambra... e aí, aceita o desafio?

              Esse é o cenário de Alhambra, um jogo premiadíssimo, independente de idioma e também inclusivo, pois todas as cédulas (4 tipos) e construções (6 tipos) do jogo tem símbolos próprios que os identificam, ou seja, como o jogo depende muito da cor (que é o que diferencia moedas e palácios), os daltônicos poderiam ser prejudicados, o que não acontece nesse jogo. Ponto para o Alhambra!

              Alhambra é um jogo estratégico, de 2 a 6 jogadores (com regras especiais para 2 jogadores), daqueles que você tem que prestar bastante atenção às ações dos demais jogadores, com o objetivo de construir sua Alhambra da forma mais eficiente do que eles. Trata-se de um board game de DirkHenn, publicado pela Queen Games e que está chegando ao Brasil pela Flick Game Studio.



    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/dda45_a1z92s.jpg

     

              A caixa do jogo é quadrada, resistente, apresentando na capa uma imagem linda de uma Alhambra. A caixa, por dentro, além de trazer todas as premiações que o jogo ganhou, comporta com folga os componentes do jogo, a saber: tiles de palácios iniciais, tabuleiro de pontuação, de construção e dos jogadores, cartas de dinheiro e de pontuação, uma sacola (bag) para sorteio dos tiles de palácios e tokens de mestre de obras. O manual de regras é ricamente ilustrado.

              Tanto os tiles de palácio quanto os iniciais são muito bons, de boa espessura. Os tiles de palácio mostram o tipo de palácio (sua cor, símbolo e sua imagem) e se o mesmo tem muro (explicarei a função dos muros mais adiante). Os tiles iniciais trazem a famosa Fonte de Lion.

              O tabuleiro de pontuação, dos jogadores e do mercado também são bem espessos e resistentes. O tabuleiro de pontuação mostra a pontuação aumentando dentro de uma Alhambra (é bem bonito). O tabuleiro do jogador é bem funcional: mostra todas as três pontuações que ocorrerão no jogo (com suas devidas cores, símbolos e quantidade de cada palácio no jogo), bem como conta com uma área de reserva para colocar palácios comprados para adicioná-los depois, bem como para a hora da reconstrução da sua Alhambra. O tabuleiro de mercado é a alma do jogo, conta com quatro espaços numerados em ordem crescente (cada espaço corresponde a um dos quatro tipos de moedas do jogo) onde vão quatro tiles de palácio.

              As cartas, tanto de dinheiro quanto de pontuação, são de boa qualidade. As cartas de dinheiro vêm nas suas respectivas cores, mas trazem também seus símbolos para identificá-las unicamente. As cartas de pontuação informam a quantidade de pontos que cada jogador ganhará pelo tipo de palácio construído, separados pela cor e símbolos.

              Preparar o setup de Alhambra é fácil, coloque o tabuleiro de pontuação no centro da mesa, coloque o tabuleiro de mercado abaixo dele, coloque todos os tiles de palácio dentro da bag, escolha quatro tiles de palácio e coloque-os no mercado na ordem numerada. Dê a cada jogador seu tabuleiro individual, seu tile inicial (com a Fonte de Lion) e as cartas de dinheiro da seguinte forma: o jogador recebe cartas até somar vinte ou mais, quando chegar ou ultrapassar esse valor, pare. Essa é a mão inicial do montante de dinheiro de um jogador (repita isso com cada jogador). Cada jogador coloca seus tokens de mestre de obras da seguinte forma: um no seu tile inicial e outro no tabuleiro de pontuação. Coloque quatro cartas de dinheiro abaixo do tabuleiro de mercado (esse é o dinheiro disponível no mercado, mantenha sempre com quatro cartas de dinheiro). Separe o restante das cartas de dinheiro em cinco montes iguais, coloque a primeira carta de pontuação (A) no segundo monte e a segunda carta de pontuação (B) no quarto monte. Agora empilhe os cinco montes do um ao cinco. Esse é o deck de dinheiro. Escolha o primeiro jogador e pronto!

              Bem, vamos ao jogo, afinal, um mestre de obras precisa mesmo é trabalhar, construir seus palácios e fazer a melhor Alhambra. O jogo segue até que ao final do turno de um jogador não se tenha mais tiles de palácio para repor no mercado, fato que disparará a terceira e última pontuação. O jogo mostra seu potencial estratégico já no início de cada turno, são três opções de ações e só se pode escolher uma. Escolher a opção na hora certa faz toda a diferença.

              A primeira opção é pegar dinheiro, o que não é tão simples assim, pois no mercado há sempre quatro cartas de dinheiro disponíveis, mas como são quatro moedas diferentes, escolher a moeda certa (ou a errada) muda todo o curso do jogo, pois afetará o que comprar quanto aos palácios. Como se não bastasse isso, não é pegar dinheiro à vontade, você pode pegar várias cartas de dinheiro (dentre as quatro) até somar o valor total de cinco ou pegar uma única carta no valor maior ou igual a cinco. Guardar dinheiro de um tipo pode ser prudente para o final do jogo (explicarei mais adiante). Veja que a estratégia se mostra presente o tempo todo.

              A segunda opção é comprar um palácio e posicioná-lo em sua Alhambra ou na sua reserva (no tabuleiro do jogador). Bem, comprar um palácio também não é algo tão trivial assim, há muita estratégia envolvida. Os palácios ficam em posições no tabuleiro em que podem ser comprados somente por moedas específicas (em cores e símbolos específicos), simbolizando que os construtores lhe ajudarão a construir seu palácio, mas que só aceitam receber na sua moeda local, ou seja, se você deseja um palácio, tem que ter dinheiro na moeda específica que o local (ou construtores) pedem para lhe ajudar.

              A estratégia dessa segunda opção não acaba na compra do palácio, agora você terá que decidir o que fazer com ele: se coloca na Alhambra ou se coloca na reserva para uso futuro. Se decidir colocar na Alhambra, tem que levar em consideração que seu mestre de obras tem que poder andar a pé e chegar a cada tile de palácio sem interrupções, ou seja, sem muros que o impeçam de chegar a qualquer local (alguns tiles de palácio têm muros e são muito importantes para a pontuação). Se colocar na reserva para uso posterior, saiba que usará outro turno para posicioná-lo na sua Alhambra.



    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/d0835_a1z92s.jpg



              Outra parte bem estratégica, ainda na compra de palácio é que se você pagar o valor exato do palácio, você terá outra ação (isso pode se repetir até cinco vezes). Detalhe: se você tiver outra ação para realizar e decidir comprar outro tile de palácio, é preciso levar em conta que os tiles de palácio só são repostos no final do turno do jogador.

              A terceira e última opção, não menos estratégica, consiste em reconstruir sua Alhambra, que pode ser feito através de três formas: pegar um tile de palácio da sua reserva e colocar na sua Alhambra, pegar um tile da sua Alhambra e colocar na reserva ou trocar um tile de palácio da Alhambra por um tile de palácio da sua reserva. As três formas de reconstrução são úteis estrategicamente, pois às vezes precisamos de um tile de palácio mas não temos como construí-lo nesse momento na nossa Alhambra, a saída é comprar e colocar na reserva. Às vezes precisamos preparar nossa Alhambra para receber um tile melhor de palácio, a saída é remover um tile da sua Alhambra. Outras vezes, já com o tile na reserva, conseguimos a hora exata de trocar um tile atual de palácio da nossa Alhambra por um da nossa reserva. O único “porém" dessa terceira opção é tomar um de nossos turnos no jogo. Dessa forma, nem adquirimos dinheiro e nem compramos tiles de palácio. Alhambra é assim, escolhas estratégicas a todo o momento.

              Após o mestre construtor ter executado uma das três opções no seu turno, repõe-se o dinheiro do mercado (se necessário) e tile(s) de palácio (se necessário) e passa-se o turno para o jogador à sua esquerda. Perceba que todas essas escolhas estratégicas estão relacionadas a apenas um turno de um jogador. Assim ocorre durante todo o jogo até que na reposição do dinheiro apareça a primeira carta de pontuação.

              A primeira pontuação premia o mestre de obras que tenha a maior quantidade de palácios de cada cor (dentre as seis cores disponíveis). Se houver empate, dividem-se os pontos arredondando-se para baixo. Agora, compreende-se a importância dos muros dos tiles de palácio. Cada jogador conta a sua maior distância de muros consecutivos (muros internos não contam) e somam este valor à sua pontuação obtida. A segunda carta de pontuação, quando aparecer no deck de dinheiro, premia o primeiro e segundo colocados adotando-se o critério de mais palácios de uma cor, repetindo a divisão (da mesma forma, se houver empate) e somam-se novamente os muros (da mesma forma). A terceira e última pontuação se dá quando no final do turno de um jogador não há mais tiles de palácio para retirar da bag e repor no mercado. Ainda assim verifica-se quem tem mais dinheiro de cada tipo (eu avisei que era importante guardar dinheiro!) e esse jogador leva o tile de palácio que estiver no tabuleiro de mercado nessa cor de dinheiro (se houver empate, ninguém leva o tile de palácio). Essa terceira e última carta de pontuação premia o primeiro, o segundo e o terceiro colocado, repetindo a divisão (se for necessário) e somando-se novamente os muros (da mesma forma das anteriores). Quem tiver mais pontos ao final vence o jogo!

              Esse é o cenário de Alhambra. É um jogo que te prende a cada ação, a cada turno, obrigando o jogador a se manter atento a todo o momento em relação às cores dos palácios mais perseguidos por seus adversários ao construírem suas respectivas Alhambras. É preciso ser competitivo na hora de pontuar, além de saber comprar estrategicamente os tiles de palácios, selecionar com sabedoria como agir a cada turno, ficar com mais dinheiro (e de que tipo), comprar tiles de palácios (e de que cor), com ou sem muro, reservar ou não um tile de palácio. Enfim, Alhambra o mantém ligado do início ao fim. Recomendo Alhambra na sua coleção! Um ótimo jogo introdutório, fácil de explicar, de jogar e altamente estratégico.

     

     

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    Comentários:

  • Rodolfo
    144 mensagens MD
    avatar
    Rodolfo05/10/17 21:58
    Rodolfo » 05/10/17 21:58

    Parabéns pela  trabalho. Os textos e imagens estão excelentes. Já joguei Alhambra algumas vezes e curti muito o jogo. Realmente é  um jogo simples de entender, mas que necessita de uma boa dose de estratégia. Com certeza será uma futura aquisição para jogar com a família e amigos. Vlw

    1
  • PedroMartins
    27 mensagens MD
    avatar
    PedroMartins09/10/17 06:56
    PedroMartins » 09/10/17 06:56

    Parabéns!
    Já li as duas e curti bastante!

    1
  • felneovox
    110 mensagens MD
    avatar
    felneovox23/10/17 19:25
    felneovox » 23/10/17 19:25

    Ótima matéria!

    0
  • Magarem
    34 mensagens MD
    avatar
    Magarem16/11/17 20:47
    Magarem » 16/11/17 20:47

    Obrigado pessoal! Valeu mesmo pelo apoio!

    0
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