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  4. Os Japoneses – Guia de Estratégia para Imperial Settlers

Os Japoneses – Guia de Estratégia para Imperial Settlers

Imperial Settlers: A Ascensão de um Império
  • avatar
    fsomalia04/02/17 20:48
    avatar
    fsomalia
    04/02/17 20:48
    117 mensagens MD

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/786/cv4dju.jpg

    Salve, salve, ludopediano! Este artigo é dedicado a facção dos Japoneses de Imperial Settlers!

    Os Japoneses são um povo de nobres e sábios guerreiros que protegem o império, mas não deixam a diplomacia de lado. Descubra aqui as estratégias e estatísticas para esta facção!

    Este guia não quer ser o guia definitivo. Ele é recomendado para iniciantes na facção. Sinta-se à vontade para comentar com sugestões e mais dicas que este guia foi coberto aqui.

    Este artigo é o sexto de uma série onde eu trato sobre estratégias de Imperial Settlers. Se você chegou aqui por acaso, talvez seja melhor voltar no primeiro artigo da série, onde eu apresento estratégias mais gerais do jogo.

    Esta série é composta de:

    • Guia geral de estratégia
    • Deck comum
    • Facção Romanos
    • Facção Bárbaros
    • Facção Egípcios
    • Facção Japoneses


    Ficha Técnica

    A facção dos Japoneses é composta pelos locais:

    • Ação: 13 (43%)
    • Produção: 10 (33%)
    • Habilidade: 7 (23%)


    Cores

    • Vermelho: 15 (50%)
    • Preto: 5 (17%)
    • Rosa: 3 (10%)
    • Azul: 3 (10%)
    • Dourado: 2 (7%)
    • Cinza: 2 (7%)


    Custo médio das cartas

    Total de recursos:

    • 1 recurso no total: 26
    • 2 recursos no total: 4


    Madeira:

    • 11 cartas não precisam de madeira
    • 18 cartas precisam de 1 madeira
    • 1 carta precisa de 2 madeiras


    Pedra:

    • 20 cartas não precisam de pedra
    • 8 cartas precisam de 1 pedra
    • 2 cartas precisam de 2 pedras


    Comida:

    • 28 cartas não precisam de comida
    • 2 cartas precisam de 1 comida


    Geradores de cartas

    Existem 3 formas de gerar compra de cartas:

    • Produção: 1 carta
    • Habilidades: 0
    • Ações: 0
    • Acordo: 2


    Geradores de trabalhadores


    Existem 9 formas de gerar trabalhadores:

    • Produção: 2 cartas
    • Habilidades: 0
    • Ações: 0
    • Acordo: 7


    Geradores de pilhagem

    Existem 5 formas de gerar fichas de pilhagem:

    • Produção: 0
    • Habilidades: 0
    • Ações: 2
    • Acordo: 3


    Geradores de ouro

    Existem 6 formas de gerar moedas de ouro:

    • Produção: 0 cartas
    • Habilidades: 1
    • Ações: 1
    • Acordo: 4


    Geradores de recursos

    Japoneses não tem forma nativa de gerar madeira:

    • Produção: 0 cartas
    • Habilidades: 0
    • Ações: 0
    • Acordo: 0


    Existem 2 formas de gerar pedra:

    • Produção: 0
    • Habilidades: 0
    • Ações: 0
    • Acordo: 2


    Existem 14 formas de gerar comida:

    • Produção: 5
    • Habilidades: 0
    • Ações: 0
    • Acordo: 9


    Geradores de ponto de vitória

    Existem 15 formas de gerar pontos de vitória:

    • Produção: 2
    • Habilidades: 7
    • Ações: 4
    • Acordo: 3


    Análise dos locais de PV

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/875/nha309.jpg

    Os Japoneses possuem algumas particularidades únicas da facção:

    • A maioria de suas cartas de facção podem ser destruídas. Uma carta de facção destruída fornece 1 PV a quem a destruiu
    • Um trabalhador pode ser colocado em cima de um local de facção para aumentar em 1 o número de fichas de pilhagem necessários para destruí-la. Um trabalhador nessa posição é chamado de Samurai. 
    • Japoneses são a única facção da caixa que podem fazer acordos por pontos de vitória.
    • A maioria de suas cartas geradoras de pontos de vitória são cartas de habilidade


    Dojô (2 cópias) é um local de habilidade que faz você ganhar 1 PV toda vez que faz um acordo. Para essa carta funcionar em sua plenitude, você precisa ter uma fonte de comida razoável e comprar muitas cartas de facção. Por sorte, Japoneses possuem 5 locais de produção de comida e 9 acordos por comida. Comprar cartas pode ser mais difícil, uma vez que os Japoneses têm apenas 1 local que produz cartas e 2 acordos por cartas. Para obter um fluxo maior de compra de cartas, você precisará usar o deck comum. Uma outra forma de ativar o Dojô é fazer acordos com Rota Comercial (3 cópias), que permite fazer acordos com um local inimigo. Para isso, você precisa gastar apenas 1 comida. 

    Outra carta que tem boa sinergia com Dojô é a Escola de Diplomacia (1 cópia). Ela permite que, durante a fase de produção, você troque qualquer número de bens gerados pelos seus acordos para ganhar 1 PV para cada bem descartado. Como você estará criando vários acordos, você terá insumos de sobra para gerar pontos de vitória.

    Portal (2 cópias) é outro local de habilidade que permite que você coloque cartas da sua mão em cima dela. Quando você faz isso, você ganha 1 PV. No final da partida, se você tiver 3 ou mais cartas sobre o Portal, você ganha mais 2 PV. É uma boa carta, desde que você tenha uma geração de cartas alta. Você vai querer usar as cartas comuns para ativar o Portal, uma vez que as cartas de facção deverão ser usadas como acordos para ativar o Dojô.

    De forma semelhante, Santuário (1 cópia) permite que você coloque recursos (madeira, pedra ou comida) sobre ele. No fim da partida, você ganha 2 PV se deixou 3 recursos sobre o Santuário, 5 PV se deixou 7 recursos, ou 10 PV se deixou 12 recursos. Potencial máximo de 10 PV. A relação de troca é pior que 1 PV por bem gasto mas, considerando que você estará usando cartas para fazer acordos ou usar o Portal, é provável que você se encontre no final da rodada com recursos sobrando. O Santuário é uma forma de converter esses recursos extras em pontos de vitória.

    Os Japoneses possuem um local que produz pontos de vitória. O Castelo do Daimiô produz 1 PV para cada Samurai no império, até o máximo de 3 PV. Potencial máximo de pontos de 3 a 15 PV, dependendo da rodada em que é construído. Como é de praxe que, como japonês, você irá transformar trabalhadores em Samurais, essa carta é uma fonte de pontos de vitória grátis. Duas cópias desse local fazem muita diferença.

    Tendas (3 cópias) é um dos locais de ação que produz pontos de vitória. No caso de Tendas, você troca 1 comida por 1 PV, e pode ser usada 2 vezes por rodada. Potencial de 2 a 10 PV. Se você não tiver cartas suficientes para fazer acordos (ou decidiu não construir Dojô), Tendas é uma forma de usar sua comida extra.

    Fabricante de Katana (1 cópia) é o outro local de ação que gera pontos de vitória. Fabricante de Katana permite trocar 1 pedra por 1 ficha de pilhagem e 1 PV. Potencial de até 5 PV. Pedra é pouco utilizado pelos Japoneses (20 locais não requerem pedra para serem construídos). Você pode gastar suas pedras extras neste local.

    Destilaria de Saquê (1 cópia) é um local de habilidade que faz você ganhar 1 ouro e 1 PV toda vez que construir um local rosa. Não é muito interessante, já que no baralho dos Japoneses existem apenas 3 locais rosa. Você pode usar os 12 locais do deck comum, mas ainda assim, a prospecto de pontos de vitória dessa carta é baixo.

    Análise da facção

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/019/t07p2z.jpg

    O sistema dos Japoneses consiste em obter muita comida, trabalhadores e cartas para fazer acordos, expandir o império e usar os Samurais para protegê-lo. Eventualmente poderá atrapalhar o progresso dos adversários com várias cartas com esse direcionamento.

    Os Japoneses têm os locais mais baratos entre todas as facções: são 26 locais com o custo de apenas 1 recurso, e esse recurso quase sempre é madeira (19 locais usam madeira, 10 usam pedra). Por isso, é fácil montar um sistema de produção de recursos mínimo e já sair expandindo com cartas de facção.

    Por causa dessa facilidade, os Japoneses são os únicos que podem ter seus locais de facção destruídos. Inclusive, essa é uma fonte de pontos de vitória, caso você queria destruir suas próprias cartas (mas é pouco eficiente). Caso queira proteger seus locais, você pode colocar um trabalhador em cima do local de facção construído e chamá-lo de Samurai.

    A produção principal de pontos de vitória dos Japoneses gira em torno dos acordos. As cartas que participam desse sistema são:

    • Dojô (2 cópias) faz você ganhar 1 PV para cada acordo que você fizer
    • Se não tiver cartas de facção para fazer seus acordos, você pode fazer um acordo com um Rota Comercial (3 cópias) pagando apenas 1 comida
    • Você acabará ficando com muitos acordos. Você pode construir Escola de Diplomacia (1 cópia) para ganhar 1 PV ao invés de 1 bem produzido por acordo


    Se desistir de algum acordo (afinal, você já conseguiu seu PV), pode usar Negociador para construir um local usado como acordo, gastando 1 trabalhador no lugar do custo de local.

    Se sua produção de cartas for boa o suficiente, você pode construir Portal, onde você vai usar cartas do deck comum para ganhar PV – as cartas da facção devem ser priorizadas para fazer acordos.

    Rota Comercial aliviará bastante a necessidade de cartas, mas se você precisar de mais cartas, os Japoneses têm as seguintes fontes:

    • Locais de produção: Templo do Buda (1 cópia) produz uma carta de facção por rodada
    • Acordos: 2 acordos para cartas (sendo que 1 é o próprio Templo do Buda)
    • Destruir: 9 locais do deck comum geram cartas quando destruídos 
    • Locais do deck comum: 7 outros locais são fontes de cartas
    • Trocar 2 trabalhadores por 1 carta: essa deverá ser sua principal fonte, uma vez que Japoneses são bom produtores de trabalhadores


    Mais do que cartas, você precisará de uma fonte inesgotável de comida. Japoneses conseguem o seguinte:

    • Locais de produção: Fazenda (3 cópias) produzem 1 trabalhador e 1 comida. Campos de Arroz (2 cópias) produz 2 comidas.
    • Acordos: existem 9 acordos para comida (ciclo virtuoso com Dojô)
    • Destruir: 13 locais do deck comum geram comida quando destruídos
    • Outras 4 locais do deck comum geram comida
    • Você pode usar ouro: Cassino (1 cópia) permite que você troque 1 trabalhador por 1 ouro (pode ser ativada 2 vezes), Destilaria de Saquê (1 cópia) te dá 1 ouro quando você constrói um local rosa (fraco), e existem 4 acordos por ouro no deck japonês.
    • Você pode trocar 2 trabalhadores por comida
    • E se sobrar, Japoneses podem guardar qualquer quantidade de comida como habilidade básica


    Trabalhadores são fonte de Samurais, comida, cartas e pagamentos de ações dos Japoneses. Você consegue trabalhadores com:

    • Locais de produção: Fazenda (3 cópias) produzem 1 trabalhador e 1 comida. Casa de Gueixas é uma excelente carta que produz 1 trabalhador para cada construção rosa. O deck de Japoneses possui apenas 3 locais rosa, mas é o suficiente para maximizar a produção do local. Com 2 Casa de Gueixas construídas, você estará produzindo 6 trabalhadores por rodada.
    • Acordos: existem 7 acordos para trabalhadores
    • Destruir: 24 locais do deck comum geram trabalhadores quando destruídos
    • Outras 5 locais do deck comum geram trabalhadores


    Muitos desses trabalhadores irão virar Samurais. Castelo do Damiô (2 cópias) produz até 3 PV de acordo com a quantidade de Samurais no seu império. Potencial de pontos: 3 a 15 PV.

    E para atrapalhar o amiguinho e evitar que ele produza muitas armas contra você (a melhor defesa é o ataque!), os Japoneses têm a sua disposição:

    • Fabricante de Katana (1 cópia) usa 1 pedra para gerar 1 ficha de pilhagem e 1 PV
    • Escola de Sumôs (1 cópia) usa 1 trabalhador e 1 comida para gerar 1 ficha de pilhagem
    • Com Guarnição (1 cópia) você gasta 2 fichas de pilhagem para remover um local inimigo do jogo (sem pagar custos adicionais)
    • E com Ninjas (2 cópias) você usa 1 trabalhador para descartar 1 acordo inimigo do jogo (obtendo o bem que ele fornece!)

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  • Fubanga
    517 mensagens MD
    avatar
    Fubanga07/03/19 23:36
    Fubanga » 07/03/19 23:36

    O Negotiator é muito bom com 2 Dojos. Acho que em jogos que ele não aparece (pode estar no final do baralho ou ter sido usado como "sacrifício" pela Trade Route) os japoneses podem sofrer um pouco. Quer construir uma Faction Location? Ok, primeiro faça o deal (e ganhe 2 pontos) com essa carta (tem tomate de sobra), ganhe o recurso, use o Negotiator (também tem worker de sobra) e construa SEM custo de location. Muito bom. 4 pontos (5, considerando que não destruiu uma comum).

    Já a Shrine ainda não consegui ter tanto recurso assim a ponto de valer a pena... ainda estou estudando-a. Já os Gates, na última partida consegui preencher os 2 com 4 cartas cada (12 pontos no total).

    Valeu pelos guias!

    0
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Imperial Settlers: A Ascensão de um Império - Os Japoneses – Guia de Estratégia para Imperial Settlers
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