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  4. O Deck Comum – Guia de Estratégia para Imperial Settlers

O Deck Comum – Guia de Estratégia para Imperial Settlers

Imperial Settlers: A Ascensão de um Império
  • avatar
    fsomalia04/02/17 20:38
    avatar
    fsomalia
    04/02/17 20:38
    117 mensagens MD

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/251/m5t44m.jpg

    Salve, salve, ludopediano! Neste artigo eu falarei um pouco sobre as estatísticas e estratégias para o deck comum do Imperial Settlers!

    O deck de locais comuns complementa todas as facções com locais bastante úteis. É a fonte de recursos necessários para expandir seu império.

    Este artigo é o segundo de uma série onde eu trato sobre estratégias sobre esse ótimo jogo. Se você chegou aqui por acaso talvez seja melhor voltar no primeiro artigo da série, onde eu apresento estratégias gerais de Imperial Settlers.

    Esta série é composta de:

    • Guia geral de estratégia
    • Deck comum
    • Facção Romanos
    • Facção Bárbaros
    • Facção Egípcios
    • Facção Japoneses


    Ficha Técnica

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/585/lneoy1.jpg

    O deck comum é composto de 84 cartas, sendo:

    • Ação: 39 cartas (47%)
    • Produção: 28 (33%)
    • Habilidade: 17 (20%)


    Cores

    • Marrom: 16 (19%)
    • Cinza: 13 (15%)
    • Rosa: 12 (14%)
    • Vermelho: 12 (14%)
    • Dourado: 10 (12%)
    • Azul: 8 (10%)
    • Preto: 6 (7%)
    • Roxo: 1 (1%)


    Custo médio das cartas

    Total de recursos:

    • Cartas gratuitas: 6
    • 1 recurso no total: 15
    • 2 recursos no total: 41
    • 3 recursos no total: 23


    Madeira:

    • 14 cartas não precisam de madeira
    • 39 cartas precisam de 1 madeira
    • 26 cartas precisam de 2 madeiras
    • 5 cartas precisam de 3 madeiras


    Pedra:

    • 42 cartas não precisam de pedra
    • 33 cartas precisam de 1 pedra
    • 9 cartas precisam de 2 pedras


    Comida:

    • 79 cartas não precisam de comida
    • 3 cartas precisam de 1 comida
    • 2 cartas precisam de 2 comidas


    Geradores de cartas

    Existem 16 formas de gerar compra de cartas:

    • Produção: 4 cartas
    • Habilidades: 0
    • Ações: 3
    • Destruir: 9


    Geradores de trabalhadores

    Existem 29 formas de gerar trabalhadores:

    • Produção: 5 cartas
    • Habilidades: 0
    • Ações: 0
    • Destruir: 24 cartas


    Geradores de pilhagem

    Existem 6 formas de gerar fichas de pilhagem:

    • Produção: 3
    • Habilidades: 0
    • Ações: 3
    • Destruir: 0


    Geradores de ouro

    Existem 26 formas de gerar moedas de ouro:

    • Produção: 2 cartas
    • Habilidades: 5
    • Ações: 2
    • Destruir: 17 


    Geradores de recursos

    Existem 33 formas de gerar madeira:

    • Produção: 5 cartas
    • Habilidades: 0
    • Ações: 4
    • Destruir: 24


    Existem 27 formas de gerar pedra:

    • Produção: 4
    • Habilidades: 0
    • Ações: 2
    • Destruir: 21


    Existem 17 formas de gerar comida:

    • Produção: 3
    • Habilidades: 0
    • Ações: 1
    • Destruir: 13


    Geradores de ponto de vitória

    Existem 47 formas de gerar pontos de vitória:

    • Produção: 1
    • Habilidades: 6
    • Ações: 21
    • Destruir: 19


    Análise dos locais de PV

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/813/x9mvvx.jpg

    O deck comum tem 28 cartas que geram pontos de vitória.  21 são ações, 6 são habilidades e apenas 1 é um local de produção

    Monumento é um local de produção muito simples que gera 1 ponto de vitória por produção (potencial de 1 a 5 PV por partida). Não possui sinergias com outras cartas, mas é bem barata (1 pedra).

    Monty o Comerciante, Moinho, Cantina, Oficina de Carpintaria e Fornecedor são cartas de habilidade que geram 1 PV e 1 ouro toda vez que o jogador construir um local dourado, vermelho, rosa, marrom ou cinza, respectivamente. São caras, necessitando de 3 recursos cada, mas combinadas com certas facções podem gerar muitos pontos de vitória. Monty vai bem com Egípcios (7 cartas douradas), Moinho é excelente com Japoneses (15 cartas vermelhas) e Fornecedor funciona muito bem com Romanos (12 cartas cinza) e Egípcios (13 cartas cinza). Essas cartas precisam de um apoio na produção de recursos para construção dos locais. Verifique na sessão de cada facção para saber os recursos mais comuns usados para construir seus locais.

    De forma semelhante, Apartamento, Ponto de Encontro, Armazém de Madeira, Estátua e Padeiro são cartas de habilidade que não fazem nada, mas possuem bônus de construção que retornam pontos de vitória para cada local dourado, rosa, marrom, cinza e vermelho construídos, respectivamente. Elas têm o efeito máximo se construída depois de você ter construído outros 5 locais daquela cor. São caros (3 recursos por local) para cartas que não fazem nada depois de construídas, mas elas são ótimos alvos para você descartar na hora de construir um local de facção.  Veja o parágrafo anterior para ver quais são as melhores facções para cada cor.

    Patíbulos é um local de habilidade que gera 1 PV toda vez que você destruir. É relativamente barata (2 madeiras) e funciona muito bem com Bárbaros, que possuem várias sinergias em relação a destruir. Precisa de uma boa fonte de fichas de pilhagem para extrair o valor máximo. Consulte as tabelas Geradores de Pilhagem no deck comum e nos decks de facção deste guia para saber como gerar fichas de pilhagem.

    As próximas cartas usam recursos em excesso para ganha pontos de ação:

    Escultor Imperial, Serraria e Cervejeiro são locais de ação onde você pode gastar 1 pedra, madeira e comida, respectivamente, para obter 1 PV. Você pode ativar essa ação 2 vezes por rodada. Essas cartas possuem um retorno máximo de 2 a 10 PV por partida. Construa o local cujo recurso você tem em abundância. Locais que usam madeira vão bem com Bárbaros, locais que usam pedra sem encaixam bem com Romanos e Egípcios, e locais que usam comida funcionam bem com Japoneses.

    Oficina de Ourives, Pedreiro, Marceneiro e Criador de Porcos são locais de ação onde você pode gastar 1 trabalhador e mais 1 ouro, 1 pedra, 1 madeira e 1 comida, respectivamente, para ganhar 2 pontos de vitória. Assim como as anteriores, elas dão um retorno máximo de 2 a 10 PV por partida. Elas são mais caras para realizar a ação, mas só podem ser usadas 1 vez por rodada. Em termos de custo/benefício, elas são muito semelhantes com as anteriores, basicamente trocando 1 recurso por um trabalhador para ganhar 2 pontos de vitória por rodada. Se tiver trabalhadores em excesso, essas cartas podem ser mais indicadas para você. Cartas que usam ouro funcionam bem com Romanos e Egípcios.

    Guilda de Construtores, Carpinteiro e Confeiteiro são um upgrade em relação aos locais do parágrafo anterior. Ambas gastam 1 trabalhador e 2 pedras, madeiras e comidas, respectivamente, para gerar 3 PV. O ganho máximo por partida gira em 3 a 15 PV. Se tiver muitos recursos em excesso, essas cartas retornaram mais pontos de vitória.

    Taverna descarta 1 carta de sua mão para ganhar 2 pontos de vitória. Ganho máximo por partida: 2 a 10 PV. Use se tiver cartas em excesso.

    Missionários gasta 1 trabalhador e 1 ficha de pilhagem para ganhar 3 pontos. Ganho máximo por partida: 3 a 15 PV. Precisa de uma fonte de trabalhador e fichas pilhagem, mas possui um retorno melhor que outras cartas que recompensam 2 PV para cada 2 bens gastos. Bárbaros é a facção ideal para Missionários, já que possui facilidade para gerar trabalhadores e fichas de pilhagem.

    Liga Hanseática usa 1 trabalhador e 1 dos seus acordos feitos para gerar 2 pontos de vitória, e pode ser usado 2 vezes. Bastante poderoso, já que tem o potencial de gerar até 20 PV na partida. Para isso, é preciso fazer muitos acordos; para atingir a pontuação máxima seria necessário descartar 10 acordos (2 por rodada). Funciona muito bem com Japoneses, que possui facilidade para fazer acordos.

    Mercado troca 1 de cada recurso (madeira, pedra e comida) por 3 PV. Segue a média do deck de premiar 1 PV por bem gasto. Premia de 3 a 15 PV na partida, dependendo da rodada em que foi construído. De mais difícil aplicação, construa se tiver certeza que terá meios de fornecer recursos.

    Outras observações

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/097/z50339.jpg

    O deck comum possui cartas de produção para todos os bens usados no jogo: madeira, pedra, comida, ficha de pilhagem, ouro, trabalhadores e cartas. Cada facção possui deficiência na produção de algum (ou alguns) bens; as cartas de produção do deck comum servem para suprir essa deficiência.

    Além das cartas de produção, o deck comum tem também vários locais de ação que permitem trocar 1 trabalhador por madeira, pedra, comida, carta, ficha de pilhagem e ouro. Se tiver trabalhadores em excesso, essas cartas são uma fonte para outros tipos de bens.

    3 cartas permitem reativar um local de ação, um local de produção ou um acordo:

    • Trupe de atores: gaste 1 trabalhador para reativar um local de ação
    • Carregadores: gaste 1 comida para reativar um local de produção
    • Mensageiro Imperial: gaste 1 trabalhador para reativar um acordo


    Essas cartas permitem, 1 vez por turno, aumentar o limite que esses locais podem produzir, efetivamente melhorando os benefícios máximos que eles retornam. Por exemplo, Trupe de Atores em combinação com Missionários tem o potencial de alcançar 30 PV. Funciona bem com acordos e locais de produção, e é um pouco pior para locais de ação, já que você precisa pagar o custo do local de ação para reativá-lo.

    Colonos permite construir um local de facção trocando o custo de local por 1 madeira. É uma boa carta utilitária para qualquer facção, mas é especialmente boa para Japoneses, que têm cartas baratas de se construir e muitas fontes de madeira.

    Por fim, o deck comum possui 6 cartas Ruínas. Elas não custam nada e você ganha 1 trabalhador quando constrói, o que é sempre bom. Essas cartas são ótimas para construir locais de facção, que sempre precisam de outros locais já construídos como custo.

    Continue com: Facção Romanos

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  • dicke
    1 mensagens MD
    avatar
    dicke11/06/17 17:14
    dicke » 11/06/17 17:14

    Duvida importante:

    Estou jogando com os egipcios. E tenho em
    Jogo um "bazar dourado" que ai pagar uma comida você recebe 1 moeda e 1 VP.

    Posso ativar esta acao usando uma Moeda? Se sim, nao daria um looping infinito!?

    A carta esta com errata ou nao podemos usar a moeda para pagar custo alternativo de acoes que requerem recursos para ativacao?!

    Obrigado!

    0
  • RWenzel
    280 mensagens MD
    avatar
    RWenzel11/06/17 22:57
    RWenzel » 11/06/17 22:57

    dicke::Duvida importante:

    Estou jogando com os egipcios. E tenho em
    Jogo um "bazar dourado" que ai pagar uma comida você recebe 1 moeda e 1 VP.

    Posso ativar esta acao usando uma Moeda? Se sim, nao daria um looping infinito!?

    A carta esta com errata ou nao podemos usar a moeda para pagar custo alternativo de acoes que requerem recursos para ativacao?!

    Obrigado!

    Você pode realizar esse tipo de ação apenas uma vez por rodada. Está no manual. Exceto quando especificado  (ex. utilize até duas vezes, etc)

    0
Responder
Imperial Settlers: A Ascensão de um Império - O Deck Comum – Guia de Estratégia para Imperial Settlers
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