Por: Linauro. Apaixonado por literatura, música e jogos, desde sempre. Descobriu nos jogos de tabuleiro uma desculpa perfeita para passar mais tempo com amigos e pessoas amadas.
Queridos leitores, o objetivo dessa lista é o de sugerir dez jogos de tabuleiro modernos estratégicos a compor uma ludoteca básica para qualquer entusiasta do gênero. É importante sublinhar que: a) A lista dá continuidade a uma lista anterior, dedicada a jogos que podem compor um ludoteca básica e de entrada, que você pode encontrar aqui; b) A atual lista também parte, exclusivamente, da minha experiência pessoal e o número escolhido decorre simplesmente do que eu penso que poderia ser um bom conjunto inicial de jogos estratégicos, com alguma variação nas estruturas e temas; c) Continuo tentando não exigir demais do bolso do colecionador/jogador, embora as coisas comecem a ficar um pouco mais difíceis nesse ponto, já que os jogos estratégicos tendem a ser maiores e mais caros que os de entrada.
Porém, qual a razão de eu os classificar enquanto uma ludoteca básica de jogos estratégicos? Não me lembro bem sobre qual seria o vídeo em que Jack Explicador apresentou o conceito, mas concordo com ele que básicos seriam aqueles jogos que poderíamos chamar de clássicos dentre os jogos de tabuleiro modernos. A adjetivação de básico, portanto, não é, de nenhum modo, demérito aos jogos listados, muito pelo contrário, dá-se no sentido de destacar-lhes a característica de jogos estratégicos fundamentais. Assim, os jogos adiante sugeridos são comumente indicados dentre os mais importantes já lançados, uns mais outros menos. Além disso, apesar de se posicionarem entre jogos médios leves e médios pesados (conforme classificação do BGG), são populares e revisitados sempre, ocupando lugar cativo dentre os mais desejados pelos jogadores, sejam novatos ou experientes.
Para além dos jogos de entrada outrora indicados, os jogos estratégicos representam de fato um passo adiante, apresentando, em geral, uma maior profundidade de tema e estrutura e reclamando por maior domínio estratégico. Além dessas características fundamentais comuns, é possível falar também de uma maior complexidade do livro de regras, tempo de jogo mais expressivo, controle intenso do fator sorte, necessidade de uma melhor planejando das ações etc. Todos os jogos incluídos, muito embora nem todos sejam de fácil acesso, contam com diversas expansões que aprofundam a experiência e são conhecidos e jogados em todo o mundo.
Na lista sugestiva de jogos básicos de entrada, eu pontuei que os jogos listados eram, cada um ao seu modo, bons exemplos no uso de alguma mecânica em específico. Quanto aos estratégicos, todavia, a característica mais importante - e compartilhada pelos jogos adiante apontados - é a capacidade de mesclar diversas mecânicas diferentes entre si e formar uma estrutura balanceada, um todo harmônico e equilibrado, quando não elegante. Um resultado indesejado é o de que, contando geralmente com muito mais componentes, em comparação aos jogos de entrada, os preços costumam ser bem mais elevados, muito embora, eu tenha buscado sopesar também esse ponto, do custo-benefício, aos elencar os jogos adiante.
Enfim, como na primeira lista, pontuo que a mesma não é exaustiva. Em cada jogo, eu adicionei alguns comentários e as razões pelas quais eu defendo a sua inclusão na lista de uma ludoteca básica de jogos estratégicos. Ainda, num incerto futuro, teremos ao menos, mais duas partes, porém, com outros recortes, tais como: uma sugestão de ludoteca básica para jogos sobre política e outra dedicada aos nacionais. A intenção é que gostem da lista e que sirva, de algum modo, de referência a novos jogadores/colecionadores. Seus comentários e sugestões são muito bem-vindos!