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  3. Agricola: Edição Revisada
  4. Agrícola e a luta campesina pela sobrevivência

Agrícola e a luta campesina pela sobrevivência

Agricola: Edição Revisada
  • avatar
    Linauro06/10/22 19:38
    avatar
    Linauro
    06/10/22 19:38
    346 mensagens MD

    Agrícola é um dos meus jogos preferidos e, mais importante que isso, um dos mais conhecidos de Uwe Rosenberg. O jogo tornou-se um clássico, referência não só para a mecânica de alocação de trabalhadores, mas para o próprio gênero 'euro' de jogos de tabuleiro. Para além dos vários motivos que o colocaram nesse patamar, nessa breve análise, eu destaco a forma magistral como o jogo retrata a superação da fome causada pela grande peste na baixa idade média, durante o Século XVII na Europa, através da representação da luta e persistência de famílias campesinas.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/80080_207025_m.jpg


    Nesse sentido, Agrícola é geralmente incompreendido quanto à sua dificuldade, pois, a crítica mais recorrente ao jogo é que seria muito punitivo. Todavia, na minha opinião, a punitividade de Agrícola é bastante temática ao retratar a preocupação das pessoas do período em manter a própria subsistência, diante do risco real da fome e da mendicância. Por outro lado, a escolha da mecânica de alocação de trabalhadores destaca a necessária organização e divisão da força de trabalho para a superação dos desafios impostos por uma realidade concreta tão desafiadora: todos trabalham e, ao final de cada ronda, como resultado, todos podem comer de forma igualitária.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/c6a97_199425_m.jpg


    Talvez por esse motivo, aliar com precisão a mecânica com o tema, o jogo tornou-se sinônimo de alocação de trabalhadores. A sensação de trabalho e de disputa pelos melhores espaços de alocação, que representam comida, serviços, itens, equipamentos, melhorias, animais, etc, está sempre presente, nada é muito fácil e a ausência de alguma coisa sempre representa pontos negativos ao final. Agrícola, portanto, não bem é um jogo de fazendinha, por mais que possa parecer à primeira vista, pois fala de um tema absolutamente inovador, retratando tempos ruins para o campesinato, mas também de renovação da agricultura e de superação de um dos períodos mais críticos da história europeia.



    Por: Linauro. Apaixonado por literatura, música e jogos, desde sempre. Descobriu nos jogos de tabuleiro uma desculpa perfeita para passar mais tempo com amigos e pessoas amadas.

    Imagens: acervo pessoal.

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    Comentários:

  • Puozzo
    247 mensagens MD
    avatar
    Puozzo06/10/22 19:43
    Puozzo » 06/10/22 19:43

    Até hoje não entendo esse rótulo de "punitivo" que alguns colocam nos jogos. Está mais para uma desculpa por não conseguir ganhar a partida.

    7
  • Guilherme.felga
    978 mensagens MD
    avatar
    Guilherme.felga06/10/22 20:21
    Guilherme.felga » 06/10/22 20:21

    Muito bom texto e concordo com sua conclusão. Os jogos modernos mudaram muito de 2007 para cá e agora é feio o jogo te punir - isso não é divertido. Nesse caso, em particular, nada mais apropriado do que a mendicância e a fome.

    Agricola e uma obra prima e um jogo ainda insuperável e definidor de um gênero. Poucos jogos tiveram o impacto que esse teve sobre a indústria.

    7
  • Raitz
    770 mensagens MD
    avatar
    Raitz07/10/22 01:12
    Raitz » 07/10/22 01:12

    É "punitivo" porque tem a mecânica de dar pontuação negativa ou zerada a quem não atingir determinados objetivos. Há quem não goste de se prender a esses objetivos (e não gostar de jogos tipo o Agrícola) e há quem encare o desafio e adore o jogo, afinal, é completamente viável não negativar ou zerar. Essa é a "magia" do Agrícola.

    Particularmente, eu considero um jogo realmente punitivo aquele que destrói o que você construiu no jogo. E eu não me refiro à pontuação, que isso é molezinha, e normalmente fica lá pro fim da partida. Ruim, mesmo, é quando você se empenha em adquirir cartas ou fichas ou recursos e o jogo te tira algo disso sem dó no meio do caminho. Por exemplo, o Peloponnes Card Game, cujas catástrofes simplesmente limam as estruturas da cidade do jogador e o deixa no prejuízo o restante da partida. Até tem como evitar ou contornar tal situação, mas depende de um cadinho de sorte, também.

    7
  • arthurtakel
    1879 mensagens MD
    avatar
    arthurtakel07/10/22 06:48
    arthurtakel » 07/10/22 06:48

    Sempre achei que punitivo era aquele jogo em que você ficava duas horas planejando, jogando, construindo a sua pontuação e um erro, ou, uma jogada errada que faz te prejudica te mal modo a não conseguir mais se recuperar e não ter mais chances de vitória. Fica o resto da partida jogando apenas como um retardatário. Em alguns casos você vira o chamado King maker.
    Eu pessoalmente não tenho nenhum problema com isso porque é mais próximo da realidade de muitas atividades humanas. 

    2
  • Guilherme.felga
    978 mensagens MD
    avatar
    Guilherme.felga07/10/22 09:53
    Guilherme.felga » 07/10/22 09:53

    Fiquei pensando uma coisa sobre esse tópico: será que o jogo te pune? Minha tese é de que não. 


    A meu ver, enxergar o tipo de punição desse jogo é algo que é muito típico das culturas judaico-cristãs. Em seus estudos sobre a moral, Nietzsche falava no "enfraquecimento do ser humano" a partir do que se fez do Cristianismo ao longo da Idade Média - "o ser humano é fraco e deve recorrer a Deus para ser elevado" e "Deus pune para ensinar". De certa forma isso aliena a pessoa da culpa por suas decisões, tudo passa a ser consequência de algo que está além do nosso controle, algo místico e pouco compreendido. Na cultura grega, a culpa era muito mais direta, consequência das próprias ações. O homem no centro de tudo, não Deus. A moral luterana, diferentemente da católica, adota essa linha. E é justamente essa a fé mais comum na Alemanha, terra do Uwe.


    Daí volto a meu ponto inicial. Jogo punitivo é aquele que, à revelia das suas escolhas, traz eventos que prejudicam seu planejamento e o resultado das suas decisões. Um rolamento de dados com resultado ruim, um evento aleatório péssimo e etc. No caso do Agricola, a dita "punição" não é dessa forma, decorre 100% dos resultados das suas escolhas. Se você escolher mal, se planejar mal e não se organizar antecipadamente, irá ser punido por isso, mas isso não se dá de forma imprevisível. 


    Curioso como até na forma como interpretamos os jogos de tabuleiro, nossa cultura se faz refletir. 

    4
  • Raitz
    770 mensagens MD
    avatar
    Raitz07/10/22 17:09
    Raitz » 07/10/22 17:09

    Guilherme.felga::
    Fiquei pensando uma coisa sobre esse tópico: será que o jogo te pune? Minha tese é de que não. 


    A meu ver, enxergar o tipo de punição desse jogo é algo que é muito típico das culturas judaico-cristãs. Em seus estudos sobre a moral, Nietzsche falava no "enfraquecimento do ser humano" a partir do que se fez do Cristianismo ao longo da Idade Média - "o ser humano é fraco e deve recorrer a Deus para ser elevado" e "Deus pune para ensinar". De certa forma isso aliena a pessoa da culpa por suas decisões, tudo passa a ser consequência de algo que está além do nosso controle, algo místico e pouco compreendido. Na cultura grega, a culpa era muito mais direta, consequência das próprias ações. O homem no centro de tudo, não Deus. A moral luterana, diferentemente da católica, adota essa linha. E é justamente essa a fé mais comum na Alemanha, terra do Uwe.


    Daí volto a meu ponto inicial. Jogo punitivo é aquele que, à revelia das suas escolhas, traz eventos que prejudicam seu planejamento e o resultado das suas decisões. Um rolamento de dados com resultado ruim, um evento aleatório péssimo e etc. No caso do Agricola, a dita "punição" não é dessa forma, decorre 100% dos resultados das suas escolhas. Se você escolher mal, se planejar mal e não se organizar antecipadamente, irá ser punido por isso, mas isso não se dá de forma imprevisível. 


    Curioso como até na forma como interpretamos os jogos de tabuleiro, nossa cultura se faz refletir. 


    Se eu entendi bem, você quis dizer que a aleatoriedade é uma punição "divina"?

    No caso do Agrícola, eu vejo a pontuação negativa ou zerada como um artifício do autor do jogo para direcionar as ações dos jogadores para o tema (conforme você relatou). Então, isso não seria uma punição.

    5
  • Denismarcio
    17 mensagens MD
    avatar
    Denismarcio07/10/22 17:35
    Denismarcio » 07/10/22 17:35

    Agricola, um verdadeiro clássico. Adoro. 

    É uma pena que vê pouca mesa por aqui, em parte pela "ditadura da novidade", onde as pessoas estão sempre querendo experimentar os últimos lançamento, mas também pela percepção desse aspecto "punitivo" (sem entrar no mérito de seus possíveis significados, hehehehe). 
     

    2
  • smsnick
    730 mensagens MD
    avatar
    smsnick07/10/22 18:10
    smsnick » 07/10/22 18:10

    Puozzo::Até hoje não entendo esse rótulo de "punitivo" que alguns colocam nos jogos. Está mais para uma desculpa por não conseguir ganhar a partida.

    É pq é mais facil manter o clichê do q ser autêntico. Outro q vejo direto é a famosa frase "jogo feio" do Castles of Burgundy. Não tem um q não replica isso nas análises.. kkk. Aí vc vê os lançamentos hj em dia, por exemplo o Duna Império, e pergunta se alguem fala isso da arte. Pra que criar né, se copiar o q o mainstream estabelece agrada mais..

    1
  • Guilherme.felga
    978 mensagens MD
    avatar
    Guilherme.felga07/10/22 18:33
    Guilherme.felga » 07/10/22 18:33

    Raitz::
    Guilherme.felga::
    Fiquei pensando uma coisa sobre esse tópico: será que o jogo te pune? Minha tese é de que não. 


    A meu ver, enxergar o tipo de punição desse jogo é algo que é muito típico das culturas judaico-cristãs. Em seus estudos sobre a moral, Nietzsche falava no "enfraquecimento do ser humano" a partir do que se fez do Cristianismo ao longo da Idade Média - "o ser humano é fraco e deve recorrer a Deus para ser elevado" e "Deus pune para ensinar". De certa forma isso aliena a pessoa da culpa por suas decisões, tudo passa a ser consequência de algo que está além do nosso controle, algo místico e pouco compreendido. Na cultura grega, a culpa era muito mais direta, consequência das próprias ações. O homem no centro de tudo, não Deus. A moral luterana, diferentemente da católica, adota essa linha. E é justamente essa a fé mais comum na Alemanha, terra do Uwe.


    Daí volto a meu ponto inicial. Jogo punitivo é aquele que, à revelia das suas escolhas, traz eventos que prejudicam seu planejamento e o resultado das suas decisões. Um rolamento de dados com resultado ruim, um evento aleatório péssimo e etc. No caso do Agricola, a dita "punição" não é dessa forma, decorre 100% dos resultados das suas escolhas. Se você escolher mal, se planejar mal e não se organizar antecipadamente, irá ser punido por isso, mas isso não se dá de forma imprevisível. 


    Curioso como até na forma como interpretamos os jogos de tabuleiro, nossa cultura se faz refletir. 


    Se eu entendi bem, você quis dizer que a aleatoriedade é uma punição "divina"?

    No caso do Agrícola, eu vejo a pontuação negativa ou zerada como um artifício do autor do jogo para direcionar as ações dos jogadores para o tema (conforme você relatou). Então, isso não seria uma punição.


    Não foi isso, mas culturalmente temos a tendência a terceirizar a culpa pelas coisas erradas (ex.: Deus, má sorte, o fulano me atrapalhou) ao invés disso ser fruto das nossas decisões, sejam elas equivocadas ou não.

    É muito mais fácil rotular um jogo como punitivo do que assumir que não jogamos bem e não soubemos planejar dentro das regras propostas.

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