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  1. Listas
  2. As Magníficas Oportunidades Perdidas de Dar Nomes aos Bois
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As Magníficas Oportunidades Perdidas de Dar Nomes aos Bois

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RaphaelGuri09/03/2022 às 13:00
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RaphaelGuri
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Hey, galera!

Esse é um post diferente, até por ser uma lista (e acho legal já que traz uma interação maior).
Além do formato, este é um post protesto!
É um post para criticar um ponto específico em comum que vemos em diversos jogos.

O primeiro post desse tipo (não sei ainda se será o único ou outros virão pela frente), trata da grandíssima oportunidade perdida pelos designers e desenvolvedores de simplesmente dar nome às pessoas ou locais de um jogo.

Quando um jogo apresenta um tema, ele está lá não apenas para fazer bonito na prateleira ou servir de suporte na criação artística, mas também serve para aproximar o jogador da experiência lúdica, facilitar a conexão das funcionalidades mecânicas e, principalmente, contar uma história.
É certo que nem toda história precisa de personagens únicos e específicos, algumas vezes um bando, um agrupamento ou mesmo seres genéricos fazem sentido dentro da história, pois não são o foco. Por exemplo, os meeples de Carcassone (WREDE, 2000) não precisam de um nome, afinal não possuem características únicas e sua função dentro do enredo geral não é participar como figura singular, são apenas os aldeões que de alguma forma interagiram com a construção de Carcassona. O local é o personagem, não um meeple genérico. Contudo, alguns jogos apresentam um tema rico e personagens ou locais muito específicos, com características únicas e distinguíveis físicas e muitas vezes até além, como habilidades ou atributos únicos, e é aqui que encaixa meu post-lista-protesto!
Existem personagens ou locais específicos em alguns jogos, que designers por algum motivo (não vou chutar, mas acho preguiça ou relaxo #falei) não se preocuparam em nomear. A ausência dessa nomeação, desse batismo, não apenas mostra uma falta de carinho com a obra, pois por vezes não levariam dois ou três dias adicionais para fazê-lo, como também dificultam o diálogo sobre o próprio jogo, pois não existe uma referência específica, uma identificação, sobre uma carta, como por exemplo em Coimbra, onde os jogadores precisam falar “ahh aquela carta verde, sabe? Com a mulher de cabelo preto desenhada, que custa moeda e pontua na trilha cinza” ao invés de substituir apenas por um “A duquesa Joanina” ...E vejam, nem estou criticando pedindo acurácia histórica, apenas o simples fato de dar um nome à quem merece: Aquela figura que o ilustrador fez com (possivelmente) carinho e traços específicos!

Por favor, adicionem jogos que conheçam e tenham essa (triste) característica se concordam com esse vacilo criativo, mas coloquem ai uma justificativa para galera entender onde o jogo poderia ter melhorado!

Esclarecidos os pontos (precisa ter característica própria mesmo que seja uma criatura ou local E não contam meeples ou personagens genéricos, devido a ser uma categoria, como os trabalhadores de Great Western Trail (PFISTER, 2016)), vamos a lista:


Nota: Batizei o post de “nome aos bois” e citei Great Western Trail. Foi coincidência não intencional.



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1 - Coimbra 6

Ir para o jogo RaphaelGuri 08 Mar 22, 16:30
6

Em Coimbra existem cartas, muito bem ilustradas, com cores vivas e cheias de personalidade nos traços. No jogo, essas cartas são como pessoas que trazem influência para os jogadores, mas nenhuma delas possui uma identificação, nem um nome ou mesmo cargo/função na sociedade em que vive. Tudo bem que existem cartas repetidas, mas até aí, nada impediria que um jogador influenciasse uma mesma pessoa mais de uma vez ou mesmo múltiplos jogadores influenciassem uma mesma pessoa.

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2 - The Big Book of Madness 3

Ir para o jogo RaphaelGuri 08 Mar 22, 16:31
3

Esse achei um vacilo grande. Relaxo mesmo, RE-LA-XO. Não sei o que justificaria. O jogo é legal e a arte linda. LIN-DA. Dai a galera não dá nome pra nada! Tem uns monstros bem legais, bonitões, estilosos e não sabemos o nome, para piorar, tematicamente, os monstros saem de um livro. LI-VRO. ...então quer me dizer que uma criatura que sai de um livro não tem nesse livro sequer escrito o nome ou uma identificação para ela? Aham... hahaha (Acho que ficou nítido o jogo que me deu a ideia de criar essa postagem, ne?)

Masss, não para por ai! Os personagens, cada um com uma habilidade e características físicas bem únicas também não tem nome, nadinha, e – assim como os monstros – não é por falta de espaço nos componentes.

The Big Book of Madness acredito que seja, dentre todos os jogos que já tive o prazer de conhecer até hoje, o que mais perdeu uma ótima oportunidade de criar um universo rico e mágico.

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3 - Blackout: Hong Kong 4

Ir para o jogo RaphaelGuri 08 Mar 22, 16:31
4

Blackout: Hong Kong não é um primor em relação a como adota e apresenta o tema (se conferiu minha análise no canal viu que reclamei mesmo), e a ausência de uma maior identificação dos personagens tem parte da culpa. Tudo bem que os especialistas tem lá uma função descrita como “Mecânico” ou “Bandido”, mas isso é muito superficial, até mesmo pelo fato de terem vários e artes repetidas, aliás, tratar ‘bandido’ como um campo do conhecimento justificando ser especialista em algo como ‘mecânico’ é bem estranho. Bastava colocar um nome na carta, mesmo que tivessem artes iguais, pois isso iria humanizar muito mais os personagens, ainda mias perante o tema de apagão e caos que o jogo apresenta. Tiveram o trabalho de colocar nome nas cartinhas de projeto, como ‘Drone Batedor’, então não seria muito mais complexo dar nome as pessoas, recurso e elemento mais importante dentro do tema.

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4 - Altiplano 4

Ir para o jogo RaphaelGuri 08 Mar 22, 16:32
4

Altiplano seria muito fácil consertar, até mesmo por ser bem objetivo e poucos elementos a serem batizados. Me refiro às peças de profissões que, pasmem, no manual apresentam nome! São ‘pescador’, ‘pastor’, ‘fazendeiro’ e assim por diante, mas na peça em si, nadinha. Vazio. Silêncio. Entendo que o jogo ser livre de idioma é legal, mas pensando que o tema é especifico de uma cultura, bastava colocar no idioma local e tudo certo, até uma pitadinha de mais conhecimento para o mundo!

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5 - Conspiracy: Abyss Universe 3

Ir para o jogo RaphaelGuri 08 Mar 22, 16:33
3

Que ilustrações lindas (só meio escuras demais, talvez)! Esse jogo da família Abyss não faz como seu irmão mais velho e nomeia de alguma forma os lordes, que no Abyss (original) ao menos atribui cargos ou características como ‘Tesoureiro’ ou ‘Alquimista’. Já em Conspiracy, que ainda tem a pachorra de se intitular “Abyss UNIVERSE”, ou seja, um jogo dentro do mesmo universo, não tem o mínimo cuidado de batizar os personagens, que como já disse, são incríveis, cheios de vida e personalidade. Esse jogo poderia até ter tomado a liberdade de usar termos do outro, mas nem isso, e dessa vez podia copiar na cara larga e tava tudo certo, pois o próprio título lhe concedeu essa autoridade!

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6 - Above and Below 3

Ir para o jogo RaphaelGuri 08 Mar 22, 16:33
3

Tema e narrativa são o diferencial de Above and Below. O jogo imerge os jogadores os jogadores em estórias dentro do universo, os faz ter escolhas e tudo mais, porém não consegue colocar em tamanho de fonte 8, num cantinho de cada peça de personagem, o nome do cidadão! Por mais que eu admita que dou nome para cada aldeão que se junta na minha partida, eles já aparecem adultos, muitas vezem em situação de refugiados como os primeiros que controlamos, então seria bem legal saber que ele já tem um nome. O nome não é apenas uma identificação, mas também um elemento importante na construção da identidade de cada um, seja uma criatura fictícia ou real, tenha impacto relevante dentro de uma obra ou mesmo nenhuma.

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7 - Flamme Rouge 4

Ir para o jogo RaphaelGuri 08 Mar 22, 16:33
4

São 8 (oito) ciclistas, que ficam bem evidentes no tabuleiro de jogador, com um visual de época bem feito, bigodões, roupinha apertada e tudo mais.

Eles têm muito carisma.

Só não tem nome.

Motivo?

Farei como o designer e desenvolvedores do jogo e só deixarem em branco.

 

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8 - Hadara 3

Ir para o jogo RaphaelGuri 08 Mar 22, 16:35
3

Esse jogo não é nem questão de nome em si, já que as cartas não devem representar uma pessoa e algumas mostram objetos ou invenções, o problema é que é tudo muuuuito pouco inspirado. São desenhos genéricos que não simbolizam muita coisa (as vezes não simbolizam é nada, só 'um cara da carta de cor azul' mesmo).

Hadara perdeu uma chance incrível de entregar uma narrativa legal em todos aspectos. Apesar do jogo ser bom, ele é um exemplo que poderia ser muito melhor com um pouquinho mais de cuidado e capricho temático.

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9 - Oh My Goods! 9

Ir para o jogo pedro_rpires 09 Mar 22, 14:08
9

Esse não sei se encaixa na lista, porque não é só a oportunidade de dar nome. É a de mudar a ilustração inteira hahaha

Os ajudantes que você contrata, apenas repinturas dos personagens originais, poderiam ser bem diferentes. Ter aparências mais únicas, ou ao menos um nome para dar uma personalidade pra eles.

Quando você joga a expansão, fica tão mais interessante quando entram os personagens com nome (Tony Merz, Coelho, etc). Realmente traz vida para o universo do jogo e dá a sensação de que você está na vila de Longsdale.

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10 - Council of Four 1

Ir para o jogo pedro_rpires 09 Mar 22, 15:00
1

[Versão da CMON. Não sei como isso é na original, da Cranio Creations]

Miniaturas bem características, personagens com traços únicos, roupas, roupas e mais roupas... mas faltou um bloquinho de texto a mais para falar das famílias, dar mais personalidade e enriquecer o universo.

Na introdução do manual fala que o reino é controlado por "conselheiros das seis poderosas famílias do Império". Vendo as imagens dos membros das famílias, dá pra perceber que temos: um guerreiro, uma comerciante, um clérigo, uma nobre, um iluminatti (?) e um senhor que gosta de chaves (??).

Poderiam ter dado um nome para cada família, explicado qual o papel delas no reino, deixando bem pitoresco mesmo. Acho que ia ficar legal para a construção do universo dentro do jogo.

O mesmo pode ser dito dos 4 mercadores que os jogadores controlam. Todos cheios de personalidade visual, mas faltando um nome para dar mais vida.

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11 - Great Western Trail 3

Ir para o jogo tpcordeiro 09 Mar 22, 16:20
3

Apesar de citado como um "não exemplo" na descrição da lista, adicionei esse não por causa dos personagens, mas por causa dos tiles.
A arte dos tiles neutros (iniciais) tenta dar uma temática, mas não custava nada colocar o nome. Tipo, ao invés de simplesmente ir comprar um personagem no "mercado", poderia ser ir no "saloon" recrutar alguns trabalhadores, ou algo assim.
E mesmo na nova versão, não mudaram isso.

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12 - Alma Mater 2

Ir para o jogo tpcordeiro 09 Mar 22, 16:31
2

Aqui acontece o mesmo problema do Coimbra. E mais do q isso, a arte é simplesmente uma cópia (pouco) repaginada do Coimbra, com menos personagens repetidos à exaustão.

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13 - Gizmos 3

Ir para o jogo gersonlobo 09 Mar 22, 21:11
3

O jogo é fantástico, mas pqp, por que não dar  um nome pras máquinas?

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14 - Lords of Waterdeep 1

Ir para o jogo viniciusjf 10 Mar 22, 11:48
1

Se entendi bem a lista, esse me parece o pior exemplo, pois poderia ter a representação de personagens ou facções famosas de Waterdeep no jogo.

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15 - Capital Lux 1

Ir para o jogo gabriel_fanti 10 Mar 22, 13:38
1

Ótimo jogo! As ilustrações são bacanas, mas sem qualquer personalidade ou mesmo conexão com os poderes de cada personagem. O jogo é praticamente um jogo abstrato de cartas. "Clérigo", "cientista", "cavaleiro" e um quarto personagem que não lembram não dizem nada pra te inserir num tema ou enxergar as mecânicas.

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16 - Viticulture - Edição Essencial 2

Ir para o jogo Makavelik 11 Mar 22, 01:07
2

Não me conformo que o jogo seja ambientado na Toscana - Itália e as cartas de PAPA e MAMA não tenham UM único nome italiano.

Só se o pessoal que toca as vinícolas por lá é composto de ingleses e japoneses e não estou sabendo.

Até onde vi, as cartas são uma espécie de homenagem aos apoiadores, mas pra seguir nessa linha, quem sabe os designers não façam um próximo jogo com temática de uísque e coloquem o nome dos personagens de Matteo e Giuliana.

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17 - Projeto Gaia 9

Ir para o jogo Johnnycury 11 Mar 22, 11:09
9

Eu não sei se esse se encaixa, porque as facções são todas devidamente nomeadas, ok. Mas dar o nome sem dar absolutamente NENHUM contexto ou lore, me deixa maluco.

 

 https://i0.wp.com/www.outofsightdesigns.com/outofsightdesigns/wp-content/uploads/2020/03/GaiaProject.png?resize=640%2C407&ssl=1


Essa é toda a informação que você tem sobre essa raça. O nome, uma imagem...SÓ

 

Pra mim não muda em NADA chamar de "vermelhos", "pássaros" ou de "Hadsch Hallas"...afinal, que raios é um Hadsch Hallas?! Tudo bem que Twilight Imperium nivelou muito por cima, fez uma ficha pra cada facção com todo um histórico, nome do planeta natal, população, etc, eu acho que até exagerado a quantidade de informações que eles fornecem, mas Projeto Gaia é o completo oposto disso! Não tem nada, zero, conjunto vazio, nenhuma história que dê qualquer tipo de contexto para o que você está fazendo. 

 

Terra Mystica, que é a "skin original" do Projeto Gaia ainda tem uma licença poética pra não ter nenhuma história, porque todo mundo sabe o que é um anão, o que é uma bruxa, e todas aquelas raças de fantasia. Agora em Projeto Gaia, eles pegaram esse monte de ET inventado, abriram o saquinho do Scrabble e foram puxando letra até formar qualquer coisa que pudesse ser distinguido de uma batida de cabeça no teclado.

 

Enfim, o ponto é que: as vezes, só o nome não é o bastante. Precisa de pouquinha coisa a amis. Nem que seja só uma frase pequenina no rodapé de cada ficha de facção, do tipo...sei lá:

 

"Vamos levar o comércio e prosperidade para toda a galáxia"

-Tio Patinhas, Almirante da caravana comercial Hadsch Hallas

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18 - War: O Jogo da Estratégia 5

Ir para o jogo JedoLar 11 Mar 22, 17:04
5

Os exércitos dão a vida para conquistar ou defender um território, mas nenhum deles tem nome, tipo "9º Batalhão de Infantaria". E muitas vezes aparece 1 exército que se destaca, tirando 6 no dado de forma seguida e arrasando os exércitos inimigos um atrás do outro, mas quem são esses bravos combatentes??? Ninguém sabe, ninguém se lembrará deles. Muito triste.

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19 - Crypt 0

Ir para o jogo RaphaelGuri 12 Mar 22, 02:06
0

Os jogadores encarnam o papel de herdeiros do rei neste jogo com belissimas ilustrações, inclusive dos personagens. Contudo, nenhum deles, apesar da particularidade de cada um na ilustração, não possui um nome! 

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20 - Conquistadores de Midgard 0

Ir para o jogo viniciusjf 15 Mar 22, 08:29
0

Várias cartas, territórios...

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21 - Brew 0

Ir para o jogo RaphaelGuri 24 Jul 22, 12:43
0

Jogo lindo e incrível, mas esqueceram de batizar as criaturinhas.

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22 - Century: Edição Golem 0

Ir para o jogo RaphaelGuri 05 Jan 24, 11:44
0

Vários Golens bonitões, cheios de personalidade , mas nenhum batizado. 

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23 - Lords of Xidit 0

Ir para o jogo Frankberg 10 Mar 24, 13:56
0

Um pecado ter uma horda de monstros com design individual, mas sem um batismo ou alcunha para deixar na memória cada combate épico pelos grupos de heróis reunidos com habilidades específicas para tal.

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