Uma greve de 42 dias realizada por trabalhadores da gigante de financiamento coletivo Kickstarter terminou depois que a empresa concordou em garantir proteções para seu programa de semana de trabalho de quatro dias, aumentar o salário mínimo e impedir que a inteligência artificial substitua funções de trabalho.
Os membros do sindicato Kickstarter United estavam em greve desde 2 de outubro, após meses de negociações sem avanço com a gestão sobre um novo acordo coletivo.
O sindicato afirmou, antes da greve, que a Kickstarter havia rejeitado todas as propostas de salário mínimo e insistia em manter o direito de retornar à semana de trabalho de cinco dias e 40 horas.
A Kickstarter opera com uma semana de trabalho de 32 horas e quatro dias desde que lançou um programa piloto em abril de 2022, mas o Kickstarter United disse em outubro que a gestão queria manter o direito de alterar temporária ou permanentemente os horários de trabalho de volta para 40 horas em cinco dias.
Os funcionários da Kickstarter foram alguns dos primeiros trabalhadores de uma grande empresa de tecnologia dos EUA a formar um sindicato quando criaram o Kickstarter United em 2020, e a organização ratificou seu primeiro acordo coletivo no verão de 2022.
Esse acordo, que abrangia 59 especialistas de suporte comunitário, analistas de confiança e segurança, profissionais de marketing, engenheiros de software e outros trabalhadores de tecnologia, expirou em 13 de julho deste ano. Desde abril, a comissão de negociação do Kickstarter United tenta alcançar um acordo provisório com a administração da empresa.
A ação de greve de seis semanas levou agora a Kickstarter a oficializar a semana de trabalho de quatro dias, e quaisquer mudanças temporárias para uma semana de cinco dias deverão ser justificadas, avisadas com antecedência e ter prazo definido.
Os trabalhadores também terão um aumento progressivo no piso salarial baseado no custo de vida, o que o sindicato afirmou representar um aumento médio de 6 por cento para seus trabalhadores mais desvalorizados, que também receberão um bônus único de 6.000 dólares.
O sindicato estava exigindo um salário mínimo de 85.000 dólares, valor que considera corresponder ao limite de baixa renda na cidade de Nova York.
Outras proteções obtidas pelo sindicato determinam que a Kickstarter não pode substituir funções por inteligência artificial, e que a gestão deve trabalhar junto aos funcionários caso a IA altere um cargo.
O sindicato acrescentou ainda que garantiu proteções fortes contra a substituição de funcionários em tempo integral por contratados.
Nick Galipeau, secretário-tesoureiro do sindicato OPEIU Local 153, que inclui a Kickstarter United, disse: “Quando lutamos, vencemos, e foi isso que aconteceu hoje para a Kickstarter United. O progresso leva tempo e, embora nunca queiramos que os trabalhadores entrem em greve, somos gratos que a ação dos membros trouxe a estabilidade no local de trabalho que eles merecem. Sempre se tratou de pagamento justo e estabilidade para os trabalhadores.”
Dannel Jurado, membro do Kickstarter United, representante sindical e integrante da comissão de negociação, acrescentou: “Foi por meio da solidariedade e determinação dos meus colegas e do sindicato que alcançamos esta vitória. Durante 42 dias sustentamos uma greve remota histórica e inédita que garantiu proteções para as horas de trabalho que já cumprimos há anos, proteções que continuam tornando a Kickstarter um ótimo lugar para trabalhar. Os trabalhadores conquistaram essa vitória e esperam que ela inspire outros locais de trabalho e sindicatos a não aceitar o status quo, mas lutar por um ambiente melhor.”
A Kickstarter enfrenta crescente competição no espaço dos jogos de tabuleiro nos últimos anos, com a ascensão do concorrente Gamefound, que se tornou frequentemente a plataforma preferida para grandes campanhas com miniaturas.
A veterana do financiamento coletivo manteve a liderança no setor no último ano, com cerca de 220 milhões de dólares arrecadados em projetos, comparados aos 85 milhões do Gamefound.
Esse número da Kickstarter vem caindo há três anos consecutivos e está bem abaixo do recorde de 270 milhões registrado em 2021.
De janeiro a setembro deste ano, a Kickstarter arrecadou cerca de 67 milhões de dólares, segundo dados da Tabletop Analytics, uma queda de quase 20 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. Mas o número de projetos na plataforma aumentou 30 por cento, ultrapassando 1.200.
No início deste ano, a Kickstarter introduziu novas opções de gerenciamento de apoio e pagamento parcelado diante do aumento da concorrência, reconhecendo que eram ferramentas pós-campanha que os criadores pediam há muito tempo.
Fonte:
https://boardgamewire.com/index.php/2025/11/13/kickstarter-workers-celebrate-end-to-42-day-strike-after-securing-four-day-workweek-minimum-salary-ai-protections