Post original: https://www.boardseyeview.net/post/ponzi-scheme
A União Postal Universal (UPU) foi criada em 1874 para coordenar os serviços postais em todo o mundo. Em 1906, a UPU introduziu o Cupom de Resposta Internacional (IRC), que podia ser comprado em um país ao custo local de um selo aéreo e enviado a um destinatário em outro país, onde poderia ser trocado por um selo aéreo. Em 1919, Charles
Ponzi percebeu que era possível ganhar dinheiro comprando IRCs em um país com tarifas postais baixas e vendendo-os em um país onde as tarifas postais eram mais altas. As diferenças para cada IRC individual eram mínimas, mas Ponzi imaginou comprar e vender IRCs em grandes quantidades. No entanto, ele não levou em conta as despesas gerais envolvidas, o que tornava qualquer lucro potencial bastante ilusório. Isso não o impediu, porém, de comercializar um esquema para enriquecimento rápido que prometia lucros enormes aos investidores.

Na prática, o plano de investimento do IRC não gerou lucro algum. Ponzi pagou dividendos aos investidores, mas estes foram integralmente retirados do dinheiro que lhe foi entregue por novos investidores. Matérias na imprensa celebrando os retornos aparentemente enormes fizeram com que cada vez mais investidores aderissem. É claro que o valor a ser pago cresceu e, eventualmente, após cerca de um ano, chegou-se ao ponto em que Ponzi não conseguiu mais pagá-los e teve que declarar falência. Seu legado está no termo "Esquema Ponzi" , que ainda é usado hoje para descrever "investimentos" fraudulentos em que os gestores "roubam Pedro para pagar Paulo".

Esse é o contexto histórico do jogo econômico de Jesse Li, que se tornou um clássico moderno desde seu lançamento em 2015, publicado pela Homosapiens Lab. Embora tenha sido publicado nos EUA pela Tasty Minstrel Games, nem sempre foi fácil encontrá-lo, então ficamos especialmente satisfeitos em ver que a Bright Eye Games lançou uma nova edição para levar este ótimo jogo a um público mais amplo.

No esquema Ponzi, os jogadores de 3 a 5 começam sem dinheiro. Na sua vez, pode adquirir uma ação em qualquer uma das quatro empresas do jogo. Um tabuleiro central de financiamento sempre tem três fileiras de três cartas, e quando adquire uma ação, compra uma carta de financiamento da fileira que corresponde ao número de ações que possui naquela empresa; portanto, para a primeira ação que adquirir em cada empresa, deve comprar uma das três cartas de financiamento da primeira fileira. Se já possui três ações em uma empresa, não pode adicionar mais dessa forma, pois não há uma quarta fileira no tabuleiro de financiamento.

Ao selecionar uma carta de financiamento, recebe o valor indicado na carta e a coloca na posição indicada no seu tabuleiro de relógio. Os relógios avançam a cada rodada e, quando o relógio atinge a posição em que há uma carta, deve pagar o dividendo indicado. Quando (e não se) um jogador não consegue cumprir com suas obrigações financeiras, ele declara falência e perde o jogo; o vencedor é determinado pela comparação dos valores em pontos de coleta das ações detidas pelos jogadores restantes: uma única ação de uma empresa vale 1 ponto, duas ações 3 pontos, três ações 6 pontos, quatro ações 10 pontos, etc.

O que realmente se destaca neste jogo, no entanto, é a "negociação clandestina". A cada rodada, você tem a opção de se oferecer para comprar uma ação de outro jogador em qualquer empresa na qual ambos possuam pelo menos uma ação. O jogo vem com uma carteira de couro sintético e, para fazer uma oferta, coloca o valor que está oferecendo na carteira e a passa para o outro jogador. Eles dão uma olhada na carteira e devem aceitar a oferta (pegar o dinheiro e passar a ação) ou revertê-la: colocar o mesmo valor na carteira e devolvê-la. Nesse caso, é você quem recebe o dinheiro e o outro jogador fica com a sua parte. Embora os outros jogadores possam ver quais ações trocam de mãos, eles não sabem quanto foi pago. O dinheiro dos jogadores fica escondido atrás de telas, então nunca pode ter certeza de quão perto outro jogador está da falência... Lembre-se de que nenhum dos jogadores está operando um modelo de negócios viável, então a primeira prioridade no Esquema Ponzi é garantir que outro jogador vá à falência antes de você.

Há algumas pequenas reviravoltas no jogo; em particular, algumas cartas de financiamento de alto valor/altos dividendos mostram um ícone de "mercado em baixa" e, em uma rodada em que o número dessas cartas no tabuleiro de financiamento é igual ao número de jogadores, os relógios avançam duas vezes; isso pode ser um desastre se estiver planejando levantar uma grande quantia de dinheiro em seu próximo turno para poder cobrir as grandes despesas que achava que venceriam em dois turnos...

A edição do Esquema Ponzi da Bright Eye Games simplifica a versão anterior, padronizando as regras para bens de luxo que eram opcionais na edição do Homosapiens Lab. É uma maneira de transformar dinheiro em pontos: particularmente útil se pegou cartas de financiamento de alto valor e acha que outro jogador irá à falência antes que seus dividendos sejam devidos. As ações nesta edição são cartas simples e diretas, e não há um suporte de madeira robusto para o dinheiro em papel; embora fosse um recurso interessante, deve ter aumentado substancialmente o custo de produção do jogo. Como resultado, a caixa da edição Bright Eye Games tem metade do tamanho da original. O jogo ainda usa dinheiro em papel. Isso é odiado por muitos jogadores, mas no Esquema Ponzi, seu uso com a carteira para "comércio clandestino" é parte integrante do jogo.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Marcelo Gama
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.