A gigante do financiamento coletivo de jogos de tabuleiro CMON alertou que suas perdas no primeiro semestre de 2025 podem chegar a US$ 8 milhões – um valor quase três vezes maior que os lucros combinados da empresa nos últimos dez anos.
O segundo alerta de prejuízo em cinco meses volta a culpar a queda nas receitas pelas perdas estimadas do primeiro semestre, que atualmente estão entre US$ 6 milhões e US$ 8 milhões. A empresa espera anunciar seus resultados totalmente auditados em seu relatório intermediário no final de agosto.
A CMON já vinha sofrendo com uma perda de mais de US$ 3 milhões no ano passado, com a queda nas vendas de suas campanhas de financiamento coletivo levando a empresa à sua menor receita anual desde 2020, ano afetado pela pandemia.
A perda estimada para o semestre supera em muito o prejuízo total de 2024 e ultrapassa a perda de quase US$ 5 milhões sofrida em 2020 devido a lockdowns, atrasos na fabricação e no transporte durante o auge da pandemia.
Essas perdas contínuas e pesadas interromperam três anos de melhora no desempenho da CMON após o desastroso 2020, embora os lucros gradualmente crescentes entre 2021 e 2023 tenham ficado muito aquém do desempenho pré-pandemia.
A empresa registrou lucros de cerca de US$ 3,5 milhões em 2017, aproximadamente US$ 2 milhões em 2018 e cerca de US$ 1,88 milhão em 2019, após a exclusão de custos pontuais relacionados à sua transferência para o conselho principal da bolsa de Hong Kong naquele ano.
O último alerta de prejuízo da CMON, em março deste ano, inicialmente estimou as perdas de 2024 entre US$ 1,4 milhão e US$ 2,1 milhões, antes de o relatório anual revelar o valor de US$ 3 milhões – documento entregue com um mês de atraso, com a empresa culpando a escassez de pessoal em seu departamento financeiro.
Ainda em março, a empresa anunciou demissões e a suspensão do desenvolvimento de novos jogos e do lançamento de campanhas, citando a imprevisibilidade contínua em relação às tarifas dos EUA, para se concentrar na entrega de oito campanhas de financiamento coletivo ainda não cumpridas, que arrecadaram cerca de US$ 18 milhões, além de outros sete jogos em pré-venda.
A CMON tentou combater suas pesadas perdas no curto prazo vendendo uma série de suas propriedades intelectuais, incluindo seu título mais famoso e lucrativo,
Zombicide, além dos designs de Eric Lang,
Blood Rage e
Rising Sun.
Não está claro, a partir do último anúncio de alerta de prejuízo, se essas vendas estão refletidas no total estimado. A BoardGameWire entrou em contato com a CMON para perguntar qual será o impacto da venda desses títulos em suas perdas atuais, mas ainda não obteve resposta.
A CMON revelou no início deste ano que precisou cancelar um acordo para vender US$ 12 milhões em propriedade intelectual não especificada, alegando não ter conseguido chegar a um consenso sobre os termos.
Sua biblioteca restante de títulos ainda inclui grandes sucessos como a linha
Marvel United e
DC Super Heroes United, que arrecadaram mais de US$ 18 milhões em quatro campanhas de financiamento coletivo.
A empresa levantou mais de US$ 3,9 milhões para
Cthulhu: Death May Die – Forbidden Reaches no ano passado, e no início deste ano completou uma arrecadação de US$ 2,85 milhões para
Massive Darkness: Dungeons of Shadowreach no Gamefound.
No final do mês passado, a CMON anunciou que a “linha de chegada está à vista” para três de seus jogos em pré-venda –
Cthulhu: Dark Providence,
Dune: War for Arrakis – Desert War e
Marvel United: Witching Hour – e reforçou que está suspendendo o lançamento de novas campanhas de financiamento coletivo até recuperar a confiança dos apoiadores.
Em vez de campanhas de financiamento coletivo em larga escala e focadas em miniaturas, a empresa mudou sua estratégia para lançar diversos jogos de caixa pequena direto para o varejo, alguns dos quais devem estrear na Spiel Essen em outubro.
Atualmente, a empresa estima que entregará duas campanhas de financiamento coletivo no quarto trimestre deste ano, incluindo
DCeased: A Zombicide Game, que arrecadou mais de US$ 2,5 milhões no Kickstarter.
A CMON também perdeu vários executivos seniores de longa data nos últimos meses, incluindo o ex-diretor administrativo sênior e COO David Preti, o diretor financeiro Koh Zheng Kai e a secretária da empresa Ng Sau Mei.
Fonte:
https://boardgamewire.com/index.php/2025/08/21/new-cmon-profit-warning-says-losses-could-reach-8m-for-first-half-of-2025-almost-three-times-its-overall-profit-from-the-last-ten-years